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POSITIVISMO AUGUSTO COMTE 1798 - 1857.

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Apresentação em tema: "POSITIVISMO AUGUSTO COMTE 1798 - 1857."— Transcrição da apresentação:

1 POSITIVISMO AUGUSTO COMTE

2 CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE
A SOCIEDADE É TOMADA COMO UM COMPLEXO MAIS OU MENOS DEFINIDO DE FATOS, GOVERNADOS POR LEIS MAI OU MENOS GERAIS. UMA ESFERA A SER TRATADA COMO QUALQUER OUTRO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. A SOCIEDADE ERA CONCEBIDA COMO GOVERNADA POR LEIS RACIONAIS QUE FUNCIONAVAM COMO NECESSIDADE NATURAL

3 CONCEPÇÃO DE FILOSOFIA
A FILOSOFIA REFERE-SE A SÍNTESE DE TODO CONHECIMENTO EMPÍRICO ORDENADO EM UM SISTEMA DE PROGRESSO HARMONIOSO, SEGUINDO UM CURSO INEXORÁVEL

4 TEORIA POSITIVA A TEORIA POSITIVA DEVE OCUPAR- SE COM A INVESTIGAÇÃO DOS FATOS COM O CONHECIMENTO UTILIZÁVAEL COM A CERTEZA COM A ORGANIZAÇÃO DEVE LIGAR-SE AOS FATOS DA ORDEM SOCIAL VIGENTE E EMBORA NÃO REJEITE A NECESSIDADE DE CORREÇÃO E APERFEIÇOAMENTO EXCLUI QUALQUER MOVIMENTO DE SUPERAR OU NEGAR ESTA ORDEM

5 TEORIA FILOSÓFICA A TEORIA FILOSÓFICA SE OCUPA COM ILUSÕES TRANSCEDENTAIS CONTEMPLAÇÃO OCIOSA COM A DÚVIDA E A INDECISÃO COM NEGAÇÃO E DESTRUIÇÃO

6 O DOGMA GERAL DA INVARIABILIDADE DAS LEIS FÍSICAS
SIGNIFICA QUE A BUSCA DAS LEIS INVARIÁVEIS QUE REGEM OS FATOS SOCIAIS TAL COMO NO CASO DAS LEIS FÍSICAS. SIGNIFICA INTERPRETAR O MOVIMENTO SOCIAL COMO NECESSARIAMENTE SUJEITO A LEIS FÍSICAS INVARIÁVEIS, EM LUGAR DE SER GOVERNADO POR QUALQUER ESPÉCIE DE VONTADE. A SOCIEDADE POSSUI UMA ORDEM NATURAL IMUTÁVEL À QUAL O HOMEM DEVE SER SUBMISSO.

7 O PAPEL DA CIÊNCIA A CIÊNCIA DEVE ESTABELECER E FORTIFICAR CONSTANTEMENTE A ORDEM INTELECTUAL QUE É A BASE INDISPENSÁVEL DE TODA ORDEM VERDADEIRA. A ORDEM NA CIÊNCIA E A ORDEM NA SOCIEDADE FUNDAM-SE NUM TODO INDISTINTO. A META ÚLTIMA É JUSTIFICAR E FORTIFICAR ESTA ORDEM SOCIAL.

8 A FUNÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS
OS CONCEITOS CIENTÍFICOS DEVEM SER SUBORDINADOS AOS FATOS. TEM COMO FUNÇÃO MANIFESTAR A CONEXÃO ENTRE O REAL, ENTRE OS FATOS.

9 OBSERVAÇÃO A OBSEVAÇÃO SIGNIFICA A CONSIDERAÇÃO PELA ORDEM
A AUTORIDADE DAS LEIS NATURAIS A UNIFICAÇÃO

10 MÉTODO PROPÕE UM ÚNICO MÉTODO PARA AS CIÊNCIAS A PARTIR DA IDÉIA DE UMA CIÊNCIA UNIFICADA SEGUNDO UM SISTEMA DE PRINCÍPIOS RECENHACIDOS UNIVERSALMENTE. PRETENDE SISTEMATIZAR A TOTALIDADE DAS NOSSAS IDÉIAS.

11 LEIS DO PROGRESSO DA SOCIEDADE PARTE DO MECANISMO DA ORDEM ESTABELECIDA
COMTE SE BASEIA NA CONCEPÇÃO DE QUE OS DIFERENTES PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO SÃO MAIS COMO PERÍODOS DE UM MOVIMENTO FILOSÓFICO DO QUE UM PROCESSO SOCIAL PARA ELE A HISTÓRIA TOMA O CAMINHO DO DOMÍNIO TEOLÓGICO, DEPOIS METAFÍSICO E FINALMENTE POSITIVISTA (LEI DOS 3 ESTADOS) A PARTIR DESSE ENTENDIMENTO A ORDEM ESTABELECIDA PROGRIDE PARA UM ESTADO MAIS ALTO, SEM TER DE COMEÇAR POR SER DESTRUÍDA

12 ESTÁTICA SOCIAL LEIS DA COEXISTÊNCIA ORDEM PRINCÍPIOS:
OS HOMENS PRECISAM TRABALHAR PARA SUA FELICIDADE TODAS AS AÇÕES DOS HOMENS MOSTRAM QUE SÃO MOVIDAS POR INTERESSES EGOÍSTICOS

13 DINÂMICA SOCIAL LEIS DA SUCESSÃO PROGRESSO
EXPÕE A MECÂNICA DE EVOLUÇÃO “CADA ESTADO COMO RESULTADO NECESSÁRIO DO ESTADO PRECEDENTE E O MOTOR INDISPENSÁVEL DO ESTADO POSTERIOR

14 RELAÇÃO ENTRE A ESTÁTICA SOCIAL E A DINÂMICA SOCIAL
A ORDEM É A CONDIÇÃO FUNDAMENTAL DO PROGRESSO E TODO O PROGRESSO TENDE A CONSOLIDAR A ORDEM

15 RELATIVISMO DO CONHECIMENTO
RELATIVISMO METODOLÓGICO BASEIA-SE NA INDAGAÇÃO DOS MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO. AS LEIS INVARIÁVEIS DA ESTÁTICA E DA DINÂMICA SOCIAL DEVEM SER DESCOBERTAS PELA OBSERVAÇÃO, QUE EXIGE PROGRESSO DA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA ENFRENTAR OS FENÔMENOS QUE DEVE ORGANIZAR.

16 A CONQUISTA DO CONHECIMENTO COMPLETO COICIDE COM O TÉRMINO DO PRÓPRIO PROGRESSO CIENTÍFICO
ANTES DE CHEGAR A TAL PERFEIÇÃO TODO CONHECIMENTO E VERDADE SÃO PARCIAIS E RELATIVOS AO NÍVEL DO DESENVOLVIMENTO ATINGIDO.

17 RELATIVISMO DO CONHECIMENTO
RELATIVISMO TEÓRICO O DESENVOLVIMENTO SOCIAL É INTERPRETADO COMO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, ESSE RELATIVISMO POSTULA UMA HARMONIA PRÉ-ESTABELECIDA ENTRE O ASPECTO SUBJETIVO DA SOCIOLOGIA (O MÉTODO) E O ASPECTO OBJETIVO (O CONTEÚDO)

18 OS INTERESSES DA SOCIOLOGIA DE COMTE SÃO ANTIMATERIALISTAS
ATRIBUI AS DIFICULDADES SOCIAIS PRINCIPAIS COMO SENDO MORAIS E NÃO POLÍTICAS E SUA SOLUÇÃO REQUERENDO MUDANÇAS NAS OPINIÕES E COSTUMES E NÃO NAS INSTITUIÇÕES. É ANTIMATERIALISTA QUANDO AFIRMA QUE O QUE É NECESSÁRIO MUDAR É A MORAL E NÃO A REALIDADE.

19 COMTE COLOCA QUE É NECESSÁRIO MELHORAR A SITUAÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS MAS SEM QUE SE DESTRUAM AS BARREIRAS DE CLASSE E SEM QUE SE PERTURBE A ORDEM ECONÔMICA. PROMETE CONSOLIDAR O PODER NAS MÃOS DOS PROPRIETÁRIOS PROTEGENDO ASSIM A ORDEM DOMINANTE DA PROPRIEDADE.

20 O POSITIVISMO ILUMINISTA
NO INÍCIO DA FILOSOFIA MODERNA E ATÉ O SÉCULO XVIII O APELO AOS FATOS IMPORTAVA NUM ATAQUE DIRETO ÀS CONCEPÇÕES RELIGIOSAS E METAFÍSICAS QUE CONSTITUÍAM O SUPORTE IDEOLÓGICO DO VELHO REGIME O POSITIVISMO ILUMINISTA ERA REVOLUCIONÁRIO

21 O ILUMINISMO E A SOCIEDADE
O GOVERNO E A SOCIEDADE DEVERIAM SERVIR AO PROGRESSO DA FELICIDADE MATERIAL DO HOMEM, O QUE NÃO OCORRIA ESSE ERA O FATO A QUE RECORRIAM OS POSITIVISTAS DO ILUMINISMO ELES NÃO VISAVAM UMA CIÊNCIA ORDENADA, MAS UMA PRÁTICA POLÍTICA E SOCIAL

22 PERMANECENDO RACIONALISTAS NO SENTIDO AUTÊNTICO DE QUE PUNHAM À PROVA A PRÁTICA HUMANA COMPARANDO-A COM O PADRÃO DE UMA VERDADE TRANSCENDENTE À ORDEM SOCIAL DADA O PADRÃO REPRESENTADO POR UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL QUE NÃO EXISTIA COMO FATO MAS COMO UMA META

23 A SOCIEDADE NA QUAL OS INDIVÍDUOS LIVRES PODERIAM UTILIZAR SUAS APTIDÕES E SATISFAZER SUAS NECESSIDADES, NÃO ERA DERIVADA DE NENHUM FATO EXISTENTE, MAS RESULTAVA DE UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA SITUAÇÃO HISTÓRICA QUE A ELES SE REVELAVA COMO UM SISTEMA SOCIAL E POLÍTICO OPRESSIVO

24 ELES AFIRMAVAM QUE A RAZÃO PODERIA DOMINAR O MUNDO, E QUE OS HOMENS PODERIAM MUDAR AS SUAS FORMAS OBSOLETAS DE VIDA SE AGISSEM, SEM RESTRIÇÕES COM BASE NO SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADES.

25 COMO O POSITIVISMO DE COMTE COMBATE O IDEALISMO
O POSITIVISMO DE COMTE TENDE A IGUALAR O ESTUDO DA SOCIEDADE AO DA NATUREZA. A VALIDADE DAS LEIS SOCIAIS DEVE SER ANÁLOGA À DAS LEIS FÍSICAS. SEGUNDO O POSITIVISMO HÁ UMA NECESSIDADE NATURAL IMPOSTA À SOCIEDADE, ENQUANTO PARA O IDEALISMO A NOÇÃO DE RAZÃO ESTÁ LIGADA À LIBERDADE.

26 PARA O POSITIVISMO O PENSAMENTO TEM UMA FUNÇÃO RECEPTIVA ENQUANTO NO IDEALISMO HÁ INTERAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO E A REALIDADE ONDE O PENSAMENTO DA UMA QUALIDADE A PRIORI AO FATO. PARA O POSITIVISMO A CIÊNCIA DEVE SER BASEADA EM FATOS – OBSERVAÇÃO - ENQUANTO PARA O IDEALISMO HÁ ELEMENTOS NO MUNDO QUE NÃO PODEM SER VERIFICADOS PELA OBSERVAÇÃO.

27 O POSITIVISMO DE COMTE AO LADO DA SUJEIÇÃO DO PENSAMENTO À EXPERIÊNCIA IMEDIATA, IA O CONSTANTE ALARGAMENTO DA EXPERIÊNCIA, DE MODO QUE ESTA DEIXAVA DE SE LIMITAR AO CAMPO DE OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA E PROCLAMAVA DIVERSOS TIPOS DE FORÇAS SUPRA-SENSÍVEIS. O RESULTADO DO POSITIVISMO DE COMTE VEIO A SER UM SISTEMA RELIGIOSO. O PRÓPRIO COMTE EXPRESSA UMA TEORIA POSITIVA DA AUTORIDADE


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