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Curso de Segurança Orgânica
Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo
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Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo
APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR MARCUS REIS Policial do Senado Federal Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 2
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Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo
APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Formação Graduado em Direito (Uniceub) Mestre em Economia – economia do crime (UnB) Mestre em direitos fundamentais e conflitos armados – terrorismo (Universidad Carlos III, Madrid) Especialista em terrorismo e insurgência (Center for Hemispheric Studies of Defense, Washington, EUA) Especialista em combate ao crime organizado (National Defense University, Washington, EUA) Certificado em Terrorism Studies (University of St. Andrews, Escócia) Professor da SSP/DF da disciplina Antiterrorismo Professor do Senado Federal do curso Antiterrorismo e Inteligência Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 3
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O que é o terrorismo? Dificuldade em definir esse fenômeno É pejorativo Dúvida entre terroristas e libertadores (“freedom fighters”) – “ultima ratio of free man” Maior parte dos países da ONU são pobres, que viam o termo terrorismo de forma aceitável – pressão do mais fraco Melhor definição como tática, estratagema DIFICULDADE DE A SUPERPOTÊNCIA LIDAR COM ESSE FENÔMENO – NÃO É UMA GUERRA TRADICIONAL Segundo Ulrich Beck (“sobre o terrorismo e a guerra”) vivemos em uma sociedade de riscos e existem três tipos que ameaçam o planeta: destruição do meio ambiente; economia global e o terrorismo. Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 7
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Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo
DEFINIÇÕES “o terrorismo é uma etapa de uma seqüência de ações que visa a produzir um fim político desejado, sendo melhor caracterizado, portanto, como parte de uma estratégia, algo que definimos como um estratagema.” (DINIZ, Eugênio. Compreendendo o Fenômeno do Terrorismo. IN BRIGADÃO, C. e PROENÇA JR, D. Paz e Terrorismo. Ed. Hucitec, São Paulo, 2004, p. 197 a 222). “Uso ilegítimo da força contra pessoas ou propriedades para intimidar ou coagir governos ou sociedades, muitas vezes com fins políticos, religiosos ou ideológicos” (Departamento de Estado dos EUA) “uso ilegítimo da força ou violência contra pessoas ou propriedades para intimidar ou coagir governos, a população civil, ou qualquer segmento, com fins políticos ou sociais” (FBI) “instrumento de política externa” (Louise Richardson, no trabalho “Global Rebels”) “método de ação, e não uma lógica de ação. O fim do terror não é formar o contraestado, como é na insurgência, mas um método, estratagema para pressionar o governo.” (Tom Marks – “insurgency in a time of terrorism”) Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 8
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TERRORISMO NA ESCALA DA VIOLÊNCIA
CONCEITOS E FUNDAMENTOS TERRORISMO NA ESCALA DA VIOLÊNCIA Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 9
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Segundo DAVID J. WHITTAKER: “A essência do terrorismo é o intento em induzir medo na sociedade, não visando somente sua vítima direta, fazendo o governo ou a sociedade mudar seu comportamento político” Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 10
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Segundo Bruce Hoffman: Fins políticos Uso da violência ou ameaça desta Para atemorizar mais que o alvo direto, causar terror na sociedade, no grupo Conduzida por uma organização estruturada, organizada Ação planejada, calculada Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 11
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TERRORISMO E O DIREITO BRASILEIRO 1) Constituição de 1988: Repúdio ao terrorismo e ao racismo – art. 4º Princípios de Relações Internacionais crime inafiançável e insuscetível de graça e anistia. Art. 5º, XLIII 2) Lei 8.072/1990 – lei dos crimes hediondos – equipara o terrorismo aos crimes hediondos prevendo mecanismos de repressão similares como impossibilidade de anistia, graça e indulto; impossibilidade de livramento sob fiança, regime de cumprimento da pena de 2/3 para benefícios do sursis 3) Terrorismo é citado brevemente na Lei de Segurança Nacional (L , de 1983) – ATOS DE TERRORISMO. O artigo 20 define como crime "praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas clandestinas ou subversivas". A pena é prisão de 3 a 10 anos. O Poder Legislativo e Judiciário desconfiam muito dessa lei, tendo em vista o momento de sua confecção 4) Lei , de 2 de agosto Diz que as organizações terroristas definidas assim pelo direito internacional, em tratados, também serão reconhecidas como tal pela legislação brasileira e terão o mesmo tratamento de organizações criminosas Homicídio? Lesão corporal? Dano? Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 12
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Pode um grupo criminoso cometer um ato terrorista? “Violência conduzida por uma organização criminosa pode ser caracterizada como um ato terrorista se tal evento busca influenciar a política de determinado governo” (David J. Whittaker, The terrorist reader, 2003) Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 13
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Pode um grupo criminoso cometer um ato terrorista? Definição de Terrorismo (Hoffman) Fins políticos Uso da violência ou ameaça desta Para atemorizar mais que o alvo direto, causar terror na sociedade, no grupo Conduzida por uma organização estruturada, organizada Ação planejada, calculada Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 14
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Terrorismo Hoje internacionalização e globalização beneficiaram o terror – tecnologia, comunicações e terceirização fronteiras nacionais e facilidade de trânsito Burocracia e resposta do Estado Busca de vítimas não-combatentes utilização do crime organizado E VICE-VERSA – narcos, falsificadores, traficantes de pessoas etc. suicídios – homens e mulheres-bomba – altamente eficiente utilização da mídia – BUSCA DE GRANDES EVENTOS COM COBERTURA DA IMPRENSA – COPA DO MUNDO, OLIMPÍADA, SHOWS MUSICAIS ETC possibilidade de uso de armas de destruição em massa grandes atentados – quanto mais mortes mais terror paralisação do Estado – sistemas de transporte, energia, petróleo, comunicação etc. impossibilidade de negociar (TERROR FUNDAMENTALISTA, ISLÂMICO OU QTUBIANO – eliminação do alvo é doutrina de todas as polícias) Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 15
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CAUSAS DO TERROR DONATELLA DELLA PORTA (LEFT-WING TERRORISM IN ITALY, 1990) 1) Oportunidade política – crises econômicas, crises sociais, crises políticas, movimentos sociais, desestabilização, consolidação democrática, capitalismo, GRANDES EVENTOS (Brasil – copa do mundo e olimpíadas). 2) Ideologia que vai suprir necessidades nessa oportunidade política – capitalismo x socialismo; capital x trabalho; brancos x negros; judeus x muçulmanos, presidiários x sistema penal; pobres x ricos; indígenas x Estado etc. 3) Laços de fraternidade entre indivíduos – laços religiosos, de família, de condição social (grandes laços na população carcerária, laços de trabalho, renda, cor, etnia etc.), de lealdade etc. Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 16
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CAUSAS DO TERROR O ESTADO REDUZINDO AS CAUSAS PARA O TERROR Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 17
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OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS OBJETIVOS Mudança regime Mudança territorial Mudança atuação política (crime organizado a utiliza) Controle social (crime organizado pode utilizá-la) Manter status quo Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 18
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OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS Atrito (mostrar força ao Governo) Intimidação (mostrar força à sociedade) Provocação (forçar o Estado a responder de forma exagerada e ganhar apoio externo) Sabotagem da paz Competição Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 19
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OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 20
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OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 21
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LÓGICA DO TERROR O “terrorismo não é um crime de paixão”. Assim é caracterizado pelo professor Jürgen BRAUER (2002) no seu texto On the economics of terrorism. Destaca esse autor que o terrorismo possui uma lógica; logo não existem atentados terroristas indiscriminados. Estes atos são perpetrados com base em determinada racionalidade para a consecução de objetivos claros e desejados. Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 22
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LÓGICA DO TERROR POLÍTICA ECONÔMICA PSICOLÓGICA Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 23
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LÓGICA DO TERROR POLÍTICA Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 24
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LÓGICA DO TERROR Terrorismo é um ato de violência praticado por um grupo organizado, de forma planejada, com um fim político. Assim, a motivação política está por trás de um atentado terrorista, de sua lógica. Um grupo terrorista tenta por intermédio de suas ações transformar a realidade em direção a um dever ser, usando a ideologia (que o motiva politicamente) para justificar quaisquer atos, inclusive os de violência, como necessários à transformação da realidade. Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 25
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LÓGICA DO TERROR nacionalismo e separatismo religião comunismo racismo meio ambiente e defesa animais defesa pobres indígena antiaborto antiglobalização Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 26
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LÓGICA DO TERROR ECONÔMICA Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 27
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LÓGICA DO TERROR O comportamento de um grupo terrorista é racional, ainda que o comportamento isolado de seus membros possa não ser; Governos mais duros (limitando ou impedindo grupos insurgentes de se manifestar) aumentam o custo do disenso legal, diminuindo o custo de comportamentos ilegais O aumento do custo de determinado comportamento ilegal faz com que haja substituição deste comportamento por outro – ex. Aumento do custo de sequestros faz com que se mude para carros-bomba Ataques com explosivos são a forma mais barata de cometer atos de terror caso comparemos com outras formas. Suicídios são os mais eficientes; A disponibilidade de massa recrutável diminui em muito o custo de atos terroristas – indigentes, pobres, extremistas etc. Governos devem evitar o surgimento dessas massas para aumentar o custo dos terroristas Atos terroristas acontecem em ciclos – após um atentado, aumenta-se a segurança e os custos para novos atentados, mas os governos relaxam e os custos diminuem A cobertura da mídia aumenta os beneíicios para os terroristas pela divulgação gratuita de suas ações Ceder a grupos terroristas gera o efeito de que novos atos acontecerão esperando a mesma reação do governo – política da não negociação com terroristas Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 28
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LÓGICA DO TERROR Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 29
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LÓGICA DO TERROR PSICOLÓGICA Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 30
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LÓGICA DO TERROR Todos temos um modelo interno de sanção (self-sanction) que é importantíssimo na regulação de nossas condutas. São os nossos freios internos de condutas nocivas a nós e ao outro. As pessoas possuem padrões morais que servem de guia e para a contenção de uma conduta Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 31
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LÓGICA DO TERROR Esse mecanismo interno de contenção só opera se estiver ativado. Existem processos psicológicos diversos pelos quais se pode desativar esse processo interno. Drogas, álcool, sofrimento, religião, ideologias podem levar a prejudicar essa contenção interna presente nos seres humanos. Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 32
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LÓGICA DO TERROR Como desligar este mecanismo interno moral do ser humano? 1. Justificação moral 2. Linguagem eufêmica 3. Vantagens comparativas 4. Retirada de responsabilidade 5. Difusão da responsabilidade 6. Distorção das consequências 7. Desumanização 8. Atribuição de responsabilidade Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 33
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ESTRUTURA E FORMAÇÃO A estrutura de um grupo terrorista (e de crime organizado) obecece à mudança da sociedade, causada principalmente pelos avanços tecnológicos e pela urbanização. Obedecem às necessidades de agilidade e de invisibilidade da estrutura organizacional. Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 34
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ESTRUTURA E FORMAÇÃO Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 35
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ESTRUTURA E FORMAÇÃO vantagens Hierárquico Em rede desvantagens Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 36
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ESTRUTURA E FORMAÇÃO Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 37
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SELEÇÃO DE ALVOS A modernização e a urbanização, bem como a melhora dos meios de transporte e de comunicação, transformaram nossa sociedade em um supermercado de alvos para terroristas. A complexidade do mundo em que vivemos estabelece uma sociedade em que tudo é alvo. Vivemos em um mundo em que tudo está conectado e em interdependência. Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 38
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SELEÇÃO DE ALVOS Os Alvos podem ser então: civis não-combatentes Autoridades; policiais militares prédios públicos prédios privados organismos internacionais monumentos públicos Laboratórios e institutos de pesquisa infraestrutura de comunicação e dados usinas, estações de água, zonas de abastecimento etc. Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 39
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SELEÇÃO DE ALVOS Fatores determinantes na escolha do alvo: Relacionado com meu objetivo? Qual propaganda me trará? Recursos financeiros Recursos humanos Recursos materiais Características do Estado-alvo, medidas de contraterrorismo, cultura de segurança, preparação das polícias etc. Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 40
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TÁTICAS TERRORISTAS Táticas disponíveis: - assassinatos discriminados - assassinatos aleatórios - ataques com explosivos (melhor custo/benefício) - ataques suicidas (o mais eficiente de todos) - sequestros - protestos violentos - incêndios - sabotagem - terror em meios de transporte - armas de destruição em massa Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 41
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TABELA DE ORGANIZAÇÃO E MEMBROS Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 42
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TABELA DE ORGANIZAÇÃO E MEMBROS Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 43
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MODELOS DE RESPOSTA RESPOSTA MODELO DA GUERRA MODELO DA JUSTIÇA CRIMINAL Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 44
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MODELOS DE RESPOSTA Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 45
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MODELOS DE RESPOSTA GUERRA Deixa para as Forças Armadas É uma força extrema Vantagens Desvantagens Quando usar? Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 46
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MODELOS DE RESPOSTA JUSTIÇA Trabalho das polícias Preparação das polícias Identificado com o combate ao crime Vantagens Desvantagens Quando usar? Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 47
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PALAVRAS FINAIS VÍDEO Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 48
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PALAVRAS FINAIS MUITO OBRIGADO Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 49
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PALAVRAS FINAIS MARCUS REIS Policial do Senado Federal Elaboramos este Guia com o objetivo de fornecer orientações técnicas, pedagógicas e metodológicas para auxiliá-lo (a) na construção do material didático que será utilizado nas ações educacionais da SENASP. Vale lembrar que esse guia não tem a intenção de alterar a sua dinâmica de produção textual, mas orientá-lo (a) no desenvolvimento da escrita de um material didático que atenda as necessidades da atividade educacional, principalmente, no que diz respeito à linguagem e ao uso das diversas formas de comunicação. Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo 50
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