A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009

2 Panorama do Comércio Exterior Brasileiro

3 Panorama do Comércio Exterior Brasileiro (Janeiro – junho/2009)

4 Panorama do Comércio Exterior Brasileiro (janeiro – junho/2009)

5 Principais produtos exportados (Janeiro – junho/2009)

6 Exportação por Estado (Janeiro - junho/2009)

7 Panorama do Comércio Exterior Brasileiro

8 Panorama do Comércio Exterior Brasileiro (janeiro - junho/2009)

9 Panorama do Comércio Exterior Brasileiro

10 Pesquisa MPE na Exportação Brasileira – 1998-2006

11 Número de MPE estreantes e desistentes a cada ano (1999-2006) Fonte: Pesquisa “As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira” – 1998-2006 - Sebrae/Funcex

12 Entraves à expansão das exportações em relação às condições de acesso aos mercados externos Tipo de EntraveParticipação (%) Dificuldade de encontrar um parceiro para apoiar as vendas nos países 56,2% Dificuldade de estruturar canais de comercialização nos outros países 53,2% Muitas exigências burocráticas40,0% Dificuldade de obter informações sobre as necessidades e as preferências dos compradores 35,3% Elevadas tarifas de importações27,7% Dificuldade de obter informações sobre as exigências técnicas e burocráticas nos países 26,1% Desconhecimento do mercado de destino23,6% Dificuldade de fornecer assistência técnica pós-venda19,2% Barreiras técnicas12,4% Barreiras sanitárias6,4% Fonte: Pesquisa “As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira” – 1998-2006 - Sebrae/Funcex

13 Entraves à expansão das exportações em relação à estrutura interna da empresa Tipo de Entrave * Participação (%) Falta de um profissional qualificado para cuidar exclusivamente das exportações 88,9% Falta de condições financeiras para exportar79,4% Produto é caro para os padrões do mercado internacional52,1% Baixo nível de qualificação da mão-de-obra30,9% Tecnologia inadequada30,7% Produto não atende às especificações técnicas exigidas no exterior 18,1% Fonte: Pesquisa “As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira” – 1998-2006 - Sebrae/Funcex

14 A MPE na Exportação Brasileira

15 Exportação – porte de empresa (Janeiro - dezembro/2008)

16 Exportação – porte de empresa (Janeiro - dezembro/2008)

17 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

18 Internacionalização Conceito adotado no Programa: Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com mercados/países fora de sua base de origem.

19 Alinhamento com a Estratégia do país - Desafio Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) Macrometas: Ampliação do Investimento Fixo Elevação do gasto privado em P&D Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2007: 12.986 empresas (Funcex)

20 Dados do Programa Lançamento do Programa de Internacionalização das MPE: outubro/2008; Mais de 9.800 empresas participantes de projetos SEBRAE, que apresentam metas voltadas para o comércio exterior (2009); 4 projetos aprovados (CE, ES, RJ, SE); 1.200 empresas capacitadas (cursos on-line).

21 Meta do Programa -Atender 5.200 empresas até 2010; -Inserir 1.100 empresas no mercado internacional.

22 Aumentar o número de MPEs exportadoras, o volume e a qualidade de suas exportações. Fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial. Preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado. Objetivos do Programa

23 No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: Empresas iniciantes; empresas descontínuas; empresas desistentes; empresas exportadoras contínuas. No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: Potenciais ou empresas “prontas” para exportar. Público-alvo do Programa

24 Modelo de Atendimento Formas de atender ás MPEs: Cliente Individual On line Presencial Grupos de empresas – coletivo On line Presencial

25 Modelo de Atendimento Individual

26 Fase Forma de atendimento Local de atendimento IAuto-atendimentoOnline – virtual IIPresencialNo Sebrae IIIPresencial Na empresa/local de produção do cliente

27 Página inicial do site

28 Internacionalização on-line: Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: Apex, ABDI, BB, CNI, MDIC, MRE) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos www.internacionalizacao.sebrae.com.br

29 Autodiagnóstico on-line

30 Resultado do Autodiagnóstico

31 3 categorias de resultados de avaliação Resultado Autodiagnóstico

32 Cursos on-line gratuitos

33 Internacionalização - Ações presenciais Atendimento presencial: Atendimento Individual Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convênio com o BB)*

34 Parceria Banco do Brasil -Convênio de Cooperação Técnica Pacote de produtos e soluções para MPE aderente ao Programa de Internacionalização

35 Modelo de Atendimento Coletivo FASE ZERO: Identificação de empreas FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

36 Estratégia diferenciada para a MPE Foco no mercado!

37 O Sebrae atua na preparação das MPEs somando esforços com parceiros Atuação do Sebrae com parceiros Promoção Comercial Logística Preparação Inteligência de Mercado Ambiente Favorável Acesso a Mercados

38 Parcerias externas

39 Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Programa disponível em todo o território nacional. Diferenciais do Programa

40 Programa Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior Louise Alves Machado - SEBRAE


Carregar ppt "A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google