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Psicologia e Saúde Pública
Comunidade, contexto e realidade: a importância de seu relacionamento
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GOHN, M. G. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e Sociedade, v 13, n. 2, mai-ago/2006, p SPINK. M. J. P. Psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, Cap. 1, parte 4. MORÉ, C. L. O. O.; MACEDO, R.M.S. A Psicologia na Comunidade: uma proposta de Intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006, cap. III
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O processo de empoderamento na sociedade civil brasileira
O processo de empoderamento na sociedade civil brasileira. Recorte histórico:
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Conceito de Sociedade Civil
Antes da ditadura militar Pós ditadura militar
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Conceito de cidadania e novos atores sociais (1990)
Direitos civis Direitos sociais básicos
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Espaço público não estatal
Crescimento do terceiro setor Novos Campos de atuação da sociedade civil Novas exigências para os atores sociais (conselhos) Avanços e limites
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Visão proativa desse processo de empoderamento (autora)
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Saúde pública e Saúde Coletiva
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Saúde Pública Investimento político da medicina e a dimensão social da enfermidade Esquadrinhamento - Medidas sanitárias para combater epidemias e endemias.
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Saúde Coletiva Foco: sujeito e contexto Multidisciplinaridade
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A psicologia na comunidade: uma proposta de intervenção
Intervenção: Conhecer a realidade, o contexto da comunidade Realidade – Epistemologia local
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Características geográficas, populacionais e históricas - Comunidade
Inserção, configuração do serviço de psicologia da Unidade Básica de Saúde Caracterização de todos os tipos de atendimentos realizados.
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Inserção do grupo - Respeito à dinâmica de funcionamento da Unidade
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Diferenças implícitas na demanda e/ou clientela de serviços exigiam ações diferenciadas de atendimento. Referência principal a idade, a queixa e o nível de instrução
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Continuidade das atividades em unidades de saúde
Atividades efetivas, necessárias e importantes, no trabalho do psicólogo com a comunidade, e com a equipe de saúde
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Atender à demanda de um indivíduo na comunidade implica: olhar, ouvir, entender e compreender, a partir da perspectiva familiar e comunitária O atendimento grupal (familiar ou em grupos terapêuticos ou de educação para saúde) – Possibilidades de atuação do psicólogo
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Necessidade do psicólogo
Postura interdisciplinar Saber aceitar e escutar os saberes que se conjugam em uma unidade de saúde
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UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP BRASÍLIA/DF
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Célio Amaro de Souza – RA: A Elaine Diniz Rodrigues – RA: A255II-6 Elen Cristina P. e S. Costa – RA: A2565C-8 Glauciene Morais Ribeiro – RA: A Iran Lima Aragão Filho – RA: A30HBF-8 Patrícia Queiroz F. de Brito – RA: A Stephanie Amaral Sales – RA: A0979I-5 Tiago Lima Paraizo – RA: A Seminário realizado por estudantes de Psicologia, com a finalidade de aquisição de conhecimento na área da Psicologia e Saúde Pública, sob a orientação da Profª. Drª Maria da Consolação André.
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