A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS"— Transcrição da apresentação:

1 SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
SISTEMAS SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS

2 Sistema homogêneo é aquele que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado. Sistema heterogêneo é aquele que não apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado.

3 Os sistemas homogêneos são monofásicos ou unifásicos.
Os sistemas heterogêneos são polifásicos, podendo ser difásicos, trifásicos, tetrafásicos, etc.

4 FASES são as diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo.

5 Sistema com n componentes sólidos como regra tem n fases.
Sistema com n gases sempre tem uma única fase. Não existe sistema heterogêneo de dois ou mais gases. Sistema heterogêneo ou é uma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em diferentes estados físicos. Sistema homogêneo ou é uma mistura (homogênea) ou é uma substância pura num único estado físico.

6

7 Componentes principais
Misturas homogêneas Nome Componentes principais Amálgama Mercúrio (Hg) + Prata (Ag) + Estanho (Sn) Vinagre Água (H2O) + ácido acético (CH3COOH) Latão Cobre (Cu) + zinco (Zn) Bronze Cobre (Cu) + estanho (Sn) Aço Ferro (Fe) + carbono (C) Álcool hidratado Etanol (CH3OH) + água (H2O)

8 O leite é considerado uma mistura heterogênea.
Aspecto homogêneo a olho nu Aspecto heterogêneo ao microscópio Copo de leite Líquido branco com gotículas de gordura

9 Substâncias Puras e Misturas:
Diferenciamos uma mistura de uma substância pura normalmente através de suas constantes físicas, tais como: ponto de ebulição (PE) ponto de fusão (PF) densidade (d) Solubilidade (Cs)

10 As substâncias puras mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, diferentemente das misturas. Substância pura é todo material com as seguintes características: Unidades estruturais quimicamente iguais Composição fixa Pode ser representada por uma fórmula Não conserva as propriedades de seus elementos constituintes, no caso de ser substância pura composta.

11 MISTURA – é a reunião de duas ou mais substâncias, sem que haja perda de suas propriedades e sem formação de nova substância. Podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS e HETEROGÊNEAS, conforme a natureza das espécies químicas.

12 MISTURAS HOMOGÊNEAS: duas ou mais substâncias diferentes que apresentam propriedades* semelhantes em toda a sua extensão. Formam um sistema MONOFÁSICO. MISTURAS HETEROGÊNEAS: duas ou mais substâncias diferentes que não apresentam propriedades* semelhantes em toda a sua extensão. Formam sistemas POLIFÁSICOS. *polaridade molecular – moléculas polares e apolares

13 A disseminação Quando fazemos uma mistura de duas ou mais espécies químicas diferentes, pode ocorrer a disseminação, sob forma de pequenas partículas de uma espécie na outra. Havendo disseminação, obtemos um sistema que recebe o nome de Dispersão.

14 Dispersão Disperso – espécie disseminada.
Dispersante/Dispergente – espécie química que dissemina o disperso. Tamanho das partículas – determina qual o tipo de dispersão que o sistema formará.

15 Tipos de dispersões: SOLUÇÃO – o disperso apresenta um diâmetro médio de até 10Å*. O disperso é chamado de SOLUTO e o dispersante é chamado de SOLVENTE. * 1Å cm

16 Tipos de dispersões: 2) DISPERSÃO COLOIDAL - o disperso apresenta um diâmetro entre 10Å e 1000Å. EXEMPLO: fumaça, neblina 3) SUSPENSÃO - o disperso apresenta um diâmetro é superior a 1000Å. O disperso é SÓLIDO e o dispersante é LÍQUIDO. EXEMPLO: leite de magnésia, antibióticos

17 Tipos de dispersões: 4) EMULSÃO – o disperso apresenta um diâmetro é superior a 1000Å. Na emulsão tanto o disperso como o dispersante são LÍQUIDOS. EXEMPLO: leite, maionese

18 Soluções

19 SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES
soluto solvente

20 TIPOS DE SOLUÇÕES SÓLIDAS Ex: OURO 18K GASOSAS Ex: AR FILTRADO
LIQUIDAS Ex: ÁGUA DO MAR

21 Como preparar uma solução?
Basta dissolver um soluto em uma quantidade de solvente. Assim, as moléculas ou íons do soluto separam-se permanecendo dispersas no solvente

22 Isto depende do Coeficiente de solubilidade.
Porém, substâncias diferentes se dissolvem em quantidades diferentes em uma mesma quantidade de solvente na mesma temperatura. Isto depende do Coeficiente de solubilidade. O QUE É O COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE (Cs)?

23 O Cs é a quantidade máxima dissolvida de uma substância em uma determinada temperatura, em uma quantidade padrão de solvente. Exemplo Cs (0ºC) Cs (100ºC) SAL NaCl 357g/L 398g/L SACAROSE C12H22O11 420g/L 3470g/L

24 EXEMPLOS

25 SOLUÇÃO SATURADA contém a máxima quantidade de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura. Essa quantidade máxima é denominada coeficiente de solubilidade.

26 SOLUÇÃO NÃO-SATURADA/INSATURADA
é a solução com quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade.

27 SOLUÇÃO SUPERSATURADA
Se submetermos a solução obtida na situação C a um aquecimento, sob agitação, até que o sal dissolva totalmente e deixarmos o sistema resfriar, em repouso, até a temperatura inicial do sistema, teremos uma solução que contém maior quantidade de soluto (50g) do que a respectiva solução saturada (36g). Essa solução é denominada Supersaturada e é muito instável. Ex: Mel

28 CURVAS DE SOLUBILIDADE

29


Carregar ppt "SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google