A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo."— Transcrição da apresentação:

1 Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
1- pleonasmo: reafirmar uma ideia. Subir para cima, sair para fora, entrar para dentro... 2-polissíndeto: repetição de conectivo coordenativo. “E logo esbarro em tua ausência – essa lâmina exata que me penetra e fere e sangra e mata.” Ivan Junqueira

2 3- Anáfora: Repetição de vocábulo no início de cada verso, frase.
“Como caíram tantas águas, nublou-se o horizonte, nublou-se a floresta, nublou-se o vale.” Cecília Meireles 4- Quiasmo: inversão da ordem nas partes simétricas dos segmentos. “A benção como espada A espada como benção.”

3 5- Elipse: Omissão de termo facilmente subentendido
5- Elipse: Omissão de termo facilmente subentendido. “Jamais permitiria que seu marido fosse para o trabalho com roupa mal passada; não dissessem os colegas que era uma esposa descuidada.” 6- Zeugma: supressão de um termo anteriormente expresso. Sandra gosta de matemática; eu, de português. 7- Assíndeto: ausência de conjunções coordenativas. “Vim, vi, venci.” 8- Silepse: concordância ideológica. Enfim, lá em São Paulo todos éramos felizes graças ao seu trabalho. São Paulo é movimentada. “Esta gente está furiosa e com medo; por consequência, capazes de tudo.”

4 9- Hipérbato: alteração de ordem resultando em construção atípica
9- Hipérbato: alteração de ordem resultando em construção atípica. “A dor abrandará que me devora.” 10- Anacoluto: quebra da estrutura lógica, abandono sintático. “Eu, toda vez que chego, você me chama pra conversar.” 11- Eufemismo: emprego de alguma expressão mais suave para revelar uma ideia chocante. ... E dormiu seu último sono. 12- Hipérbole: comunicar-se através de exageros. Chorei rios por você...

5 13- Apóstrofe: chamamento, invocação
13- Apóstrofe: chamamento, invocação. Senhor Deus, onde estas que não respondes!!!!!!!!!! 14- Gradação: disposição da ideias em ordem crescente ou decrescente. "O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário." (Olavo Bilac) 15- Assonância: repetição de um mesmo som vocálico. 16- Aliteração: repetição de um mesmo som consonantal. Na messe, que enlouquece, estremece a quermesse. 17- Onomatopeia: reprodução de sons naturais. Tic tac , cabum!!, grrr...

6 18- Metáfora: consiste na aproximação por semelhança, emprega-se um termo ao invés de outro: Minha boca é um túmulo. (entre boca e túmulo existe um item semelhante: o silêncio) 19- Comparação: também há, neste recurso, a referência por semelhança. No entanto a comparação traz expressa a característica semelhante, que é acompanhada por um elemento comparativo (metáfora esticada): Minha boca é silenciosa como um túmulo. 20- Catacrese: por falta de um termo específico, toma-se outro, devido à semelhança, emprestado. Trata-se de uma metáfora tão usada que perde-se a noção do uso figurado da palavra: O pé da mesa quebrou.

7 21- Metonímia: emprega-se um termo como se fosse extensão de outro, há uma relação de contiguidade: Tomei três pratos de sopa. Li Machado de assis. 22- Paradoxo: ideias contrárias. Amor é fogo que não queima. 23- Antítese: elementos contrários empregados em um mesmo pensamento. Ao longo do dia, trabalho; à noite, descanso.

8 24- Ironia: dizer o contrário daquilo que se pensa
24- Ironia: dizer o contrário daquilo que se pensa. De certa forma, a ironia reveste-se da crítica ou do humor. Você é tão meiga, Sandra, que até o soldado romano mais cruel a temeria. As figuras subdividem-se em: Figuras de som; Figuras de construção; Figuras de pensamento; Figuras de palavra. São, comumente, recursos do texto literário.


Carregar ppt "Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google