A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regulação Hormonal dos vegetais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regulação Hormonal dos vegetais"— Transcrição da apresentação:

1 Regulação Hormonal dos vegetais

2 O que é Crescimento? Aumento irreversível em tamanho ou volume, geralmente acompanhado por um aumento de peso e de quantidade de protoplasma. Caracterizado por ser quantitativo.

3 O que é Desenvolvimento?
As modificações observadas na forma,bem como o estado de complexidade adquirido por um organismo. Caracterizado por ser qualitativo.

4 Desenvolvimento e crescimento são eventos que ocorrem ao mesmo tempo.

5 Crescimento celular A planta cresce quando suas células se desenvolvem. Este crescimento celular pode dividir em:Divisão celular, Distensão celular e Diferenciação celular.

6 Divisão celular As células meristemáticas(ponta da raiz e do caule) estão em constantes mitoses.

7 Distensão celular Quando cessam as mitoses, as células devem crescer, pela distensão das paredes celulares.

8 Diferenciação celular
As células chegam na etapa adulta e exercem suas funções específicas

9 Hormônios Vegetais ou fitormônios
Compostos químicos que regulam os fenômenos vegetais.

10 Floração

11 Amadurecimento de frutos

12 Auxinas

13 Um dos principais efeitos deste hormônio é promover o alongamento das células, ou seja, o crescimento de raízes e caule (tropismo). Contudo, em doses elevadas podem inibir o crescimento. A auxina está diretamente relacionada a um tipo de crescimento denominado de fototropismo. Este crescimento ocorre em resposta à luz.

14 Produção de AIA-Auxina
Além da ponta do coleóptilo o vegetal produz Auxina: Na ponta da raiz, em folhas jovens e adultas, frutos e embrião de sementes.

15 Produção de AIA-Auxina

16 As auxinas ainda estão relacionadas ao processo de abscisão foliar
As auxinas ainda estão relacionadas ao processo de abscisão foliar. Ao envelhecer, folhas e frutos começam a produzir menos auxinas o que provoca, por fim, a queda destas estruturas. Uma última função deste hormônio é na formação de frutos. As auxinas atuam sobre a parede do ovário que levam ao desenvolvimento do fruto.

17 O deslocamento de Auxina é polarizado, ou seja, desloca-se do ápice para a base vegetal.

18

19 Abscisão foliar Inicialmente forma-se um tecido cicatricial na região do pecíolo que une a folha ao caule, o tecido de abscisão, que interrompe gradativamente a passagem de água e nutrientes minerais do caule para a folha. A planta, assim, perde as folhas com o mínimo de prejuízo e reduz a atividade

20

21 A auxina em frutos partenocárpicos, produz frutos sem fecundação e controla também a abscição de frutos no ramo.

22 Frutos sem fecundação

23 Tropismos São fenômenos de crescimento orientado em relação a um agente excitante-Fototropismo, Geotropismo, Quimiotropismo e tigmotropismo.

24 Giberlinas Aceleram o aumento no comprimento de células vegetais em caule,folha e fruto,além de induzir a floração em plantas sem caules e germinar a semente.

25 Etileno Em temperaturas elevadas, o etileno reage mais rapidamente e quando uma fruta podre ou bem madura entra em contato com outra, ela libera o etileno, o que provoca o aceleramento do processo de maturação da outra.

26

27

28 São substâncias capazes de regular as divisões celulares dos vegetais
Citocinas São substâncias capazes de regular as divisões celulares dos vegetais

29 Cinetinas Não ocorre naturalmente em vegetais e juntamente com as auxinas ativa as divisões celulares formando massas de células.

30 Cinetina>Auxina=Formação de gemas.
Cinetina<Auxina=Formação das raízes. Cinetina=Auxina=formação do caullus

31 As citocinas também regulam a senescência e o metabolismo vegetal.

32 Ácido Abscísico Responsável pela dormência das gemas laterais do caule devido a clima desfavorável.

33 Atua também inibindo a germinação das sementes, promovendo a senescência, a dormência das gemas e também o fechamento dos estômatos

34 São movimentos não orientados em relação a um agente excitante.
Nastismos São movimentos não orientados em relação a um agente excitante.

35 Exemplo de flores que abrem por causa da luz.
Fotonastismos Exemplo de flores que abrem por causa da luz.

36 Tactismos Movimentos de deslocamento de seres vivos .São orientados em relação ao excitante.

37 Movimentos de deslocamento em relação a substâncias químicas
Quimionastismos Movimentos de deslocamento em relação a substâncias químicas

38 Fototactismo Movimento de deslocamento em relação a luz.Ex:cloroplastos movem-se em relação á luz

39 (UFV-MG) Sabe-se que os hormônios vegetais são substâncias orgânicas, simples ou complexas, que atuam em baixíssimas concentrações, que estimulam, inibem ou modificam, de algum modo, processos fisiológicos específicos e que atuam à distância ou não do seu local de síntese. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção que contém a sequência correta. I Auxina II Giberelina III Ácido abscísico IV Etileno V Citocinina ( ) divisão e crescimento celular ( ) amadurecimento de fruto ( ) estímulo à germinação de sementes ( ) alongamento de caule e tropismos ( ) inibição da germinação de sementes

40 (UFV-MG) Sabe-se que os hormônios vegetais são substâncias orgânicas, simples ou complexas, que atuam em baixíssimas concentrações, que estimulam, inibem ou modificam, de algum modo, processos fisiológicos específicos e que atuam à distância ou não do seu local de síntese. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção que contém a sequência correta. I Auxina II Giberelina III Ácido abscísico IV Etileno V Citocinina ( V ) divisão e crescimento celular ( IV ) amadurecimento de fruto ( II ) estímulo à germinação de sementes (I ) alongamento de caule e tropismos ( III ) inibição da germinação de sementes

41


Carregar ppt "Regulação Hormonal dos vegetais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google