A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA"— Transcrição da apresentação:

1 OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA

2 OSTEOPATIA EXISTE UMA ANTIGA RIVALIDADE ENTRE OS OSTEOPATAS E OS QUIROPRAXISTAS, OS PRIMEIROS ACUSAM OS SEGUNDOS DE PLÁGIO E OS SEGUNDOS ACUSAM OS PRIMEIROS DE CAPITULAÇÃO DA OSTEOPATIA Á MEDICINA TRADICIONAL. A OSTEOPATIA É UMA TERAPIA QUE SURGIU NOS EUA, ATRAVÉS DO DR. ANDREW TAYLOR STILL ( ) QUE ENUNCIOU OS PRINCIPIOS DESTA TERAPÊUTICA DA MEDICINA NATURAL. ETIOLOGICAMENTE OSTEOPATIA PROVÉM DOS TERMOS GREGOS OSTIÓN (OSSO) E PATHOS (DOENÇA) OSTEOPATIA É UMA DENOMINAÇÃO CORRETA QUE INDICA A INFLUÊNCIA DA DOENÇA, AS SUAS CAUSAS E OS SEUS TRATAMENTOS MANUAIS, E NÃO UMA LESÃO LOCAL DE UM DETERMINADO OSSO.

3 O QUE É A OSTEOPATIA? É um sistema de medicina complementar extremamente eficaz, cuja filosofia de base incide no restabelecimento da função e mobilidade do sistema esqueletico-muscular Acredita que quando esta estrutura não se encontra em perfeita condições surgem disfunções e dores, sobretudo ao nível da coluna, mais também podem provocar alterações bioquímicas que afetam, alem dos músculos, todos os órgãos e respectivas funções.

4 COMO É FEITA? O TRATAMENTO É BASEADO EM UM EXAME CLÍNICO. UM DIAGNÓSTICO OSTEOPATICO DEVE CONDUZIR A UM ATO TERAPÊUTICO OSTEOPATICO. ATRAVÉS DE TECNICAS MANUAIS TEM COMO OBJETIVO RESTABELECER A MOBILIDADE PERDIDA E DA EQUILÍBRIO AO SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO, SACRO-CRANIAL E VISCERAL MANTENDO A ELASTICIDADE DO TECIDO CONJUNTIVO EM TODOS OS SEUS SISTEMAS. A FUNÇÃO DO OSTEOPATA É FAVORECER AS ESTRUTURAS OSSEAS A VOLTAREM A SEUS LUGARES ORIGINAIS,OU SEJA, HARMONIZAR AS ESTRUTURAS,DEIXANDO A NATUREZA CUMPRIR O SEU PAPEL.

5 INDICAÇÃO: Pessoas que sofram de dores indefinidas nas costas, como por exemplo de ciática; Dores musculares no pescoço, ombro ou braço, que resultem de doença crônica ou de lesão (ex: lesões na cervical, torcicolos; Dores nas articulações, resultantes de distensões ou entorses, artrites e problemas de mobilidade da articulação dos maxilares; Dores de cabeça e sinusite; Stress de postura e ocupacional, hérnias discais e lombalgias; Perturbações digestivas ou respiratórias, incluindo asma; Traumatismos: pós-parto, traumatismo de acidentes e lesões desportivas.

6 QUIROPRAXIA DANIEL DAVID PALMER, O CRIADOR DA QUIRO PRAXIA, CUNHOU ESTE TERMO EM 1988, A PARTIR DOS RADICAIS GREGOS KEIRÓS (MÃOS), E PRÁXIS, (REALIZAÇÃO, ATIVIDADE).

7 O QUE É A QUIROPRAXIA? É uma profissão na área da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento vertebral.

8 O cérebro controla a função do corpo enviando ordens e recebimento informações como temperatura, pressão etc. De todas as partes do corpo.toda essa troca ocorre através da sinapses nervosas entre os neurônios chamados de nervos.

9 Os nervos que partem do cérebro, passam por dentro da coluna vertebral e vão para seu destino, órgãos,vísceras ou membros, através de forames entre uma vértebra e outra. Quando esses forames tem o desvio de uma ou mais vértebras ocorre um pinçamento de nervos causando dor e parestesia.

10 sintomas Se o pinçamento for na coluna cervical é comum aparecerem dores de cabeça que não cedem com medicação. Se o bloqueio for na coluna torácica podem surgir sintomas como dores de estomago,abdome etc. Se for na coluna lombar a pessoa terá dores no quadril ou nas pernas(a famosa dor de ciático) mau funcionamento da bexiga ou intestino etc.

11 DIAGNOSTICO DO QUIROPRAXISTA
O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de teste ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética serão solicitados.

12 COMO É FEITO O TRATAMENTO DA QUIROPRAXIA?
O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos") podem ser empregadas.

13 CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
DISPÕE SOBRE O RECONHECIMENTO DA QUIROPRAXIA E DA OSTEOPATIA COMO ESPECIALIDADES PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIÂS. CONSIDERANDO:QUE OS ATOS PROFISSIONAIS,CINESIOLOGICOS E MANIPULATIVOS, DIAGNOSTICOS E TERAPEUTICOS, SÃO PRÓPRIOS E EXCLUSIVOS DE PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA:

14 BIBLIOGRAFIA www.quiropraxia.org./faq.html www.saudenainternet.com.br

15 FACULDADE DOM PEDRO II CLEBER SENNA CHRISTINE MARCIA JOSE JORGE
RAIMUNDO NONATO ZARA MARIA


Carregar ppt "OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google