A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª Ursula Blattmann Graduando: Edson Roberto Mohr

2 Profissional da informação : reflexões sobre sua atuação na gestão do conhecimento 3 Elisabete da Cruz Neves

3 Introdução Grandes mudanças têm alterado a função e o perfil do profissional da informação. Novos mercados e novas posturas exigem um profissional com amplos conhecimentos. Para que este profissional atenda este novo mercado, torna-se necessário conhecer o seu posicionamento diante do mercado diversificado e suas perspectivas, identificando habilidades e competências necessárias para suprir esta demanda. A Gestão do Conhecimento é uma nova área que tem se apresenta aos profissionais, exigindo além da formação acadêmica, capacidade para desenvolver outras habilidades.

4 Gestão do conhecimento: uma nova área de atuação ao profissional da informação

5 A gestão do conhecimento é tratada hoje como uma das principais ferramentas entre as organizações que estão conscientes da importância do conhecimento que circula dentro das empresas. O profissional da informação ira atuar na organização como gestor do conhecimento administrando o capital intelectual e agregando valor financeiro à empresa.

6 Alguns autores apontam como solução para intermediação do conhecimento o tradutor organizacional que pode estruturar os interesses de uma organização, dominando o conhecimento sobre o trabalho das comunidades envolvidas. O profissional bibliotecário tem as habilidades necessárias para atuar nesta área, pois possui a capacidade de esquematização e estruturação organizacional do conhecimento.

7 O profissional gestor do conhecimento

8 Compreende-se por gestor do conhecimento todos os profissionais que utilizam o conhecimento para realizar seu trabalho, seja criando, organizando, capturando ou disseminando esse conhecimento.

9 Características: Caracteriza por ser um profissional que utiliza mais as habilidades intelectuais do que as manuais nas suas tarefas. As habilidades são na maioria de natureza comportamental e fundamentais para o processo de Gestão do Conhecimento. Trabalha com o conhecimento tácito que circula na mente das pessoas na organização. É um profissional procurado e valorizado por suas características pessoais, tornando-se fator competitivo nas organizações.

10 Ciência da informação e o profissional da informação

11 Com o aumento do campo de atuação do profissional da informação, que vem viabilizando novas oportunidades, provocando alterações de funções, e conseqüentemente, um redirecionamento da formação acadêmica do profissional, a Gestão do conhecimento é uma nova área de atuação para o bibliotecário. Embora muitos ainda atuam em campos de trabalho tradicionais, suas habilidades demonstram a possibilidade de atuação em diversos segmentos. Para sua atuação como gestor do conhecimento além das qualificações que já possui, será preciso desenvolver novas competências, novos conhecimentos e novas interações.

12 Semelhanças e diferenças entre os profissionais

13 Constatam-se mais semelhanças do que diferenças entre os profissionais, o que permite a possibilidade do profissional da informação atuar como gestor do conhecimento. Enfatizam-se as habilidades comportamentais nos dois profissionais. Para atuar como gestor do conhecimento não e necessário uma formação acadêmica específica.

14 O profissional da informação deve atender, alguns requisitos que o mercado demanda: ter iniciativa, compartilhar informações, ser criativo, ser dinâmico, ter ética profissional, ser flexível, entre outros. O gestor do conhecimento é considerado hoje o fator competitivo, pois está sendo escolhido em alguns segmentos pelas suas características pessoais, caracterizando o mercado de trabalho da Era do Conhecimento.

15 Perspectivas profissionais do profissional da informação bibliotecário

16 Consideram-se as habilidades do profissional da informação bibliotecário como necessárias para a Gestão do Conhecimento, pois o mesmo está hábito para trabalhar tanto com a informação, como com o conhecimento organizacional. Alguns profissionais sentem a falta de incentivo para o seu aprimoramento profissional, pois as instituições não oferecerem recursos para o seu desenvolvimento. A sua valorização não depende unicamente da instituição e sim do profissional, buscar o novo, ter curiosidade, interagir com outros profissionais da área e não ter medo de inovar.

17 Outro fator que dificulta o crescimento do profissional da informação dentro das organizações é a falta de conhecimento por parte dos profissionais sobre seu campo de atuação. No Brasil encontram-se poucos profissionais da informação atuando como gestores do conhecimento, está atividade está em constante crescimento e recrutando profissionais de outras áreas. É necessário que os profissionais formem um movimento forte que de mais visibilidade no mercado.

18 Conclusão O mercado está exigindo dos profissionais novas competências para sua atuação no trabalho, portanto, cabe ao profissional se conscientizar das suas aptidões profissionais e da necessidade de desenvolver outras habilidades, para tornar-se um profissional mais competitivo, e conseqüentemente, criando novas oportunidades, com posições de destaque, já que o profissional da informação apresenta muitos requisitos que o mercado demanda para sua atuação como gestor da informação.

19 Referência NEVES, Elisabete da Cruz. Profissional da informação: reflexões sobre sua atuação na gestão do conhecimento. In: SOUTO, Leonardo Fernandes (Org.). O profissional da informação em tempos de mudanças. Campinas: Alínea, 2005. Cap. 4 p. 56-68.


Carregar ppt "Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google