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SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL

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Apresentação em tema: "SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL

2 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Todos sabem que embarcar produtos para fora do país, é uma atividade arriscada. Uma companhia deve: Aceitar os riscos Transferi-los a uma seguradora LOGÍSTICA INTERNACIONAL

3 Armadilhas do Seguro Internacional
Freqüentemente, apenas depois que um dano ocorre é que a empresa descobre que está segurada de forma inadequada. Isso se deve a várias razões: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

4 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A complexidade da área é substancial Muitos riscos não são compreendidos Os Incoterms, são vistos de forma equivocadas: Embora alguns mencionem seguro, eles se referem a mais básica cobertura disponível Transportadores oferecem cobertura muito limitada LOGÍSTICA INTERNACIONAL

5 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Interesse Segurável Há várias partes interessadas na chegada segura de uma remessa internacional de carga. A primeira é, obviamente, o proprietário dos produtos. Mas, o fato de o proprietário ser o exportador ou o importador dos produtos depende de vários fatores, principalmente: - Termos de Pagamentos - Termos de Comércio (INCOTERMS) LOGÍSTICA INTERNACIONAL

6 Por que depende principalmente destes dois fatores??
Interesse Segurável Por que depende principalmente destes dois fatores?? Termos de pagamento: Implica na transferência de posse do exportador para o importador. Termos de Comércio: Determinam em que pontos as responsabilidades dos exportadores e importadores, sobre a carga, começam e terminam. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

7 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Interesse Segurável Observações Importantes: Mesmo não sendo responsável pelos produtos enquanto eles estão em trânsito, o importador ainda tem interesse em garantir que a carga chegue ao destino em segurança; Utilização de moeda estrangeira: Dependendo do incoterm e do termo de pagamento, caso haja um sinistro, as partes poderão ser prejudicadas com o risco de desvalorização cambial. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

8 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Interesse Segurável Observações Importantes: Confiança entre as partes (importador e exportador): Exportador vende FCA para um importador. A responsabilidade do exportador passa ao importador assim que a mercadoria é entregue ao transportador. No entanto, e se houver uma avaria durante o transito e o importador recusar o pagamento do seguro?? LOGÍSTICA INTERNACIONAL

9 Gerenciamento de Riscos LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Há três maneiras de uma empresa gerenciar riscos, independente de serem seguros de carga internacional ou qualquer outro tipo de risco: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

10 Gerenciamento de Riscos LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Retenção de risco: A empresa decide que é mais econômico não comprar seguro para esses riscos, assumindo assim a responsabilidade. Aspectos que levam uma empresa a reter seus riscos: - Comerciantes internacionais muito grandes: Como seu volume em trânsito é grande, o valor do prêmio de seguro que essa empresa teria que pagar é muito grande, o que acaba cobrindo as poucos perdas que geralmente eles têm. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

11 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
- Aqueles que possuem pouca exposição a risco e trabalham com produtos de pouco valor agregado. Caso tenham uma perda, não teriam conseqüências financeira substanciais. - Aqueles que possuem pequena exposição relativa em virtude de transações internacionais representarem pequena porcentagem de sues negócios. - Empresas que não avaliaram claramente os riscos e acham que o seguro oferecido pela companhia de navegação é o suficiente. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

12 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Obs.: A real responsabilidade que cabe às companhias de navegação sob a “Lei de Transporte Marítimo de Mercadorias” de alguns países, fornece cobertura máxima de US$ 500,00 por embalagem, o que às vezes costuma ser interpretado como um container. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

13 Gerenciamento de Riscos LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Transferência de risco: A empresa decide transferir todos os seus riscos a uma companhia de seguro. Essa estratégia é adotado por três razões: - Empresas que tem muita exposição a riscos e o valor dos produtos que enviam é alto e poderia ter uma impacto financeiro substancial em suas operações. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

14 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
- Exposição a riscos relativamente alta. O valor financeiro das mercadorias pode até ser baixo, mas são importantes e valiosos para a empresa. - Empresas sem experiência no Comércio Internacional, que contratam seguro por não saberem avaliar a exposição a riscos. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

15 Gerenciamento de Riscos LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Abordagem Mista: A empresa decide reter parte do risco e transferir o restante. Essa estratégia pode ser realizada de duas maneiras: - A decisão é feita com base na quantia máxima de exposição a riscos que a empresa deseja assumir. - A decisão é feita com base nos tipos de risco que a empresa prefere assumir. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

16 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Co-Seguro É a diluição da responsabilidade de um seguro entre duas ou mais seguradoras. Isso significa que um seguro de valor muito grande, para ser assumido por uma seguradora, é dividido com outras. - Pode ocorrer por escolha de uma seguradora ou por escolha do segurado. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

17 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Resseguro É a operação que ocorre quando a seguradora contrata uma ou mais seguradoras. Ou seja, é um seguro do seguro. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

18 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Retrocessão Assim como o segurador tem a possibilidade de ressegurar a sua carteira de seguros com um ressegurador, este também pode fazê-lo. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

19 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Documentos de Seguro Proposta: É o documento no qual o segurador fornece à seguradora com todas as informações a respeito do seguro a ser realizado, tais como: Riscos a serem cobertos Detalhes da operação como mercadoria, valores, quantidades... LOGÍSTICA INTERNACIONAL

20 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Documentos de Seguro Apólice de Seguro: Representa o contrato de seguro realizado entre as partes intervenientes e que tem valor jurídico. É onde contam todas as condições do seguro realizado. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

21 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
As apólices podem ser: - Simples: Emitida por embarque. - Aberta: Emitida normalmente para um período de 12 meses e visa cobrir um série de embarques individuais. - Com Prêmio Ajustável: São apólices com vigência anual e ajustes trimestrais. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

22 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Documentos de Seguro Averbação: É o lançamento do embarque individual na apólice de seguro aberta. É também o nome do documento utilizado para informe da seguradora sobre os embarques ocorridos e que devem ser lançados na apólice aberta. Pode ser: Provisória: Antes da ocorrência do embarque Definitiva: Embarque já efetivo LOGÍSTICA INTERNACIONAL

23 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Documentos de Seguro Certificado de Seguro: Quando o seguro é baseado numa “apólice aberta”, o que impossibilita entrega de uma apólice específica por embarque, este é o documento emitido por embarque e que toma o lugar da apólice específica. Obs.: Cada embarque vai sendo averbado na apólice de seguro aberta, e a medida em que vai sendo averbado, são emitidos os Certificados de Seguro. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

24 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Documentos de Seguro Endosso: É o documento com o qual se procede a qualquer alteração numa apólice de seguro, ou certificado de seguro. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

25 Seguro de Crédito à Exportação - SCE LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Visa resguardar o exportador de eventuais problemas decorrentes de riscos comerciais, políticos e extraordinários., sofrido com falat de pagamento. Riscos Comerciais: Inadimplência do importador Riscos Políticos: Impossibilidade da remessa para pagamento em virtude de guerra civil, moratória, revolução... Riscos Extraordinários: Fenômenos naturais como terremotos, furacões.. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

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Taxas de Seguro Compostas a partir de algumas variáveis como: índice de sinistralidade, que tem muito a ver com o modal de transporte e a embalagem da carga transportada. Ex.: Caixa de papelão X Caixa de Madeira LOGÍSTICA INTERNACIONAL

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Cálculos de Seguro No seguro de cargas realizado no comércio exterior é comum englobarmos o próprio prêmio de seguro no cálculo. Assim, em caso de sinistro, a indenização cobrirá também o prêmio, não implicando na perda deste valor. Portanto, se tivermos um valor CIF US$ ,00 (valor segurado) e uma taxa de seguro de 1%. Logo teremos um prêmio de US$ 1.000,00. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

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Cálculos de Seguro O problema é que no momento do cálculo do seguro, ainda não temos o valor CIF, uma vez que não temos o valor do seguro. Portanto, no momento do cálculo, só temos o valor CFR. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

29 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Cálculos de Seguro Dessa forma, teremos a seguinte fórmula, tomando como base, um valor da mercadoria de US$ ,00, frete de US$ 5.000,00 e uma taxa de 5%: CIF=100% / I=5% / CFR=95% > x 100 / 95 = ,68 (CIF) Portanto: > ,68 x 5% = 9.473,68 (seguro) LOGÍSTICA INTERNACIONAL


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