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Publicidade e Propaganda

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Apresentação em tema: "Publicidade e Propaganda"— Transcrição da apresentação:

1 Publicidade e Propaganda
Pesquisa de Mercado Carlos Freire – © 2011 Pearson. Todos os direitos reservados.

2 Publicidade e Propaganda
Modelo de Pesquisa Causal - Experimentação Carlos Freire – © 2011 Pearson. Todos os direitos reservados.

3 Publicidade e Propaganda
Modelo de Pesquisa Causal - Experimentação Foco deste capítulo Relação com os capítulos anteriores Relação com o processo de pesquisa de marketing Causalidade. Experimentação. Modelos de experimentação. Modelo de pesquisa causal (Capítulo 3). Definição do problema Abordagem do problema Modelo de pesquisa Trabalho de campo Preparação e análise dos dados Preparação e apresentação do relatório Carlos Freire –

4 Publicidade e Propaganda
Experimentação: visão geral Aplicação a questões contemporâneas Tecnologia Ética Internacional Caso de abertura Validade na experimentação Validade interna Validade externa Conceito de causalidade Condições para a causalidade O que é experimentação? Definição dos símbolos Carlos Freire –

5 Publicidade e Propaganda
Experimentação: visão geral Aplicação a questões contemporâneas Tecnologia Ética Internacional Caso de abertura Modelos estatísticos Classificação dos modelos experimentais Modelos pré-experimentais Modelos verdadeiramente experimentais Modelos quase experimentais

6 Publicidade e Propaganda
Aplicação a questões contemporâneas Tecnologia Ética Internacional Caso de abertura Aplicação: teste de mercado Experimentos em laboratórios versus experimentos de campo Experimentação: visão geral

7 Publicidade e Propaganda
Experimentação como pesquisa conclusiva Pesquisa conclusiva Descritiva Causal Experimentação Experimentos de campo Experimentos em laboratório

8 Publicidade e Propaganda
Pesquisa Causal Exige um modelo planejado e estruturado. Relações causais são aquelas envolvem variáveis de causa e efeito. A hipótese de que uma campanha publicitária levará a (causa) um aumento nas vendas.

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Condições para a causalidade Variação concomitante ocorre quando a causa presumida (X) e o efeito presumido (Y) estão presentes e variam da maneira prevista pela hipótese. Ordem de tempo de ocorrência das variáveis. Para uma variável hipoteticamente causar efeito na outra, ela deve preceder ou ocorrer simultaneamente com o efeito; ela não pode ocorrer depois.

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Modelos de Questionário Um questionário é um conjunto formalizado de perguntas que visam a obter uma informação dos entrevistados.

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Processo de Construção do Questionário Especificar as informações necessarias Especificar o tipo de método de entrevista Determinar o conteúdo individual da questões Construir perguntas que superem a falta de capacidade e de disposição do entrevistado em responder Decidir sobre a estrutura das perguntas Determinar o texto da perguntas Estabelecer uma ordem apropriada para as perguntas

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Efeito do Método de Entrevista na Formulação de questionários Projeto para Lojas de Departmentos Questionário por Correio, ou Internet Por favor, coloque as lojas de departamentos abaixo na ordem dos lugares em que prefere fazer compras. Comece escolhendo a loja de que mais gosta e dê-lhe o número 1. Depois escolha sua segunda preferida e dê-lhe o número 2. Continue assim até que todas as lojas estejam colocadas na sua ordem de preferência. Aquela de que você menos gosta deve receber o número 10. Duas lojas não podem receber o mesmo número.

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Efeito do Método de Entrevista na Formulação de questionários Loja Ordem de Preferência 1. C&A ____________ 2. Renner ____________ 10.Bemol ____________

14 Publicidade e Propaganda
Efeito do Método de Entrevista na Formulação de questionários Questionário por Telefone Vou ler para você os nomes de algumas lojas de departamentos. Por favor, coloque-as na ordem dos lugares em que prefere fazer compras. Use uma escala de 10 pontos, em que o número 1 corresponde àquela de que você Menos Gosta e o número 10 corresponde àquela de que você Mais Gosta. Os número de 1 a 10 refletem os graus intermediários da sua preferência. Repetindo, por favor lembre-se de que, quanto mais alto o número, maior seu grau de preferência por aquela loja. Agora, por favor me diga o quanto gosta de fazer compras na (LEIA UMA LOJA POR VEZ)

15 Publicidade e Propaganda
Efeito do Método de Entrevista na Formulação de questionários  Loja Não Gosto Muito Gosto Muito 1. C&A 2. Renner . 10. Bemol

16 Publicidade e Propaganda
Efeito do Método de Entrevista na Formulação de questionários  Loja Não Gosto Muito Gosto Muito 1. C&A 2. Renner . 10. Bemol

17 Publicidade e Propaganda
Efeito do Método de Entrevista na Formulação de questionários Questionário Pessoal (ENTREGUE CARTÕES DAS LOJAS DE DEPARTMENTOS AO ENTREVISTADO.) Aqui está um conjunto de nomes de lojas de departamentos, cada um escrito em um cartão separado. Por favor examine-os com cuidado. (DÊ TEMPO AO ENTREVISTADO). Agora, por favor examine estes cartões novamente e tire aquele que contém o nome da loja de que você mais gosta, onde você prefere fazer compras. (REGISTRE O NOME DA LOJA E FIQUE COM O CARTÃO).

18 Publicidade e Propaganda
Efeito do Método de Entrevista na Formulação de questionários Agora, por favor examine os nove cartões restantes. Das lojas que estão aí, qual é aquela em que você prefere fazer compras? (REPITA ESTE PROCEDIMENTO SEQUENCIALMENTE ATÉ QUE O ENTREVISTADO TENHA APENAS UM CARTÃO EM MÃOS.) Posição da Loja Nome da Loja __________________ __________________ . __________________

19 Publicidade e Propaganda
Conteúdo das questões individuais: SÃO NECESSÁRIAS VÁRIAS PERGUNTAS AO INVÉS DE UMA? Algumas vezes são necessárias várias perguntas para obter as informações necessárias de maneira a não deixar ambiguidades. Considere a questão:

20 Publicidade e Propaganda
Conteúdo das questões individuais: SÃO NECESSÁRIAS VÁRIAS PERGUNTAS AO INVÉS DE UMA? “Você acha que a Coca-Cola é um refrigerante gostoso e refrescante?”

21 Publicidade e Propaganda
Conteúdo das questões individuais: SÃO NECESSÁRIAS VÁRIAS PERGUNTAS AO INVÉS DE UMA? “Você acha que a Coca-Cola é um refrigerante gostoso e refrescante?” Esta questão é chamada de questão de duplo efeito, pois junta duas ou mais perguntas em uma só. Para obter a informação necessária, são necessárias duas perguntas diferentes: (Incorreto)

22 Publicidade e Propaganda
Conteúdo das questões individuais: SÃO NECESSÁRIAS VÁRIAS PERGUNTAS AO INVÉS DE UMA? “Você acha que a Coca-Cola é um refrigerante gostoso?” e “Você acha que a Coca-Cola é um refrigerante refrescante?” (Correto)

23 Publicidade e Propaganda
Superando a Incapacidade de Responder O Entrevistado Está Bem Informado? Em situações em que nem todos os entrevistados estão bem informados sobre o assunto de interesse, questões filtro, que medem familiaridade e experiência, devem ser feitas antes das perguntas sobre os tópicos pesquisados. Uma opção “não sei” parece reduzir as respostas mal informadas sem reduzir a frequência de respostas.

24 Publicidade e Propaganda
Superando a Incapacidade de Responder O Entrevistado Está Bem Informado? Quantos litros de refrigerante você consumiu nas últimas quatro semanas? (Incorreto)

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Superando a Incapacidade de Responder O Entrevistado Está Bem Informado? Quantos litros de refrigerante você consumiu nas últimas quatro semanas? (Incorreto) Com que frequência você consome refrigerantes em uma semana normal? (Correto) 1.                 ___ Menos de uma vez por semana 2.                 ___ 1 a 3 vezes por semana 3.                 ___ 4 a 6 vezes por semana 4.                 ___ 7 ou mais vezes por semana

26 Publicidade e Propaganda
Superando a Incapacidade de Responder O Entrevistado Consegue Formular Suas Respostas? Os entrevistados podem não conseguir articular certos tipos de resposta como, por exemplo, descrever o ambiente de uma loja de departamentos. Deve-se entregar aos entrevistados recursos como figuras, mapas e descrições para ajudá-los a articular suas respostas.

27 Publicidade e Propaganda
Superando a Incapacidade de Responder O Entrevistado Consegue Formular Suas Respostas? A maior parte dos entrevistados reluta em dedicar muito esforço para dar informações.

28 Publicidade e Propaganda
Superando a Incapacidade de Responder O Entrevistado Consegue Formular Suas Respostas? A maior parte dos entrevistados reluta em dedicar muito esforço para dar informações. Por favor, liste todos os departamentos nos quais você comprou mercadorias em sua última compra em uma loja de departamentos (Incorreto)

29 Publicidade e Propaganda
Superando a Incapacidade de Responder O Entrevistado Consegue Formular Suas Respostas? Na lista abaixo, por favor marque todos os departamentos onde você comprou mercadorias em sua última compra em uma loja de departamentos. 1. Vestuário feminino ____ 2. Vestuário masculino ____ 3. Vestuário infantil ____ 4. Cosméticos ____ Jóias ____ 17. Outros (favor especificar) ____ (Correto)

30 Publicidade e Propaganda
Superando a Relutância em Responder Contexto Os entrevistados relutam em responder perguntas que consideram não apropriadas em um determinado contexto. Portanto, as informações pedidas devem parecer apropriadas. Legitimidade do Propósito Explicar por que os dados são necessários pode tornar as informações legítimas e aumentar a disposição dos entrevistados em responder.

31 Publicidade e Propaganda
Superando a Relutância em Responder Informações Delicadas Os entrevistados relutam em revelar informações delicadas, pelo menos de maneira precisa, pois isso pode causar constrangimentos ou ameaçar seu prestígio e autoimagem.

32 Publicidade e Propaganda
Superando a Relutância em Responder Aumentando a disposição dos entrevistados Coloque os assuntos delicados no final questionário. Introduza a questão com uma afirmação de que o comportamento de interesse é comum. Faça a pergunta usando a técnica da terceira pessoa enuncie a pergunta como se se referisse a outra pessoa.

33 Publicidade e Propaganda
Superando a Relutância em Responder Aumentando a disposição dos entrevistados Coloque a questão dentro de um conjunto de outras questões que os entrevistados se dispõem a responder. Toda a lista de questões, então, pode ser perguntada rapidamente. Apresente categorias de resposta em vez de pedir cifras específicas. Use técnicas de randomização.

34 Publicidade e Propaganda
Tipos de Questões Questões Não-estruturadas Estruturadas Múltipla escolha Dicotômica Escala

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Tipos de Questões As Questões Não Estruturadas são perguntas abertas que os entrevistados respondem com suas próprias palavras. Você pretende comprar um carro novo nos próximos seis meses? __________________________________

36 Publicidade e Propaganda
Tipos de Questões As Questões Estruturadas especificam um conjunto de respostas alternativas e o formato da resposta. Uma questão estruturada pode ser de múltipla escolha, dicotômica ou de escala.

37 Publicidade e Propaganda
Tipos de Questões Em questões de múltipla escolha, o pesquisador dá opções de respostas aos entrevistados, que devem escolher uma ou mais alternativas dadas. Você pretende comprar um carro novo nos próximos seis meses? ____ Decididamente não ____ Provavelmente não ____ Indeciso ____ Provavelmente sim ____ Decididamente sim ____ Outro (favor especificar)

38 Publicidade e Propaganda
Tipos de Questões A pergunta dicotômica possui apenas duas alternativas de resposta: sim ou não, concordo ou discordo, e assim por diante. Muitas vezes as duas alternativas de interesse são complementadas por outra neutra, como “sem opinião”, “não sei”, ambos ou “nenhum”. Você pretende comprar um carro novo nos próximos seis meses? _____ Sim _____ Não _____ Não sei

39 Publicidade e Propaganda
Tipos de Questões Escalas : Você pretende comprar um carro novo nos próximos seis meses? Certamente Provavelmente Indeciso Provavelmente Certamente não não sim sim

40 Publicidade e Propaganda
Tipos de Questões Questões de preferência: Entre os atributos abaixo, de um veículo de passeio, qual é o mais importante? Numere de 1 a 4 conforme a importância, sendo 1 o mais importante e 4 o menos importante. Atributo 1 2 3 4 Conforto Economia Potência Valor de Revenda

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Vantagens e desvantagens Publicidade e Propaganda Tipo de Pergunta Vantagens Desvantagens Comentários Não Estruturadas Boas como primeiras questões As respostas são menos enviesadas Podem fornecer ricos insights Potencial para viés por parte do entrevistador A codificação é cara e consome tempo Mais difícil para articular os entrevistados Não apropriada para questionários auto-administrados Útil para pesquisa exploratória Múltipla Escolha O viés do entrevistador é reduzido Fácil de codificar e analizar Maior cooperação do entrevistado Viés de ordem ou posição Difícil de elaborar opções de resposta As respostas devem ser mutuamente excludentes e coletivamente exaustivas Útil em levantamentos extensivos

42 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Vantagens e desvantagens das perguntas Não e Estruturadas Tipo de Pergunta Vantagens Desvantagens Comentários Dicotômica As mesmas das de múltipla escolha O enunciado pode gerar respostas enviesadas Use a técnica de votação dividida Escalas Difícil para elaborar com escalas de múltiplos itens As escalas devem ser avaliadas em sua confiabilidade, validade e capacidade de generalização

43 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo o enunciado das questões Defina o assunto em quem, o que, quando, onde, por que e como. Quem, o que, quando e como são particularmente importantes. Que marca de xampu você usa? (Incorreto) Que marca ou marcas de xampu você usou em casa no último mês? Caso tenha usado mais de uma marca, por favor liste todas. (Correto)

44 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo a redação das perguntas “Q-O-Q-O” Definição da questão Quem O respondente Não está claro se esta questão refere-se ao respondente individual ou à toda a família do entrevistado. A marca do Shampoo O que Não está claro como o entrevistado deve responder se for usada mais de uma marca.

45 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo a redação das perguntas Quando Não está claro O tempo não é especificado nesta questão. O entrevistado pode interpretar isso como significando que o shampoo foi usado nessa manhã, nessa semana, ou durante o ano passado. Onde Não está especificado Em casa, na academia ou na viagem?

46 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo o enunciado das perguntas – Usar palavras comuns. “Você acha que a distribuição do refrigerante é adequada?” (Incorreto) “Você acha que o refrigerante está disponível quando você quer comprá-lo?” (Correto)

47 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo o enunciado das perguntas – Usar palavras comuns. Em um mês normal, com que frequência você faz compras em lojas de departamentos? _____ Nunca _____ Raramente _____ Às Vezes _____ Frequentemente _____ Sempre (Incorreto)

48 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo o enunciado das perguntas – Usar palavras comuns. Em um mês normal, com que frequência você faz compras em lojas de departamentos? _____ Menos de uma vez _____ 1 ou 2 vezes _____ 3 ou 4 vezes _____ Mais de 4 vezes (Correto)

49 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo o enunciado das perguntas Evite perguntas indutoras Uma pergunta indutora dá uma dica ao entrevistado sobre qual deveria ser sua resposta, como por exemplo: Você acha que brasileiros patriotas devem comprar automóveis importados que deixariam trabalhadores brasileiros sem trabalho? _____ Sim _____ Não _____ Não sei (Incorreto)

50 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo o enunciado das perguntas Evite alternativas implícitas Uma alternativa que não expressa explicitamente é uma alternativa implícita. Você gosta de viajar de avião para distâncias curtas (Incorreto) Você gosta de viajar de avião para distâncias curtas ou prefere ir de carro? (Correto)

51 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo o enunciado das perguntas Evite generalizações e estimativas “Qual é o gasto anual per capita em alimentação em sua casa?” (Incorreto) “Qual é o gasto mensal (ou semanal) em alimentação em sua casa?” e “Quantas pessoas moram em sua casa?” (Correto)

52 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Escolhendo o enunciado das perguntas Afirmativas Duais: Positivo e Negativo As perguntas na forma de afirmativas devem ser enunciadas positiva e negativamente.

53 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Determinando a ordem das perguntas Questões de Abertura As questões de abertura devem ser interessantes, simples e não ameaçadoras. Tipo de Informação Como regra geral, as informações básicas devem ser obtidas primeiro, seguidas de classificação e, por último, informações de identificação.

54 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Determinando a ordem das perguntas Efeito sobre as Questões Subsequentes As questões gerais devem preceder as específicas (abordagem do funil).

55 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Determinando a ordem das perguntas Q1: “Quais considerações são importantes para você ao selecionar uma loja de departamentos?” Q2: “Ao selecionar uma loja de departamentos, qual a importância da localização conveniente?” (Correto)

56 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Determinando a ordem das perguntas Q1: “Quais considerações são importantes para você ao selecionar uma loja de departamentos?” Q2: “Ao selecionar uma loja de departamentos, qual a importância da localização conveniente?” (Correto)

57 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Determinando a ordem das perguntas Questões amplas ou gerais Questões específicas ou focadas

58 Publicidade e Propaganda
Aula 9 Publicidade e Propaganda Determinando a ordem das perguntas Ordem Lógica Devem-se seguir as diretrizes abaixo no caso de questões ramificadas: A questão a ser ramificada (aquela para a qual o entrevistado é dirigido) deve ser colocada o mais próximo possível da que provocou a ramificação. As questões ramificadas devem ser ordenadas de modo que os entrevistados não possam prever quais informações adicionais serão pedidas.

59 Ordenamento Geral das Perguntas em um questionário
Tipo de Questão Natureza Função Exemplo Perguntas de Qualificação/ Triagem Foco nos critérios de inclusão do entrevistado Determinar se um entrevistado é elegível para participar da pesquisa Quem na sua casa faz a maior parte das compras de supermercado? Perguntas Introdutórias/ Aquecimento Perguntas amplas e fáceis Quebrar o gelo e deixar o entrevistado à vontade Com que frequência vocês fazem as compras de supermercado? Questões Principais: Fáceis Relacionadas às informações necessárias mas fáceis deresponder Focar o tópico da pesquisa e lembrar o entrevistado que a pesquisa é fácil Qual a importância de cada um destes fatores para escolher um supermercado?

60 Ordenamento Geral das Perguntas em um questionário
Tipo de Questão Natureza Função Exemplo Questões principais: Mais complexas Relacionadas às informações necessárias mas que podem ser difíceis de responder Obter as informações restantes necessárias Em que ordem você colocaria os oito supermercados abaixo pela preferência em fazer compras? Psicográficas/ Estilos de Vida Não são relevantes em todas as pesquisas Obter informações relativas à personalidade Por favor, indique em que grau você concorda com/ discorda das afirmativas abaixo Demografia Informações pessoais Classificar os entrevistados Qual foi o total dos ganhos em sua família no ano passado? Informação de Identificação Nome, endereço e telefone Identificar os entrevistados Nome:____________

61 Publicidade e Propaganda
Formato e Leiaute Divida um questionário em várias partes. As questões em cada uma devem ser numeradas, particularmente quando se utlizam perguntas ramificadas. Os questionários devem ser, preferencialmente, precodificados. Os questionários devem ser numerados sequencialmente.

62 O Advogado Brasileiro - Uma Pesquisa Confidencial de Nossos Assinantes
Publicidade e Propaganda Exemplo de Questionário Pré-Codificado O Advogado Brasileiro - Uma Pesquisa Confidencial de Nossos Assinantes (Por favor ignore os números ao lado das respostas. Eles servem apenas para nos ajudar no processamento dos dados.) 1. Considerando todas as vezes que você retira um número do periódico O ADVOGADO BRASILEIRO, quanto tempo, no total, você usa para lê-lo ou folheá-lo? Menos de 30 minutos 30 a 59 minutos 1 hora a 1 hora e 29 minutos 11/2 hora a 1 hora e 59 minutos 2 horas a 2 horas e 59 minutos 3 horas ou mais

63 Publicidade e Propaganda
Reprodução do Questionário O questionário deve ser reproduzido em papel de boa qualidade e ter uma aparência profissional. Os questionários devem ter um formato de brochura em vez de um maço de folhas presas por um clipe ou grampeadas. Cada questão deve ser reproduzida em uma única página (ou página dupla).

64 Publicidade e Propaganda
Reprodução do Questionário Devem-se usar colunas verticais de resposta para questões individuais. As grades são úteis quando há várias perguntas relacionadas que usam o mesmo conjunto de categorias de resposta. Deve-se evitar a tendência de agrupar questões para fazer com que o questionário pareça mais curto.

65 Publicidade e Propaganda
Reprodução do Questionário As diretrizes ou instruções para questões individuais devem ser colocadas o mais próximo possível destas.

66 Publicidade e Propaganda
Pré-Teste O pré-teste se refere ao teste do questionário em uma pequena amostra de entrevistados para identificar e eliminar possíveis problemas. Um questionário não deve ser usado na pesquisa de campo sem um pré-teste adequado. Todos os aspectos do questionário devem ser testados, incluindo o conteúdo das perguntas, o enunciado, a sequência, o formato, o leiaute, a dificuldade das questão e as instruções.

67 Publicidade e Propaganda
Pré-Teste Os entrevistados do pré-teste e da pesquisa em si devem ser selecionados dentro da mesma população. Os pré-testes são mais bem feitos na forma de entrevistas pessoais, mesmo que a pesquisa em si venha a ser conduzida por correio, telefone ou meios eletrônicos, pois os entrevistadores podem observar as reações e atitudes dos entrevistados.

68 Publicidade e Propaganda
Pré-Teste Depois de se fazerem as mudanças necessárias, outro pré-teste pode ser conduzido por correio, telefone ou meios eletrônicos se esses métodos forem os escolhidos para a pesquisa em si. Diversos entrevistadores devem conduzir os pré-testes. O tamanho das amostras para pré-teste varia de 15 a 30 entrevistados por etapa.

69 Publicidade e Propaganda
Pré-Teste Depois de se fazerem as mudanças necessárias, outro pré-teste pode ser conduzido por correio, telefone ou meios eletrônicos se esses métodos forem os escolhidos para a pesquisa em si. Diversos entrevistadores devem conduzir os pré-testes. O tamanho das amostras para pré-teste varia de 15 a 30 entrevistados por etapa.

70 Publicidade e Propaganda
Formulários Observacionais Projeto Loja de Departmentos: Definir Quem: Compradores, curiosos, homens, mulheres, pais com filhos ou apenas crianças. O que: Produtos/marcas considerados, produtos/marcas comprados, tamanho, preço das embalagens examinadas, influência sobre os filhos ou outros membros da família. Quando: Dia, hora, data de observação

71 Publicidade e Propaganda
Formulários Observacionais Onde: Dentro da loja, caixa ou departamento dentro da loja. Por que: Influência do preço, marca, tamanho da embalagem, membros da família presentes no ato da compra. Como: Observador disfarçado de vendedor, observador não disfarçado, câmera escondida ou dispositivo mecânico intruso.

72 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários Etapa 1 Especifique as Informações Necessárias 1. Assegure-se de que as informações obtidas abordam por completo todos os componentes do problema. 2. Tenha uma ideia clara da público-alvo. Etapa 2 Tipo de Método de Entrevista 1. Reveja o método de entrevista escolhido com base nos objetivos da pesquisa.

73 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários Etapa 3 Conteúdo das Questões Individuais 1. A pergunta é necessária? 2. São necessárias várias perguntas em vez de uma para obter a informação requisitada de forma clara? 3. Não use perguntas de duplo efeito.

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Lista de Verificação de Questionários Etapa 4 Superando a Incapacidade ou Relutância para Responder 1. O entrevistado está bem informado? 2. Se os entrevistados não estiverem bem informados, questões filtro que medem a familiaridade, o uso do produto e a experiência passada devem ser perguntadas antes das questões sobre os tópicos propriamente ditos. 3. O entrevistado consegue se lembrar? 4. As perguntas que não fornecem dicas ao entrevistado podem subestimar a real ocorrência de um evento.

75 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários 5. O entrevistado consegue articular as questões? 6. Minimize o esforço requerido dos entrevistados. 7. Faça com que as informações solicitadas pareçam legítimas. 8. As informações são delicadas?

76 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários Etapa 5 Escolhendo a Estrutura das Questões 1. As perguntas abertas são úteis para pesquisas de exploração e servem como questões introdutórias. 2. Use perguntas estruturadas sempre que possível. 3. Em questões de múltipla escolha, as respostas alternativas devem incluir um conjunto de todas as alternativas possíveis e ser mutuamente excludentes.

77 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários 4. No caso de uma pergunta dicotômica, se uma proporção substancial dos entrevistados for provavelmente neutra, inclua uma alternativa neutra. 5. Considere o uso da técnica de formulários separados para reduzir o viés de ordem em perguntas dicotômicas e de múltipla escolha. 6. Se há muitas alternativas de resposta, considere usar mais de uma pergunta.

78 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários Etapa 6 Escolhendo o Enunciado das Questões 1. Defina o assunto com os termos quem, o que, quando, onde, por que e como. 2. Use palavras comuns. As palavras devem corresponder ao nível de vocabulário dos entrevistados. 3. Evite palavras ambíguas: usualmente, normalmente, frequentemente, comumente, ocasionalmente, às vezes, etc.

79 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários 4. Evite questões indutoras que indiquem ao entrevistado qual deve ser sua resposta. 5. Evite alternativas implícitas que não estejam expressas nas opções. 6. Evite suposições implícitas. 7. Não se deve fazer com que os entrevistados precisem generalizar ou elaborar estimativas. 8. Use afirmativas positivas e negativas.

80 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários Etapa 7 Determine a Ordem das Questões 1.As questões introdutórias devem ser interessantes, simples e não ameaçadoras. 2. As questões qualificadoras funcionam como perguntas introdutórias. 3. Deve-se obter primeiro as informações básicas, seguidas da classificação e, por último, de identificação.

81 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários 4. As perguntas difíceis, delicadas ou complexas devem ser colocadas por último na sequência. 5. As questões gerais devem preceder as específicas. 6. As perguntas devem ser feitas em uma ordem lógica.

82 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários Etapa 8 Formato e Leiaute 1. Divida um questionário em diversas partes. 2. As questões de cada parte devem ser numeradas. 3. O questionário deve ser pré-codificado. 4. Os próprios questionários devem ser numerados em série.

83 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários Etapa 9 Reprodução do Questionário 1. O questionário deve apresentar uma aparência profissional. 2. Para questionários longos, deve-se utilizar o formato de folhetos. 3. Cada questão deve ser reproduzida em uma única página (ou em página dupla).

84 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários 4. Evite a tendência de amontoar perguntas para fazer o questionário parecer mais curto. 5. As diretrizes ou instruções para perguntas individuais devem ser colocadas o mais próximo possível das questões.

85 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários Etapa 10 Pré-teste 1. O pré-teste deve ser realizado sempre. 2. Todos os aspectos do questionário devem ser testados, inclusive o conteúdo das questões, o enunciado, a sequência, o formato, o leiaute, a dificuldade das perguntas e as instruções. 3. Os entrevistados do pré-teste devem se assemelhar aos que participarão da pesquisa real. 4. Comece o pré-teste fazendo entrevistas pessoais.

86 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários 5. O pré-teste também deve ser realizado por correio, telefone ou eletronicamente, caso esses sejam os métodos utilizados na pesquisa real. 6. Devem-se empregar vários entrevistadores para os pré-testes. 7. O tamanho da amostra do pré-teste é pequeno, variando de 15 a 30 entrevistados para o teste inicial.

87 Publicidade e Propaganda
Lista de Verificação de Questionários 8. Após cada revisão significativa do questionário, outro pré-teste deve ser realizado, utilizando-se uma amostra diferente de entrevistados. 9. As respostas obtidas através do pré-teste devem ser codificadas e analisadas.

88 Publicidade e Propaganda
Mapa Conceitual para palavras interrogativas Uma questão deveria Quem, o quê, quando, onde, como e por quê As palavras devem combinar com o nível de vocabulário dos entrevistados Evite geralmente, normalmente, frequentemente, muitas vezes etc. Não enviese ou dê dicas aos entrevistados sobre qual deve ser a resposta As afirmações deve ser positivas ou negativas Definir a questão Usar palavras comuns Usar palavras sem ambiguidade Evite conduzir ou enviesar a resposta do entrevistado Não usar afirmações de duplo sentido


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