A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo."— Transcrição da apresentação:

1 História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo.
Cultura Egípcia História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo.

2 Localização Geográfica
A civilização do Antigo Egipto apareceu no nordeste de África e é atravessada pelo rio Nilo.

3 Deuses Egípcios Os egípcios eram politeístas, assim sendo adoravam vários Deuses e prestavam-lhes culto diariamente. Acreditavam que eles tinham criado o mundo e governado o Egipto no inicio dos tempos.

4 Rá: Deus-Sol, criador dos Deuses e da ordem divina.
Toth: Deus-Escriba, representante da Lua. Anúbis: representante da morte e do submundo. Bastet: Deusa-Gata, representante da fertilidade. Hórus: Deus do Céu.

5 Maát: Deusa representante da justiça, verdade, harmonia e Universo.
Seth: Deus da tempestade, do mal, da desordem e da violência. Osíris: Deus dos mortos, do renascimento – Juiz supremo do mundo dos mortos. Ísis: Deusa da família, modelo de esposa e mãe invencível e protectora. Geb: Deus da Terra.

6 Templos Eram grandiosos, de dimensões enormes, com um portão imponente e amplos pátios abertos. Eram sustentados por gigantescas colunas. Ao fundo ficava a estátua do deus local.

7 Esfinges A esfinge egípcia é uma antiga criatura mística usualmente tida como um leão com uma cabeça humana, normalmente a de um faraó.

8 Pirâmides As pirâmides são túmulos gigantescos construídos ao longo do Antigo Império, que se destinavam a albergar e proteger o corpo do faraó para além de o conservarem para a vida futura.

9 Sociedade Egípcia Hierarquizada:
FARAÓ SACERDOTES CHEFES MILITARES ESCRIBAS POVO EGÍPCIO ESCRAVOS

10 Vestuários da Época: O povo egípcio utilizava basicamente o linho para suas vestimentas, possuíam o cabelo rapado e faziam uso de perucas ricamente ornamentadas.

11 Os faraós usavam ricas coroas de variadas formas, tinham também o hábito de pintar o contorno dos olhos para lhe dar maior destaque.

12 Hieróglifos: Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais sagrados. Este sistema constitui o mais antigo e organizado de escrita no mundo.

13 A Agricultura: Dependia da irrigação e das cheias anuais do Nilo.
Todos os anos os sacerdotes realizavam cerimónias que deveriam garantir a chegada da inundação.

14 Alimentação/ Refeições:
Carne de gado ou de galináceos, peixes, legumes e frutas. O pão e a cerveja. Usavam facas, colheres e garfos, ou comiam com as mãos, tinham uma alimentação rica e saudável.

15 Banquetes: A música e a dança faziam parte dos banquetes.
A sala da recepção era decorada com flores. Harpas, flautas e gaitas inundavam o ambiente de melodia.

16 O Casamento: Não dependia da lei. – Eu te faço minha mulher (noivo),
– Fizeste-me tua mulher (noiva). Com o consentimento do pai da noiva, o que selava a união era a coabitação: a moça saía da casa dos pais e ia viver na do marido.

17 Habitações: Templos construídos em pedra para toda a eternidade, mas casas de tijolo para durar apenas uma vida. Essa parece ser a filosofia de construção dos antigos egípcios.

18 Higiene: Lavavam-se várias vezes ao dia, Limpavam as unhas dos pés,
A maquilhagem era usual (homens/ mulheres) Todos se vestiam com roupas de linho.

19 Mumificação No Egipto Antigo acreditavam na vida após a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições económicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo de mumificação.  

20 Bibliografia: Fontes usadas para aula:
Primeiras Civilizações, História do Mundo – Editora: Selecções do Reader’s Diges Livro: Deuses, tumulos e sábios – Editora melhoramento 7ª Edição


Carregar ppt "História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google