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Administração do Tempo Com Pensamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Administração do Tempo Com Pensamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Administração do Tempo Com Pensamento Estratégico
Palestra Administração do Tempo Com Pensamento Estratégico 24/Junho/2010 Eurico Gushi Facilitador de Reunião de Inovação e Design Thinking CRIAVIVA Consultoria Innovation Decision Mapping

2 Sintomas da Falta de Tempo
Importante Sintomas da Falta de Tempo Importante Não Saber Priorizar Sintomas da Falta de Tempo Percepção (?) Comprometido Indispensável Importante Valorizado Dedicado Exemplo (?) Coitado Vítima Sintomas Não Consegue Fazer Tudo Sinto que Não Fiz Nada Sai Tarde do Trabalho O Tempo é Curto Mesa Cheia Stress Muito Trabalho Saber Priorizar Saber o Que Não Fazer Alta Produtividade Sai no Horário Percepção (?) Protagonista Competente Exemplo (?) Delega Sintoma de Oportunidade "É fácil decidir o que fazer. O difícil é decidir o que não fazer" - Michael Dell

3 Administração do Tempo
Não Vai Aumentar o Tempo Temos 24 horas/Dia Diminuir a Quantidade de Trabalho Ajudar a Priorizar: - Tarefas - Objetivos Pode (Querer) Aumentar Produtividade

4 Administração do Tempo
Operacional Priorizar Tarefas Lista de Tarefas Executar Avaliar Priorizar Objetivos Definir Critérios Estratégica Fazer Diagnóstico Causa e Efeito

5 Planejamento – Listas de Tarefas
Importante Planejamento – Listas de Tarefas Importante Anotar todas as Tarefas (Brainstorming) Fazer Agora (Priorizar) Lista de Espera (Não Priorizar)

6 Lista de Tarefas = Três Tarefas
3! Três Fatorial Priorizar 03 Tarefas 6 Opções 10! Dez Fatorial Priorizar 10 Tarefas Opções Fazer Agora 3 Tarefas 10 Tarefas Priorizar: 1º) 2º) 3º) Lista de Espera 7 Tarefas Não Priorizar

7 Atividade Exercício Individual

8 Agrupamento de Tarefas / Cenários

9 Agrupar por Cenários / Planilha
No Micro 1. Proposta Facilitação Pl. Estratégico 2. Atualizar Apostila de Estratégia 3. Atualizar o Site Criaviva Lista de Espera Em Casa 1. Adubar as Orquídeas 2. Separar Livros antigos para doar Lista de Espera Sair (Logística) 1. Trocar a Bateria do Relógio 2. Trocar Óleo do Carro 3. Comprar Frutas Lista de Espera Fazer Agora (Cronograma) (Manhã – Micro) 1. Proposta 2. Apostila 3. Site (Tarde – Sair) 1. Bateria Relógio 2. Óleo Carro 3. Comprar Frutas (Tarde/Noite – Casa) 1. Orquídea 2. Livros Velhos 3. No Papel

10 Atividade Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes
Importante Como eu posso comer um ELEFANTE inteiro? Atividade Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes

11 Análise: Dividir em Partes
FreeMind = Sofware Mind Mapping

12 Análise: Dividir em Partes
FreeMind = Sofware Mind Mapping

13 Análise: Dividir em Partes
FreeMind = Sofware Mind Mapping

14 Atividade Exercício Individual

15 Análise: Dividir em Partes
FreeMind = Sofware Mind Mapping

16 Agrupar no Mind Mapping
Agenda Tarefas FreeMind = Sofware Mind Mapping

17 Melhoria Contínua – PDCA
Lista de Tarefas Agir Corretivamente Executar Checar Executei o que estava na Lista de Tarefas Não Executei o que estava na Lista de Tarefas

18 Querer – Objetivo Desejado
Importante Querer – Objetivo Desejado Objetivo Desejado (Estratégico) Motivação Comprometimento Responsabilidade Disciplina Causa  Efeito (Para Que?) Importante Auto Conhecimento Tarefa Necessária (Operacional) “Insano é aquele que faz todo dia a mesma coisa e espera um resultado diferente” – Albert Einstein

19 Administração do Tempo
Operacional Priorizar Tarefas Lista de Tarefas Executar Avaliar Definir Critérios Priorizar Objetivos Estratégica Fazer Diagnóstico Causa e Efeito

20 Planejamento Estratégico
Início Objetivo Diagnóstico Análise Ações Síntese

21 Definindo e Priorizando os Objetivos
Para Que? Definindo e Priorizando os Objetivos

22 Brainstorming de Objetivos: O Que Eu Quero
Celular Novo Conhecer a Nova Zelândia Conhecer Disneyland Park Fazer um MBA Ter um Aquário de Água Salgada Aprender a Nadar Aprender a Andar de Bicicleta Parar de Fumar Perder 10 Kilos Ter um Cachorro Ter um Videogame Novo

23 Necessidades de Maslow
Auto-Realização Auto-Estima Socialização Segurança Fisiológica Motivação Comprometimento Responsabilidade

24 Objetivo / Tarefa (Necessidades ou Desejos)
Objetivos e Valores – Causa e Efeito Objetivo / Tarefa (Necessidades ou Desejos) Para Que? Parar de Fumar Economizar Minha Saúde Saúde Filhos

25 Poder Conversar Desabafar Ser Feliz
Brincar Poder Conversar Desabafar Ser Feliz Não ficar Sozinho Ter Amigos Me Divertir com Amigos Participar do Grupo Não ser o Diferente Jogar com os Meus Amigos Os meus Amigos também têm Jogar Sozinho Jogar com os Meus Amigos Para Que? Um Novo Vídeo Game

26 Diagrama de Causa e Efeito
Ser Feliz Ter Amigos Participar do Grupo Os Amigos Têm  Vídeo Game  Para Que?

27 Felicidade Aprender a Nadar Satisfação de Brincar com a Família
Mais Atenção para a Família Educação dos Filhos Segurança para o meu Filho Fazer Atividade com meu Filho (7 anos) Meu filho usar a Piscina do Prédio Ensinar meu Filho a Nadar Poder usar a Piscina do Prédio Fazer Exercício Físico Para Que? Aprender a Nadar

28 Diagrama de Causa e Efeito
Felicidade Brincar com a Família Atividade com Filho Ensinar Filho a Nadar Aprender a Nadar Para Que?

29 Descoberta de Valores e Objetivos
Amigos Felicidade Vídeo Game Brincar com a Família Felicidade Aprender a Nadar Descoberta de Valores e Objetivos Ações “Sintomáticas” Atitude: Companheirismo Soluções “Estratégicas” Comprar Bóias

30 Equilíbrio: Sucesso X Felicidade
Importante Equilíbrio: Sucesso X Felicidade Sucesso Objetivos Felicidade ? Objetivos dos Outros Percepção do Outro Valor $$$ “Uma Vida Invejável” Racionalização Seus Objetivos Auto Percepção Valores Pessoais Satisfação Pessoal Intuição + Qualidade de Vida (Stress) Administração do Tempo (80/20) Planejamento Financeiro Pessoal (80/20) Competências Comportamentais (Talento) Sintomas “... 76% dos executivos de sucesso se consideram infelizes .... ” Pesquisa 2007 – Betânia Tanure

31 Necessidades de Maslow
Auto-Realização Auto-Estima Socialização Segurança Fisiológica Ser Melhor que Eu Mesmo Ser Melhor que o Outro Ser Igual aos Outros Ser Eu (Existir) Compramos o que NÃO Precisamos, Com o Dinheiro que NÃO Temos, Para Agradar quem NÃO Gostamos, Sendo o Que NÃO Somos.

32 Descoberta de Valores Felicidade Valores Objetivo Para Que?

33 Grande Desafio: Auto-Conhecimento
Importante Grande Desafio: Auto-Conhecimento Valores __________________ Objetivos Pessoais: _____________ Objetivos Profissionais: _____________ Objetivos Familiar: _____________ Objetivos Sociais: _____________

34 “Se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure noutro lugar” La Rochefoucald

35 B A C Para Que? Tarefa ou Objetivo

36 Objetivos e Valores Valores Crenças Visão Feliz Casar/Família Namorar
Impressionar Feliz Carro Dinheiro $$ Casar com Mulher Rica Nova Idéia Ações Carro Dinheiro $$

37 Planejamento Estratégico de Vida
Felicidade (Eurico) Saúde Física Diagnóstico: Hipertensão Ação: Esteira Alimentação Peso Planejamento Estratégico da CRIAVIVA Auto Realização (Profissional) Serviço / Percep. Cliente / Parceiro Especialização Pequena Grande Mega Família Segurança Unida Feliz "É fácil decidir o que fazer. O difícil é decidir o que não fazer" - Michael Dell

38 Análise: Dividir em Partes
FreeMind = Sofware Mind Mapping

39 Atividade Exercício Individual

40 Descobrindo o Diagnóstico
O que?

41 Diagnóstico (Descobrir)
Planejamento Objetivo Diagnóstico (Descobrir) Análise Ações Síntese

42 Diagnóstico = Obstáculo
Importante Diagnóstico = Obstáculo X “Quem tem Objetivo tem menos Problemas” Problema 02 Problema 01 Problema 04 Problema 03 Objetivo Rato Estratégico Diagnóstico = Obstáculo

43 Objetivo e Obstáculo Problema 01 Problema 02 Problema 03 Problema 04
Importante Objetivo e Obstáculo Problema 02 Problema 01 Problema 04 Problema 03 Objetivo 02 Objetivo 01 Objetivo 04 Objetivo 03

44 “Perfeição nos Meios e Confusão nos Objetivos é o que parece caracterizar a nossa era” Albert Einstein

45 Dengue (Obstáculo) Saúde ? = Febre alta (Problema) Atitude Estratégica
Diagnóstico: Dengue (Obstáculo) Ação Estratégica: Repouso + Água Objetivo / Resultado: Saúde ? = Sintoma: Febre alta (Problema) Ação Sintomática: Tomar AAS

46 Metodologia – Decision Mapping
Importante Metodologia – Decision Mapping Resultado Desejado Diagnóstico (Descoberta) Sintomas (Percepção) X Idéias O Sintoma (problema errado) é a Pista para o Diagnóstico (problema certo)

47 Foco: Objetivo / Diagnóstico / Ação
Objetivo: Ser professor de Matemática no Cursinho Anglo (1980) Diagnóstico: Entrar na Poli – Engenharia – USP (Ser Modelo) Ação: Entrei na Poli (1981) Professor do Cursinho Objetivo (1982) Professor do Cursinho Anglo (1983) (Objetivo atingido) Observação: Entrei na Psicologia – USP (1982) Entrei na Matemática Licenciatura – USP (1984) Objetivo: Fazer o curso de “Facilitation Leadership” na CEF - EUA Diagnóstico: Não conseguia tirar o visto para os EUA em SP (1992) Ação: Fui morar no Japão – “Dekassegui” (1992) Tirei o visto para os EUA em Osaka (1993) Fui para os EUA (1993) (Objetivo atingido) Observação: O visto para os EUA era de apenas 10 dias A consulesa em Osaka acreditou no meu Sonho

48 Objetivo Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes
Importante Como eu posso comer um ELEFANTE inteiro? Objetivo Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes

49 Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes
Importante Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes Objetivo (O Todo) Arrumar o Carro 1ª. Pista (Investigar) Parte Elétrica Parte do Todo Mecânica Combus- tível Elétrica 2ª. Pista (Investigar) Conexão do Cabo Parte da Parte Conexão do Cabo Fusível Bateria Diagnóstico (Descoberta) Parafuso Solto Parte da Parte Parafuso Solto Cabo Danificado Oxidação dos Pólos Processo Heurístico: Análise  Partes Componentes Escolha, Intuição, Investigação Descoberta, Insight, Aprendizagem Diagnóstico = Parafuso Solto Idéia = Ação = Apertar o Parafuso Teste / Avaliação (“Protótipo”)

50 Decision Mapping – Individual
Praticar a Leitura (Segundo Brainstorming) Repetir a Leitura Pequenos Textos CD com Legenda em Inglês Saber o Que Gosta de Ler Ler Estórias Infantis Ler Estórias em Quadrinho Procurar Textos Assuntos do Trabalho Disciplina Ler Tudo sobre N.Zelândia Ler Livros de História O Que Gosta de Ler (Terceiro Brainstorming) Orquídeas Beija-Flor Criatividade Heurística Serendipity Intuição Estratégia Inovação Os últimos Brainstormings são menores (Os Temas são mais específicos) Aprender Inglês (Primeiro Brainstorming) Morar na Inglaterra Aprender Gramática Fazer um Curso Estudar na Internet Aumentar o Vocabulário Namorar uma Americana Praticar a Leitura Disciplina CD Legenda em Inglês Gravar em MP3 Skype com Americanos O que? Como? Aprender Inglês Aumentar Vocabulário Praticar Leitura Aprender Gramática Procurar Textos Disciplina Saber o Que Gosta Heurística Estratégia Beija-Flor Página 01 Página 02

51 .. .. Diagnóstico .. Idéias .. O que? Como? 1ª. Pista (Investigar)
Objetivo .. 1ª. Pista (Investigar) 2ª. Pista (Investigar) .. Diagnóstico (Descoberta) .. Idéias (Testar / Solução) ..

52 Atividade Exercício Individual

53 Atitudes: Estratégica X Sintomática Importante Urgente
Não Importante Urgente Importante Não Urgente Não Importante Não Urgente Prioridade Atitude Estratégica (Pensar) Atitude Operacional (Fazer)

54 Mudança e Resultado Resultado Tempo Atitude Estratégica
Importante Mudança e Resultado Tempo Resultado Atitude Estratégica Atitude Operacional

55 Administração do Tempo
Operacional Priorizar Tarefas Lista de Tarefas Executar Avaliar Definir Critérios Priorizar Objetivos Estratégica Fazer Diagnóstico Causa e Efeito

56 Análise: Dividir em Partes
FreeMind = Sofware Mind Mapping

57 Administração do Tempo Com Pensamento Estratégico
Palestra Administração do Tempo Com Pensamento Estratégico 24/Junho/2010 Eurico Gushi Facilitador de Reunião de Inovação e Design Thinking CRIAVIVA Consultoria Innovation Decision Mapping

58 Fim Agradeço a Atenção Desejo Felicidade
Eurico Gushi Facilitador de Reunião de Inovação e Design Thinking CRIAVIVA Consultoria Innovation Decision Mapping

59

60 entrar em: www.criaviva.com.br
Apostilas com as Metodologias Seção Arquivos do Grupo Líder-Facilitador Clicar em = Entrar ID = CriavivaConsultoria Senha = estrategia entrar em: Clicar em: Site do Grupo Lider-Facilitador

61 Facilitador de Reunião: Eurico Gushi
Especialista na Facilitação de Reunião de Inovação: Focus Group, Design Thinking, Diagnóstico e Planejamento Estratégico Já Facilitou mais de Brainstormings em Grupos Facilitou mais de 650 Reuniões de Focus Group Diagnóstico e Planejamento Estratégico 30 anos de Pesquisa e Experiência em Facilitação de Processos Decisórios e Aprendizagem Criador do “Decision Mapping” – Método Heurístico de Planejamento Estratégico Formação: Facilitation Leadership – Creative Education Foundation – NY – USA Quality Control Circle Team Leader – Kasai – Nissan Group – Mie – Japão Prestou serviços para: Itaú-Unibanco, Bradesco, Porto Seguro, Mapfre Seguros Janssen-Cilag, Boehringer Ingelheim, Novartis, Merck S.A., Organon, Schering Plough, MSD, Syngenta, Basf, Bosch, Mahle, Eaton, ThyssenKrupp, Saint-Gobain, Honeywell, TV Globo e Unilever CRIAVIVA Consultoria Innovation Decision Mapping


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