A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aparelho Circulatório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aparelho Circulatório."— Transcrição da apresentação:

1 Aparelho Circulatório

2 APARELHO CIRCULATÓRIO
O aparelho circulatório é o sistema de transporte interno do organismo. Compreende: Coração, vasos sangüíneos, vasos linfáticos, sangue, linfa, líquido cefalorraquidiano (líquor), líquido intercelular e ainda o baço e medula óssea.

3 APARELHO CIRCULATÓRIO
Funções Distribuição do alimento (nutrientes) e do oxigênio para as células do corpo. Transporte de CO2, vindo das células, que será eliminado através dos pulmões. Coleta de excreções metabólicas e celulares. Entrega de excreções nos orgãos excretores, como os rins. Transporte de hormônios. Papel importante no Sistema imunológico na defesa contra infecções. Durante estes processos ainda regula a temperatura do corpo.

4 Para o estudo do aparelho circulatório, é costume subdividi-lo em Sistema Sanguíneo e Sistema Linfático SISTEMA SANGUÍNEO O sistema sanguíneo compreende o coração, as veias e o sangue.

5 SISTEMA SANGUÍNEO Coração
O coração é um órgão muscular localizado abaixo do osso anterior do tórax (chamado de esterno). Tem aproximadamente o tamanho de um punho de um adulto, fechado.

6 “Um sistema de bombas que não pode parar”
SISTEMA SANGUÍNEO Coração “Um sistema de bombas que não pode parar” Ele se compõe de dois sistemas de bombeamento independentes, um do lado direito e outro do lado esquerdo que funcionam, contudo, de modo sincronizado. Cada um destes sistemas tem duas câmaras – um átrio e um ventrículo. Os ventrículos são as principais “bombas” do coração.

7 SISTEMA SANGUÍNEO Coração
O coração é formado por quatro cavidades: átrio direito ventrículo direito átrio esquerdo

8 SISTEMA SANGUÍNEO Coração
Para bombear o sangue, o coração contrai-se (sístole) e distende-se (diástole) – cerca de 70 vezes por minuto, numa pessoa adulta, em repouso. O coração chega a bombear mais de litros de sangue por dia. Como funciona em torno de 60 a 80 anos em média...

9 SISTEMA SANGUÍNEO Vasos sanguíneos
Os vasos sangüíneos são de três tipos básicos: artérias, veias e capilares.

10 SISTEMA SANGUÍNEO Sangue
É o elemento circulante do sistema sanguíneo. Apresenta uma cor avermelhada, é bastante viscoso, sendo composto de células e plasma.

11 SISTEMA SANGUÍNEO Sangue
O plasma é a porção líquida do sangue, contém água (mais de 90%), proteínas e sais minerais diversos, glicose e vitaminas, entre outras substâncias.

12 SISTEMA SANGUÍNEO Sangue
A parte sólida do sangue é formada pelos glóbulos vermelhos – hemácias, glóbulos brancos – leucócitos e pelas plaquetas

13 SISTEMA SANGUÍNEO Sangue
99% das células do sangue são hemácias que tem a função principal de transportar oxigênio para as células e trazer de volta o gás carbônico.

14 SISTEMA SANGUÍNEO Sangue
Os glóbulos brancos, são células produzidas na medula óssea presentes no sangue, linfa, órgãos linfóides e vários tecidos conjuntivos. Um adulto normal possui entre e mil leucócitos por microlitro(milímetro cúbico) de sangue. Os leucócitos (ou glóbulos brancos), têm a função de combater microrganismos causadores de doenças por meio de sua captura ou da produção de anticorpos.

15 SISTEMA SANGUÍNEO Sangue
As plaquetas não são células mas sim fragmentos de células especiais nativas da medula óssea, liberados na circulação. São elas que protegem o organismo contra uma perda excessiva de sangue. Quando nos ferimos, as plaquetas se fixam nas áreas onde os vasos foram cortados e impedem que o sangue se extravase.

16 SISTEMA SANGUÍNEO Sangue
O volume de sangue no adulto é da ordem de cinco litros, sendo três do plasma e dois dos elementos sólidos. Quando o sangue está carregado de gás carbônico, diz-se que ele é venoso e quando está carregado de oxigênio, diz-se que é arterial

17 SISTEMA SANGUÍNEO Sangue

18 APARELHO CIRCULATÓRIO
Circulação No organismo humano existem duas circulações: a pequena circulação e a grande circulação, que são chamadas também pulmonar e sistêmica, respectivamente.

19 APARELHO CIRCULATÓRIO
Circulação Pulmonar Partindo do ventrículo direito, o sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado para os pulmões, onde ganha o oxigênio e perde gás carbônico – hematose, transformando-se, por este processo, em sangue arterial.

20 APARELHO RESPIRATÓRIO
Hematose É o mecanismo da troca de gás carbônico, existente no sangue, pelo oxigênio proveniente do ar inspirado. Ocorre nos alvéolos.

21 APARELHO CIRCULATÓRIO
Circulação Pulmonar Após a hematose, o sangue volta ao coração (átrio esquerdo), completando-se assim a pequena circulação.

22 APARELHO CIRCULATÓRIO
Circulação Sistêmica O sangue arterial, rico em oxigênio, como resultado da circulação pulmonar, chega ao átrio esquerdo, desloca-se para o ventrículo do mesmo lado e daí é impulsionado para todo o organismo.

23 APARELHO CIRCULATÓRIO
Circulação Sistêmica O sangue arterial fornece aos tecidos os nutrientes e o oxigênio indispensáveis à manutenção da vida e deles recebe gás carbônico e resíduos, transformando-se, assim, novamente em sangue venoso.

24 APARELHO CIRCULATÓRIO
Circulação Sistêmica O sangue venoso retorna ao coração (átrio direito) através das veias, completando desta forma a grande circulação.

25 APARELHO CIRCULATÓRIO
Baço O baço é um órgão arroxeado do tamanho de um punho, com 150 gramas, logo atrás do estômago. É considerado um anexo ao sistema circulatório, devido basicamente às funções: Produção de hemácias durante a fase fetal e nos primeiros anos de vida; Destruição de hemácias velhas, que não conseguem transportar mais oxigênio, com reaproveitamento do ferro resultante deste processo; Armazenamento de sangue – algumas centenas de ml, os quais são liberados para a circulação somente mediante estímulos nervosos.

26 APARELHO CIRCULATÓRIO
Baço O sangue retido pelo baço apresenta sempre uma concentração de hemácias superior à do sangue circulante. O baço é, portanto, uma espécie de banco de sangue do organismo.

27 APARELHO CIRCULATÓRIO
Medula óssea A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.

28 SISTEMA LINFÁTICO É um sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido dos tecidos (tissular) que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea. É constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos.

29 SISTEMA LINFÁTICO Linfa
Líquido que circula pelos vasos linfáticos. Sua composição é semelhante à do sangue, mas não possui hemácias, apesar de conter glóbulos brancos dos quais 99% são linfócitos.  No sangue os linfócitos representam cerca de 50% do total de glóbulos brancos.

30 SISTEMA LINFÁTICO Órgãos linfáticos amígdalas (tonsilas), adenóides,
baço, linfonodos ( nódulos linfáticos) e timo (tecido conjuntivo reticular linfóide rico em linfócitos).

31 SISTEMA LINFÁTICO Nódulos Linfáticos; Gânglios linfáticos ou Linfonodos: Pequenos órgãos em forma de feijões localizados ao longo do canal do sistema linfático. Armazenam células brancas (linfócitos) que tem efeito bactericida. Quando ocorre uma infecção, podem aumentar de tamanho e ficar doloridos enquanto estão reagindo aos microorganismos invasores.

32 SISTEMA LINFÁTICO Nódulos Linfáticos; Gânglios linfáticos ou Linfonodos: Eles também liberam os linfócitos para a corrente sanguínea. Possuem estrutura e função muito semelhantes às do baço. Distribuem-se em cadeias ganglionares (ex: cervicais, axilares, inguinais etc). O termo popular “íngua” refere-se ao aparecimento de um nódulo doloroso.

33 APARELHO CIRCULATÓRIO
Curiosidades


Carregar ppt "Aparelho Circulatório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google