A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cineclube. Objetivo: A partir de exemplos da produção, uso e consumo da mídia, expor os principais pontos das questões que se discute hoje sobre o tema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cineclube. Objetivo: A partir de exemplos da produção, uso e consumo da mídia, expor os principais pontos das questões que se discute hoje sobre o tema."— Transcrição da apresentação:

1 Cineclube

2 Objetivo: A partir de exemplos da produção, uso e consumo da mídia, expor os principais pontos das questões que se discute hoje sobre o tema.

3 Projeto em números Plano para 30 encontros 10 oficinas, sendo uma delas um ato a ser realizado na escola Maior intervalo entre uma oficina e outra: 8 encontros Produção das oficinas: – 1 em rádio – 1 em internet – 1 em publicidade – 1 em cinema – 2 em televisão – 3 em impresso

4 Encontro I: A mídia O que é mídia Vídeo História da Mídia – Discussão: Veículos Midiáticos Uso das principais mídias Leitura Crítica da Mídia

5 Encontro II a V: Veículos Encontro II: A televisão Vídeo Muito Além do Cidadão Kane – Discussão: – Concessão para TV – Classificação etária – A construção da Televisão no Brasil

6 Encontro III: O rádio O surgimento do Rádio (telefone) Vídeo Rádio – Discussão: – O rádio e a sociedade – A proximidade e oralidade do rádio – Legislação para veiculação do Rádio – Possível oficina no LACE para vivência de rádio

7 Encontro IV: a internet Surgimento da internet Vídeo Documentário Internet – Discussão: – Diferenças entre a internet e as mídias analógicas – Como a internet virou um negócio – Crimes e tentativas de normatização da internet – Possível oficina para elaboração de um texto para internet a ser publicado no blog do TVez

8 Encontro V: o impresso Surgimento da escrita e da prensa Vídeo Cidadão Kane – Discussão: – A utilização do jornal impresso pelas resistências – A importância do impresso hoje – O impresso nas comunidades – Possível oficina para a elaboração de Fanzine

9 Encontro VI: Mídias Alternativas Exemplos de mídias alternativas Vídeo sobre utilização de mídia por pessoas comuns – Discussão: – A democratização – O valor da propagação das idéias individuais. – Desafio: identificar uma necessidade da escola e veicular opiniões do grupo através de mídias alternativas.

10 Encontro VII: A Publicidade O texto publicitário Vídeo Obrigado por Fumar – Discussão: – Manipulação publicitária? – Como identificar o público-alvo – Nova lei de propaganda – Oficina para elaboração de campanha publicitária.

11 Encontro VIII: Ética Ética dos veículos de Comunicação Vídeo A Rainha – Discussão: – Conduta dos profissionais de mídia – Pressão X Dominação da Mídia – Soluções para os problemas éticos da mídia – Discussão da ética na escola

12 Encontro IV: A mídia como Ferramenta Situações em que a mídia foi utilizada para fins de mobilização Vídeo Boa noite, Boa sorte – Discussão: – A Mídia para os Estados – As coberturas de Guerra – As relações internacionais a partir da mídia.

13 Encontro X: A mídia é diversão Como a mídia diverte Vídeo Relacionado – Discussão: – Como as emissoras, portais e jornais se utilizam do entretenimento – A audiência – Qual a abordagem ideal? Existe uma?

14 Encontro XI: O cinema O surgimento do Cinema Vídeo Relacionado – Discussão: – O cinema como formador de opinião – Os ídolos do Cinema – Possível realização de uma oficina de criação de roteiro e gravação. – Encontro seguinte: Exibição e discussão.

15 Encontro XII a XIV: a produção midiática As etapas da produção de mídia: a idéia. Vídeo Relacionado – Discussão: – Como observar uma problemática de relevância pública. – O que torna algo notícia? – Como abordar uma idéia com imparcialidade? É possível?

16 Encontro XIII: A checagem Importância de se veicular notícias com verdade. Vídeo O preço de uma verdade – Discussão: – Quais as consequências de se veicular o verossímil – Qual a importância da credibilidade

17 Encontro XIV: A elaboração da notícia Etapas de elaboração da notícia Vídeo Relacionado – Discussão: – O lead – O recorte de um fato – O mito da imparcialidade – Oficina de cordel para reconstrução de uma notícia.

18 Encontro XV: A edição A edição e a ética Vídeos editados tendenciosamente – Discussão: – A intenção do grupo autor da edição – A reconstrução do discurso pela edição – A importância da edição – Qual o ideal de edição

19 Encontro XIV a XX: A programação da TV brasileira A qualidade da TV: programação infanto- juvenil Vídeo de exemplos – Discussão: – A adequação dos programas infantis às faixas etárias – A qualidade da programação infantil – A exposição da criança a programas inadequados

20 Encontro XVII: o sucesso do Reality Show Cronologia dos realitys shows exibidos na TV aberta brasileira Vídeo 1984 – Discussão: – Invasão de privacidade – Interesse do público pela vida privada – 10 anos do Big Brother – Impacto na qualidade da programação

21 Encontro XVIII: As novelas O sucesso da novela brasileira no mundo Vídeo elaborado para exemplificar novelas – Discussão: – Temáticas abordadas nas novelas – Construção de figuras sociais – Oficina para elaboração de uma mini- novela

22 Encontro XIX: Os telejornais Os telejornais brasileiros Vídeo Jornal Nacional 40 anos – Discussão: – O modelo norte-americano – A seleção da notícia – O debate Collor x Lula – Oficina para elaboração de um mini- jornal

23 Encontro XX: Os programas vespertinos Os programas voltados para a mulher Vídeo Relacionado – Discussão: – A construção do feminino – A fofoca – As necessidades que a dona de casa cria a partir dos programas da tarde

24 Encontro XXI: O sensacionalismo A importância do sensacionalismo para a audiência Vídeo relacionado – Discussão: – O que torna um discurso sensacionalista – Qual o impacto na opinião pública – Por que existe o discurso sensacionalista – Como tornar o texto interessante sem o sensacionalismo.

25 Encontro XXII: O rádio sobrevive A sobrevivência do rádio frente ao boom da televisão Vídeo relacionado – Discussão: – Ainda se escuta rádio? – Quem é o ouvinte? – O que se tem de discussão na rádio – A programação

26 Encontro XXIII: O ciberespaço engloba as mídias analógicas Os pontos analisados aplicados na internet Vídeo relacionado – Discussão: – A internet pode acabar com outros meios, principalmente aTV? – Os vídeos da internet – As discussões da internet

27 Encontro XXIV: a portabilidade A nanotecnologia e a comunicação O mundo será portátil Vídeo relacionado: – Discussão: – Quais as vantagens e desvantagens da portabilidade – A velocidade da informação pelas novas tecnologias. – O mundo está disponível no PC? Quais os riscos de não precisar sair de casa

28 Encontro XXV: A pirataria A pirataria ao longo do tempo Vídeo relacionado – Discussão: – Ética e pirataria – Crise na indústria fonográfica – Utilização do MP3 – Deve-se combater a pirataria? O que fazer?

29 Encontro XXVI: A construção das imagens A construção das imagens através da formação do público alvo Vídeo relacionado: – Discussão: – Por que a mídia forma estereótipos – Como assimilamos os estigmas – Como a mídia participa da construção do indivíduo

30 Encontro XXVII: O uso pedagógico da Mídia Como as mídias podem ensinar Vídeo relacionado: – Discussão: – Quem utiliza a mídia para ensinar – O aprendizado é potencializado com o uso da mídia – Como podemos selecionar o que a mídia nos ensina

31 Encontro XXVIII a XXX: A mídia por ela mesma Qual a imagem que a mídia construiu dela mesma? Vídeo relacionado – Discussão: – Qual a imagem que o consumidor de mídia espera dela? – O consumidor cria a mídia ou a mídia cria o consumidor?

32 Encontro XXIX: As posições políticas da mídia Mídias americanas são transparentes quanto ao posicionamento político? Posicionamento das mídias brasileiras Vídeos relacionados – Discussão: – Política está atrelada à comunicação? – Oficina para refazer um texto jornalístico a partir de determinada visão política

33 Encontro XXX: a mídia culpa o telespectador A mídia joga a responsabilidade da qualidade na seleção do consumidor Vídeo relacionado – Discussão: – A sociedade se esquiva de responsabilidade? – Qual o desafio da comunicação pela qualidade – O que podemos fazer enquanto consumidores – Ato na escola para conscientização do uso crítico da mídia.

34 Fim


Carregar ppt "Cineclube. Objetivo: A partir de exemplos da produção, uso e consumo da mídia, expor os principais pontos das questões que se discute hoje sobre o tema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google