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Uma introdução a uma metodologia válida

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Apresentação em tema: "Uma introdução a uma metodologia válida"— Transcrição da apresentação:

1 Uma introdução a uma metodologia válida
HERMENÊUTICA: Uma introdução a uma metodologia válida

2 HERMENÊUTICA: O que é?

3 A arte e a ciência de interpretar Como é que é arte?
DEFINIÇÕES A arte e a ciência de interpretar Como é que é arte? Como é que é ciência?

4 A arte implica em Habilidade Talento Ponto de vista Prática Técnicas Subjetividade

5

6 A ciência implica em Regras Análise Reprodutibilidade Objetividade

7

8 A HERMENÊUTICA É A disciplina que estuda as teorias e a prática de interpretação O processo pelo qual um objeto, evento, ou texto se torna conhecido e aplicado

9 O DETERMINANTE DO SIGNIFCADO
Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? " Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra". O eunuco perguntou a Filipe: "Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? " Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus (Atos ).

10 Os vários componentes:
O AUTOR? Qual destes componentes determina o significado? O TEXTO? O LEITOR?

11 O TEXTO COMO DETERMINANTE
“Autonomia semântica” - O texto é completamente independente do autor O autor perdeu “controle” do significado do texto quando escreveu e o texto passou a ter seu próprio significado OBS: O texto pode transmitir significado, mas não pode produzir significado.

12 O LEITOR COMO DETERMINANTE
O leitor “cria” o significado A teoria de “resposta do leitor”: leitores distintas encontram significados diferentes no texto Permite uma multiplicidade de significados

13 O AUTOR COMO DETERMINANTE
O significado é o que o próprio autor quis dizer A hermenêutica “tradicional” Visa descobrir o que o autor conscientemente escreveu Negar o autor como determinante é uma espécie de plágio porque “rouba” do autor o que era seu

14 OS PRINCÍPIOS BÁSICOS

15 OS DOIS HORIZONTES A LACUNA DO TEXTO LINGUÍSTICA DO LEITOR TEOLÓGICA
O MUNDO HISTÓRICA O MUNDO DO TEXTO LINGUÍSTICA DO LEITOR TEOLÓGICA

16 HISTÓRICO Identifique o período histórico de que o texto trata – o que aconteceu, quando, porque. Determine se a situação geográfica influencia a interpretação e como influencia. Determine como os relacionamentos sociais, políticos, e religiosos influenciam o texto ou a história. Tente determinar como a passagem bíblica transcende a sua situação histórica.

17 GRAMATICAL Tenha um entendimento básico da gramática e sintaxe das línguas bíblicas - a importância do verbo, substantivo, preposição, o relacionamento de palavras e cláusulas ao sentido, etc. Procure conhecer os vários sentidos possíveis das palavras chaves da passagem e determine qual é o sentido melhor no contexto da passagem.

18 LITERÁRIO Leia a passagem no seu contexto literário – as passagens antes e depois. Tente reconstruir o argumento ou o pensamento do autor. Observe passagens paralelas ou semelhantes no mesmo livro ou em outros livros pelo mesmo autor ou do mesmo período histórico. Identifique a forma literária da passagem e qualquer figura de linguagem. Interprete à luz de toda a revelação bíblica. Lembre-se que a escritura é o melhor intérprete da escritura.

19 TEOLÓGICO Faça a tarefa exegética antes da tarefa teológica.
Anote fatores que influenciam a teologia do escritor - vida, propósito em escrever, a situação histórico-cultural dos seus leitores/ouvintes, etc. Elabore doutrinas à luz de toda a Escritura. Seja atento à influência das suas próprias pressuposições.

20 Um vocabulário para a interpretação
DEFININDO AS REGRAS: Um vocabulário para a interpretação

21 SIGNIFICADO O que o autor desejou transmitir através de palavras
O significado do texto: -depende do desejo específico do autor -determina a nossa compreensão -não pode ser mudado -tem implicações das quais o autor não estava ciente

22 IMPLICAÇÕES Aqueles significados dos quais o autor não estava ciente
As “significações” que se enquadram no significado pretendido - o que o texto queria dizer O intérprete tem que descobrí-las COMO FAZER ISSO?

23 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito Éf.5.18

24 SIGNIFICAÇÃO A maneira como um leitor responde ao significado de um texto O que o texto quer dizer O significado pertence ao autor; a significação, ao leitor Tem muitas facetas e podem variar de pessoa a pessoa Corresponde à resposta do intérprete e envolve a vontade.

25 A MATÉRIA DO ASSUNTO A área de conhecimento relacionada ao tópico no texto - os assuntos de que um autor tratou no livro Difere da significação - trata de questões históricas, culturais, literárias, etc.

26 LUCAS 5.1-6 Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.

27 Lucas queria dizer que Jesus chama discípulos quando eles estão fazendo coisas normais da vida. Todos nós fracassamos de vez em quando Devemos deixar Jesus entrar em nosso barco e ir para ‘águas profundas’ Seja como Pedro. Arrisque-se O chamado de Jesus é a demanda do reino de Deus e é demonstrado na soberania de Jesus sobre a criação e vidas individuais. Ele pode providenciar as necessidades dos seus seguidores.

28 COMPREENSÃO O entendimento correto do significado do autor - um ato mental Existe um significado e uma compreensão que é a mesma do autor O “círculo de compreensão” – cada leitura pode produzir mais compreensão

29 CÍRCULO DE COMPREENSÃO

30 INTERPRETRAÇÃO A expressão verbal ou escrita da compreensão
Existe uma multiplicidade de interpretações (expressões) corretas A compreensão precede a interpretação que é o fruto da compreensão

31 CÍCLO HERMENÊUTICO

32 NORMAS DE LINGUAGEM A extensão de significados permitidos pelas palavras Uma palavra pode ter uma variedade de significados Estas normas permitem que frases tenham uma extensão de significados

33 QUAL DEFINIÇÃO É CORRETA??
Janela

34 O USO DA PALAVRA “MUNDO”
O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Jo.1.10 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Jo E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Jo. 5.23

35 NORMAS DE EXPRESSÃO O significado específico que o autor deu a uma palavra ou frase O uso de uma palavra numa frase tem um só significado

36 INTERPRETAÇÕES POSSÍVEIS
SARX (sa,rx) = carne PASSAGENS INTERPRETAÇÕES POSSÍVEIS Rom. 1.3 Rom Rom Rom. 9.3 Rom. 7.5 Natureza pecaminosa Descendência humana Ser humano Raça, etnia Limitações humanas

37 GÊNERO LITERÁRIO As formas literárias que estão sendo usadas pelo autor e as regras que as governam Algumas formas: Narrativas Poesias Profecias Epístolas

38 NARRATIVA Então, ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu. 20 E ele lhe disse mais: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que, se vier alguém e te perguntar: Há aqui alguém?, responde: Não. 21 Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele em profundo sono e mui exausto; e, assim, morreu. Juizes

39 POESIA Bendita seja sobre as mulheres Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja sobre as mulheres que vivem em tendas. Água pediu ele, leite lhe deu ela; em taça de príncipes lhe ofereceu nata. 26 À estaca estendeu a mão e, ao maço dos trabalhadores, a direita; e deu o golpe em Sísera, rachou-lhe a cabeça, furou e traspassou-lhe as fontes. 27 Aos pés dela se encurvou, caiu e ficou estirado; a seus pés se encurvou e caiu; onde se encurvou, ali caiu morto. Juizes

40 CONTEXTO O contexto literário - O significado que o autor deu aos materiais literários encontrados em seu texto. Inclui o vem antes e depois do texto O contexto histórico – A situação específica que para o qual o escritor dirigiu suas palavras A falta de considerar o contexto é o erro mais comum da hermenêutica

41 SUA “BAGAGEM” CULTURAL
A PONTE HEMENÊUTICA A CULTURA BÍBLICA SUA “BAGAGEM” CULTURAL

42 DA HERMENÊUTICA ATÉ O SERMÃO
O que o texto significava para os primeiros ouvintes/leitores? Quais as diferenças entre o publico-alvo bíblico e os leitores atuais? Qual(ais) o(s) princípio(s) teológico(s) no texto? Como o cristão contemporâneo deve aplicar o(s) princípio(s)?

43 O QUE O TEXTO SIGNIFICAVA?
Faça uma leitura cuidadosa do texto, notando os aspectos históricos específicos. Leia o texto no seu contexto maior. (os versículos, capítulos, etc. antes e depois) Tente determinar como a presente passagem relaciona-se com seu contexto histórico-literário.

44 QUAIS AS DIFERENÇAS ONTEM E HOJE?
Cultura Língua Época Situação Aliança

45 ALGUMAS SUGESTÕES O princípio deve refletir o conteúdo do texto.
deve ser de natureza “eterna”. não deve ser vinculado à cultura. deve concordar com o resto das Escrituras. Deve ser relevante tanto ao publico-alvo bíblico como contemporâneo.

46 A APLICAÇÃO O intérprete não pode deixar o significado “congelado” no passado. O texto só tem UM SIGNIFICADO para todos os cristãos em toda época. Existem aplicações diferentes entre cristãos atuais.

47 UM EXEMPLO: JOSUÉ 1.1-9 O que o texto significava?
Quais as diferenças entre o texto e a situação atual? Qual(ais) o(s) princípio(s) teológico(s) no texto? Como aplicar o(s) princípio(s) hoje?

48 ALGUMAS SUGESTÕES: Os desafios da mudança de liderança
A tentação de não confiar no poder de Deus A certeza da presença de Deus naquilo que Deus está fazendo Dependência incondicional nas promessas de Deus


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