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ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
"A arte existe porque a vida só não basta” Ferreira Gullar Profª Ms.: Solange Brito
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Currículo em Artes e novas demandas sócio-políticas e culturais
Compreendendo o currículo como uma ferramenta pedagógica criada para passar e adquirir novos conhecimentos, percebemos claramente que cada época organiza, sistematiza e propõe práticas e ações educativas.
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“O currículo, desde uma perspectiva pedagógica e humanista, que atenda à necessidade dos alunos, é visto como um conjunto de cursos e experiências planejadas que um estudante tem sob a orientação de determinada escola. Englobam-se as intenções, os cursos ou atividades elaboradas com fins pedagógicos, etc.(SACRISTÁN, 2000)
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Buscando não fazer da experiência educativa um puro treinamento técnico, o Construtivismo, acredita na força e potência do Currículo Formador, onde conteúdos teóricos dialogam com conteúdos práticos do dia-a-dia dos indivíduos e acompanha o processo de aprendizagem e onde palavras como “experiência” e “cultura”, regionalismo”, definem a forma como o educador atuará em sala de aula, ou seja, sua práxis metodológica e educativa, visto que para o referido autor “a concepção de currículo como experiência, partindo do valor das atividades, teve um forte impacto na tradição pedagógica” (SACRISTÁN, 2000)
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Neste contexto, o educador tem cada vez mais consciência de seu papel formativo, articulador, mediador e facilitador do conhecimento, buscando sempre tecer e ampliar as relações destes saberes com a realidade social dos educandos. Nesta perspectiva educativa, devemos ter clareza de que o currículo afeta diretamente a “profissionalidade do professor”(SACRISTÁN, 2000) e é uma potente ferramenta de reflexão sobre a nossa prática educativa.
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Currículo em Artes nas escolas
papel fundamental no desenvolvimento da função simbólica dos indivíduos “Nesta dimensão do simbólico, as artes destacam-se, pois são elas as formas mais complexas de atividade simbólica humana. Anteriores aos conhecimentos formais, elas propiciaram a estruturação dos movimentos e das imagens de forma que eles pudessem evoluir culturalmente para sistemas de registros.” (LIMA, 2007)
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“As manifestações artísticas ativam a capacidade de simbolizar, ou seja, a capacidade do sujeito de dar significado ao mundo, diferenciando o significante do significado e com isso evocar o ausente e realizar operações a nível mental.” (PIAGET)
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A compreensão da Arte no currículo escolar centrada na formação e desenvolvimento integral do sujeito, entende o educador como mediador do conhecimento, que trabalha com práticas e criações individuais e coletivas, proporcionando uma série de experiências estéticas que possibilitarão aos educandos uma melhor compreensão de si mesmo, de seus limites e potenciais, assim como ampliando seu poder de compreensão, leitura e transformação do mundo ao seu redor.
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