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TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA

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Apresentação em tema: "TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA

2 Operadores do TRC: pulverização
TRANSPORTADOR REGISTROS VEÍCULOS VEÍC/TRANSP. Autônomos 1,3 Empresas (TRC e carga própria) 5,2 Cooperativas 739 7.611 10,3 Totais 1,9 Fonte: ANTT 14/05/2009

3 44% da frota com mais de 20 anos 85% na mão dos autônomos.
Idade da frota TRANSPORTADOR Idade média (anos) Autônomo 21,7 Empresa 10,2 Cooperativa 14,0 Média 16,5 44% da frota com mais de 20 anos 85% na mão dos autônomos.

4 TIPOS DE VEÍCULOS RODOVIÁRIO DE CARAGA

5 CAMINHÃO PLATAFORMA Transporte de contêineres e cargas de grande volume ou peso unitário.

6 CAMINHÃO BAÚ Sua carroceria possui uma estrutura semelhante a dos contêineres, que protegem das intempéries toda carga transportada.

7 CAMINHÃO TREMONHA OU BASCULANTE
Transporte de cargas a granel, descarregado por gravidade, pela basculação da caçamba.

8 CAMINHÃO REFRIGERADO Transporte de gêneros perecíveis. Semelhante ao caminhão baú, possui mecanismo próprio para a refrigeração e manutenção da temperatura no compartimento de cargas.

9 CAMINHÃO TANQUE Sua carroceria é um reservatório dividido em tanques, destinados ao transporte de derivados de petróleo e outros líquidos a granel.

10 CAMINHÃO GRANELEIRO OU SILO
Possui carroceria adequada para o transporte de granéis sólidos. Descarrega pela gravidade, através de portinholas que se abrem.

11 CAMINHÕES ESPECIAIS Podem ser rebaixados e reforçados para o transporte de carga pesada (carreta heavy lif); possuir guindaste sobre a carroceria (munk); cegonhas, projetadas para o transporte de automóveis; etc.

12 SEMI-REBOQUES Carrocerias, de diversos tipos e tamanhos, sem propulsão própria, para acoplamento a caminhões-trator ou cavalos-mecânicos, formando os conjuntos articulados conhecidos como carretas. Este tipo de equipamento é muito versátil, uma vez que podem ser desengatados e deixados em um terminal de carga, liberando o cavalo mecânico para prosseguir em outros serviços de transportes

13 TREMINHÕES Veículos semelhantes às carretas, formados por cavalos mecânicos, semi-reboque e reboques, portanto compostos de três partes. Não podem transitar em qualquer estrada, em face do seu peso bruto total (cerca de 70 toneladas).

14 Roubo de carga Fonte: NTC&Logística (2008)

15 Roubo de carga Fonte: NTC&Logística (2008)

16 Rodovias deficientes Estado geral km % % acumulada Péssimo 9.592 11,0
Ruim 19.397 22,1 33,1 Regular 35.710 40,8 73,9 Bom 13.682 15,6 89,5 Ótimo 9.211 10,5 100,0 Total 87.592 Fonte: Pesquisa Rodoviária CNT 2007

17 Investimentos em rodovias
Praticamente não foram construidas novas rodovias durante os últimos 20 anos. O sistema rodoviário aumenta os custos e contribui para o risco do “apagão” logístico, se a economia continuar crescendo nos próximos anos. Investimentos em rodovias tiveram ligeiro crescimento nos últimos anos, mas ainda são insuficientes.

18 Percentual de Rodovias Pavimentadas
% Estradas Pavimentada Não-Pavimentada Total Pavimentadas (Km) 1 Alemanha - 100,0 2 França 3 Itália 4 Reino Unido 5 Suíça 71.214 6 Holanda 7 Espanha 6.663 99,0 8 Coréia do Sul 87.002 13.277 86,8 9 Russia 84,7 10 China 81,0 11 Bélgica 33.125 78,0 12 Japão 77,7 13 Estados Unidos 64,5 14 México 49,5 15 Índia 47,4 16 Turquia Países Países 41,6 17 Austrália 41,6 18 Canadá 39,9 19 Suécia 30,5 20 Brasil 12,2

19 Estatística: Uruguaiana - SRFB
ANO IMPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO TOTAL

20 Transporte Internacional
PRINCIPAIS ENTRAVES DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO EXCESSO DE BUROCRACIA, DE TAXAS, A INCOMPATIBILIDADE DE HORARIOS, DE CONTROLES FITOSSANITÁRIOS, GREVES, A FALTA DE INTEGRAÇÃO DAS ADUANAS, SÃO FATORES QUE ONERAM O TRANSPORTE; NÚMERO REDUZIDO DE FISCAIS/AUXILIARES QUE NÃO CRESCEU NA MESMA PROPORÇÃO QUE O VOLUME DE COMERCIO EXTERIOR; ESTADO PRECARIO DAS RODOVIAS QUE INTERLIGAM OS POSTOS DE FRONTEIRAS; FALTA DE INTERNALIZAÇÃO DO ACORDO MERCOSUL, EM MATERIA DE EQUIPAMENTO, PESO E DIMENSAO;

21 Transporte Internacional
FALTA DE FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DO PODER PÚBLICO ALTA INCIDÊNCIA DE ROUBO DE CARGAS E VEÍCULOS LEGISLAÇÃO RIGOROSA SOBRE O TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS E PERIGOSOS

22 Transporte Internacional
EXPECTATIVAS O FORTALECIMENTO EFETIVO DO MERCOSUL QUE O TRANSPORTE RODOVIÁRIO SEJA UMA PRIORIDADE PARA OS GOVERNOS MODERNIZAÇÃO DOS CONTROLES ADUANEIROS E DOS OUTROS ORGANISMOS INTERVENIENTES NO COM.EXT. QUE OS GOVERNOS CRIEM MECANISMOS QUE POSSIBILITEM O TRANSPORTADOR A INVESTIR EM MELHORIAS DA FROTA E EM RECURSOS HUMANOS

23 Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível. Mahatma Gandhi


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