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PublicouJoão Victor Bugalho Martins Alterado mais de 8 anos atrás
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A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009
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Panorama do Comércio Exterior Brasileiro
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Panorama do Comércio Exterior Brasileiro (Janeiro – junho/2009)
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Panorama do Comércio Exterior Brasileiro (janeiro – junho/2009)
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Principais produtos exportados (Janeiro – junho/2009)
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Exportação por Estado (Janeiro - junho/2009)
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Panorama do Comércio Exterior Brasileiro
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Panorama do Comércio Exterior Brasileiro (janeiro - junho/2009)
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Panorama do Comércio Exterior Brasileiro
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Pesquisa MPE na Exportação Brasileira – 1998-2006
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Número de MPE estreantes e desistentes a cada ano (1999-2006) Fonte: Pesquisa “As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira” – 1998-2006 - Sebrae/Funcex
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Entraves à expansão das exportações em relação às condições de acesso aos mercados externos Tipo de EntraveParticipação (%) Dificuldade de encontrar um parceiro para apoiar as vendas nos países 56,2% Dificuldade de estruturar canais de comercialização nos outros países 53,2% Muitas exigências burocráticas40,0% Dificuldade de obter informações sobre as necessidades e as preferências dos compradores 35,3% Elevadas tarifas de importações27,7% Dificuldade de obter informações sobre as exigências técnicas e burocráticas nos países 26,1% Desconhecimento do mercado de destino23,6% Dificuldade de fornecer assistência técnica pós-venda19,2% Barreiras técnicas12,4% Barreiras sanitárias6,4% Fonte: Pesquisa “As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira” – 1998-2006 - Sebrae/Funcex
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Entraves à expansão das exportações em relação à estrutura interna da empresa Tipo de Entrave * Participação (%) Falta de um profissional qualificado para cuidar exclusivamente das exportações 88,9% Falta de condições financeiras para exportar79,4% Produto é caro para os padrões do mercado internacional52,1% Baixo nível de qualificação da mão-de-obra30,9% Tecnologia inadequada30,7% Produto não atende às especificações técnicas exigidas no exterior 18,1% Fonte: Pesquisa “As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira” – 1998-2006 - Sebrae/Funcex
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A MPE na Exportação Brasileira
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Exportação – porte de empresa (Janeiro - dezembro/2008)
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Exportação – porte de empresa (Janeiro - dezembro/2008)
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PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
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Internacionalização Conceito adotado no Programa: Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com mercados/países fora de sua base de origem.
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Alinhamento com a Estratégia do país - Desafio Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) Macrometas: Ampliação do Investimento Fixo Elevação do gasto privado em P&D Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2007: 12.986 empresas (Funcex)
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Dados do Programa Lançamento do Programa de Internacionalização das MPE: outubro/2008; Mais de 9.800 empresas participantes de projetos SEBRAE, que apresentam metas voltadas para o comércio exterior (2009); 4 projetos aprovados (CE, ES, RJ, SE); 1.200 empresas capacitadas (cursos on-line).
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Meta do Programa -Atender 5.200 empresas até 2010; -Inserir 1.100 empresas no mercado internacional.
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Aumentar o número de MPEs exportadoras, o volume e a qualidade de suas exportações. Fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial. Preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado. Objetivos do Programa
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No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: Empresas iniciantes; empresas descontínuas; empresas desistentes; empresas exportadoras contínuas. No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: Potenciais ou empresas “prontas” para exportar. Público-alvo do Programa
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Modelo de Atendimento Formas de atender ás MPEs: Cliente Individual On line Presencial Grupos de empresas – coletivo On line Presencial
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Modelo de Atendimento Individual
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Fase Forma de atendimento Local de atendimento IAuto-atendimentoOnline – virtual IIPresencialNo Sebrae IIIPresencial Na empresa/local de produção do cliente
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Página inicial do site
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Internacionalização on-line: Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: Apex, ABDI, BB, CNI, MDIC, MRE) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos www.internacionalizacao.sebrae.com.br
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Autodiagnóstico on-line
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Resultado do Autodiagnóstico
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3 categorias de resultados de avaliação Resultado Autodiagnóstico
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Cursos on-line gratuitos
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Internacionalização - Ações presenciais Atendimento presencial: Atendimento Individual Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convênio com o BB)*
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Parceria Banco do Brasil -Convênio de Cooperação Técnica Pacote de produtos e soluções para MPE aderente ao Programa de Internacionalização
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Modelo de Atendimento Coletivo FASE ZERO: Identificação de empreas FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização
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Estratégia diferenciada para a MPE Foco no mercado!
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O Sebrae atua na preparação das MPEs somando esforços com parceiros Atuação do Sebrae com parceiros Promoção Comercial Logística Preparação Inteligência de Mercado Ambiente Favorável Acesso a Mercados
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Parcerias externas
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Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Programa disponível em todo o território nacional. Diferenciais do Programa
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Programa Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior Louise Alves Machado - SEBRAE
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