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O perfil do novo profissional da área de transmissão

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Apresentação em tema: "O perfil do novo profissional da área de transmissão"— Transcrição da apresentação:

1 O perfil do novo profissional da área de transmissão
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2 Assuntos abordados Novos tempos, novos contextos
Formação de novos profissionais para o setor elétrico Estratégia para esses novos tempos Aplicações Tecnológicas e Inovação Alinhamento dos novos profissionais Novos papéis Visão dos Novos Profissionais do Setor Competências necessárias Considerações Finais Destacar em primeiro plano a caixa com borda mais espessa.

3 Os tempos são outros: mudança de Paradigmas

4 Alguns pontos de foco e atenção das Empresas
Ambiente de Aplicações Tecnológicas e Inovadoras Ambiente de Incertezas e Riscos Ambiente de convergência e de valorização do fator humano Destacar em primeiro plano a caixa com borda mais espessa.

5 O Setor de Energia Elétrica
Setor estratégico para nossa trajetória de desenvolvimento; Ritmo de expansão acelerada, com alguns entraves; Grandes canteiros de obras espalhados pelo País; Demanda crescente por + MW instalado, transporte e distribuição de energia elétrica; O Brasil tem passado por uma janela de oportunidades ímpar em sua história; Um País de convergências no contexto internacional, apesar de suas dificuldades internas.

6 O desafio da formação de Engenheiros para o Setor
Aumento da demanda por engenheiros e demais especializações técnicas decorrentes; As universidades não conseguem fazer frente a demanda por engenheiros do País; Certa dificuldade de atratividade pela carreira da engenharia elétrica; Existem outras opções consideradas mais atraentes; Um desafio enorme do setor para superar essa dificuldade; Trabalho integrado entre universidades, empresas e outras instituições.

7 Um traço das novas gerações e nossas carências
Existe uma preferência das novas gerações por outras áreas de conhecimento; Ciências ligadas ao cálculo, a matemática aplicada e a estatística com menor atratividade; Os estudantes em geral apresentam dificuldades em disciplinas relacionadas a matemática; Carência de relevância estratégica nos programas de cursos mais tradicionais como Engenharia; Carência de Inovação e quebra de paradigmas.

8 O Profissional deve estar atento
Mudanças urgentes na grade curricular de alguns cursos de engenharia elétrica Está faltando atratividade para engenharia elétrica. A evasão aumentou! A formação acadêmica é apenas a base para o profissional de hoje Acomodar-se, nem pensar! Destacar em primeiro plano a caixa com borda mais espessa.

9 O que fazer diante desse quadro?
Primeiramente, clareza quanto ao diagnóstico; Atuação integrada entre Universidades e Empresas; Atuação estratégica da gestão das empresas; Atrair e reter talentos: um enorme desafio; Alinhar o posicionamento estratégico adotado à nova realidade; É preciso investir numa agenda estratégica de desenvolvimento de pessoas; Agregação de valor para os negócios a partir da percepção de valor das pessoas; Flexibilizar mais nossos ambientes organizacionais.

10 Tendências do Ambiente Organizacional
Ambientes Organizacionais Mais relacionais Mais flexíveis Maior intensidade Maior diversidade Destacar em primeiro plano a caixa com borda mais espessa.

11 Algumas características do cenário desejado
Uma nova perspectiva para as Pessoas Contexto de Oportunidades Novas Competências Mais Compromisso com Resultados Novo Ambiente Organizacional

12 A EDUCAÇÃO CORPORATIVA DO SISTEMA ELETROBRAS
Processo de consolidação das novas gerações nas organizações: engenheiros, advogados, administradores, economistas, contadores, técnicos, profissional de TI, etc.

13 Estratégia Básica Investir em aplicações tecnológicas e ter políticas claras de incentivo a Inovação. Destacar em primeiro plano a caixa com borda mais espessa.

14 A base para fortalecer Aplicações Tecnológicas e Inovação no ambiente corporativo
Ambiente organizacional favorável Inovação como Valor, como componente da cultura interna Valorização da criatividade, dos insights e permitir o erro Meritocracia e o jovem talento Ambiente de aprendizado Investimento em Pesquisas e Tecnologias portadoras de futuro Sentido da Inovação no nível Estratégico Inserir os mais jovens em experiências com outras culturas e costumes Investimento no desenvolvimento das pessoas Destacar em primeiro plano a caixa com borda mais espessa.

15 Fatores críticos para Alinhar as pessoas com os valores e com a estratégia
Planejar de forma integrada, com diversas “assinaturas”; Compromisso da gestão com o crescimento das pessoas; Uma plataforma dinâmica e flexível de ações e projetos; Apoio irrestrito e participação ativa da Alta Direção; Criar um ambiente desafiador e recompensador; Transparência da gestão; Estratégia que leve a um ambiente de oportunidades, mesmo que haja riscos.

16 MODELO EDUCATIVO PARA O SISTEMA ELETROBRAS
Funções e papéis emergentes: facilitadores da mudança, craques em mídia social, articuladores de networks, especialistas em equipes virtuais, coach, mentores, líderes educadores, talento para resultados e criação de valor, redes e times de inovação e criatividade.

17 A base educativa dos novos profissionais

18 Visão dos Novos Profissionais do Setor
Saber o porquê, para quê isso, qual o ganho disso e como será feito. Que seu aprendizado gere resultados concretos para o seu dia-a-dia As coisas precisam fazer sentido. Em busca de benefícios e ganhos tangíveis, claros. Que o aprendizado ocorra a partir do problema e não de conteúdos oferecidos Que sua autoestima seja preservada, sua satisfação e ou sua qualidade de vida O valor da experiência, do aprender fazendo. A escala de importância para algumas coisas foi allterada.

19 Contexto Desafiador

20 O caminho das Competências
Competências Gerais Competências Específicas Competências Críticas para o Negócio Destacar em primeiro plano a caixa com borda mais espessa.

21 Competências Necessárias
Processos e Desempenho Pessoas Negócios e Mercado

22 Visão Holística do Setor, da Empresa e de seus Negócios
Excelência Operacional Cultura de Excelência e de Resultados Educação Continuada Estratégias de Mercado Governança Corporativa Mapeamento e Retenção de Talentos Liderança Visão Financeira e de Riscos Alinhamento das Pessoas com os Valores e com a Estratégia Empresarial Responsabilidade Social e Ambiental Conhecimentos da Regulação e do Modelo de Negócios Agenda da Tecnologia e da Inovação Questões Transversais: Competitividade, Rentabilidade, Integração e Sustentabilidade

23 Considerações Finais Estamos num amplo processo de transições, nas perspectivas empresarial, relações humanas, tecnológica, cultural, ambiental, etc. Precisamos de profissionais com visão global, vínculos locais e capacidade de interagir adequadamente em meio a tanta complexidade. O Profissional do setor precisa aprender a desaprender e rapidamente aprender novamente. Essa é uma capacidade inerente a esses novos tempos. Como saber viver com as ambiguidades, incertezas e riscos, precisando gerar resultados e preservando a saúde e a qualidade de vida. Todos os dias devem significar para nós oportunidades de aprendizado e crescimento. 24 23

24 Muito Obrigado!

25 Joazir Nunes Fonseca Centrais Elétricas Brasileiras S. A
Joazir Nunes Fonseca Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Rio de Janeiro – RJ (21)


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