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Criação de um jogo de labirinto no UNITY (do tipo 2d e usando csharp)

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Apresentação em tema: "Criação de um jogo de labirinto no UNITY (do tipo 2d e usando csharp)"— Transcrição da apresentação:

1 Criação de um jogo de labirinto no UNITY (do tipo 2d e usando csharp)

2 Criando o Jogo de Labirinto
Planejamento do Jogo: É importante que antes de iniciar um jogo anotar informações sobre o mesmo, detalhes, que recursos usará e como será jogado. E outras informações que julgar importantes. Tipo de Jogo: Criaremos um jogo bem simples, do tipo do Labirinto, com 3 fases, que usará perguntas para o jogador responder. Como funcionará o Jogo: O jogador moverá um pequeno sprite que quando encontrar os objetivos receberá uma pergunta. Em cada fase haverão 3 perguntas. Somente se acertas todas passará automaticamente de fase. Caso erre alguma terá que voltar ao menu para recomeçar. As perguntas serão sorteadas de forma aleatória. Cada vez uma pergunta diferente.

3 Roteiro para a criação do Jogo - 1
1) Instalação do Unity, 2) Criar novo projeto do tipo 2D com nome Labirinto2D. Manter o layout default 3) Criar as pastas: Materials, Prefabs, Scenes, Scripts e Sprites 4) Salvar cena atual como Historia na pasta Scenes 5) Sugestão de convenção para nomes de objetos e assets: prefixo com 3 primeiras letras do tipo em minúsculas: objBola, scrBola, texCentro, etc. 6) Adicionar uma Luz Direcional para a cena atual e mudar a cor do Background da Main Camera para preta 7) Importar os sprites JogadorHis e QuestaoHis da pasta dos fontes e arrastar ambos para a hierarquia. Adicionar o componente Box Collider 2D para o JogadorHis e também o Rigidbody 2D. Adicionar o o Circle Collider e 2D para o QuestaoHis. Criar e anexar uma tag questaoHis para o objeto QuestaoHis. Mudar Scale X e Y do QuestãoHis para ) Adicionar um objeto tipo Cube e chamar TijoloHis 9) Criar na pasta Materials o material TijoloHis azul e anexe ao objeto TijoloHis arrastando e soltando. Depois remover o BoxCollider e adicionar BoxCollider2D para o TijoloHis 10) Criar os prefabs JogadorHis, QuestaoHis e TijoloHis arrastando da hierarquia para a pasta Prefabs. Então remova os 3 da hierarquia. 11) Nosso labirinto será criado por um script. Importar da pasta de fontes o script GridHis. Anexar este à Main Camera e atribuir os prefabs pelo Inspector. 12) Execute o jogo teclando Ctrl+P para ver como está. 13) Crie um objeto GUI Text para o título da cena: Labirinto: História 14) Crie um objeto GUI Text e chame de Pontos e outro de Recorde 15) Importe o script Pontos e anexe para a Main Camera. Pelo Inspector atribuir os objetos Pontos e Recorde da hierarquia para as respectivas variáveis. 16) Executar o jogo para ver como ficou. Ainda não faz nada. Vamos em frente. 17) Adicionar 3 objetos GUI Text chamados Titulo, Pontos, e Record e posicionar acima na tela. 18) Importar o script Pontos, anexar à Main Camera e atribuir os objetos pelo Inspector. 19) Importar o script JogadorHis para manipular as perguntas e anexar ao prefab JogadorHis. 20) Adicionar nova cena chamada Menu na pasta Scenes 21) Adicionar objeto 3D Text com nome Titulo. Ajustar position e Text (Labirinto do Conhecimento) 22) Importar o script Menu. Anexar este script à Main Camera da cena Menu. Adicionar as cenas Menu e Historia para o Build Settings 23) Executar o jogo, fase Historia. Já pode mover, responder as perguntas e ganhar pontos. Salve a cena com Ctrl+S

4 Roteiro para a criação do Jogo - 2
24) Criar uma nova cena chamada Geografia parecida como a cena Historia, mudando a cor de fundo (Tijolo) nomes e perguntas e respostas. Mas não criaremos diretamente, duplicaremos a Historia, assim como duplicaremos outros objetos 25) Duplicar o material TijoloHis para TijoloGeo e mudar a cor para Verde 26) Importe os sprites JogadorGeo e QuestaoGeo 27) Importar o script JogadorGeo 28) Duplicar o prefab JogadorHis para JogadorGeo e mude o sprite para o JogadorGeo e o script para JogadorGeo. Criar e anexar a tag questaoGeo para o objeto QuestaoGeo 29) Duplicar e adaptar os prefabs QuestaoHis e TijoloHis para QuestaoGeo e TijoloGeo 30) Duplicar a cena Historia para Geografia. Alterar: Titulo, remover o componente script GridHis da Main Camera 31) Importar o script GridGeo e anexar à Main Camera da Geografia e atribuir os respectivos prefabs 32) Adicionar a cena Geografia para o Build Settings Salvar a cena com Ctrl+S Executar o Jogo e efetuar testes para averiguar se precisa de ajustes.

5 Roteiro para a criação do Jogo - 2
O jogo deve ficar como visto ao lado 33) Configurar e gerar Standalone Web File – Build Settings Web Player Ou EXE.


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