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FACULDADES NETWORK CURSO DE REDAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Ms.C Renato Francisco dos Santos Junior.

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1 FACULDADES NETWORK CURSO DE REDAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Ms.C Renato Francisco dos Santos Junior

2 Doing an experiment is not more important than writing. E. G. Boring

3 Passos da Pesquisa Científica Publicação

4 CONHECIMENTO NÃO PUBLICADO É CONHECIMENTO PERDIDO

5 Linguagem Científica difere de linguagem romantizada Johannes Vermeer (1632-1675).

6 Linguagem Narrativa: A tela “Moça com Brinco de Pérola” é de autoria do magnífico pintor holandês Johannes Vermmer e é aclamada como a “Monalisa holandesa”. O pintor captou com impressionante qualidade, todos os traços da belíssima modelo em uma pintura de excepcional qualidade. Dir-se-ia que a qualquer momento a criada com expressão assustada retratada em uma tela de 55x60cm vai fugir ante os olhos do observador maravilhado Linguagem Científica: A tela “Moça com brinco de Pérola” é autoria do pintor holandês Johannes Vermmer. A obra (55x60cm) possui apurado rigor técnico sendo conhecida como a “Monalisa Holandesa”.

7 Características básicas da Redação Científica:  Linguagem correta e precisa  Comunicabilidade  Coerência na argumentação  Clareza na exposição de idéias  Concisão  Fidelidade às fontes citadas

8 Linguagem Clara  É clara quando não deixa margem para interpretações diferentes do que o autor deseja apresentar  Linguagem muito rebuscada é prejudicial e MUITO CHATA DE SE LER!  Falta de ordem na apresentação das idéias também prejudica muito

9  Expressões como "nem todos", "praticamente todos", "vários deles" são interpretadas de formas diferentes  melhor utilizar expressões como: "cerca de 90%", "menos da metade", ou ainda com maior precisão: "93%", "40%".  Evitar expressões coloquiais como: “quer chova ou faça sol” ou “das duas uma”  Nunca utilizar a primeira pessoa: Ex: “Eu acredito que”..... Utilize a terceira pessoa: “Acredita-se que”.

10  Elimine o “achismo”. Ex: “ De acordo com nossas observações, nós achamos que altas temperaturas fazem chover”  Prefira: “Na opinião dos autores, com base em suas observações, altas temperaturas podem ocasionar chuvas.”

11 Cuidado com gerúndio!!!!!  A fim de estar aplicando os questionários os autores dirigiram-se às Escolas Públicas Municipais  A fim de aplicar os questionários os autores dirigiram-se às Escolas Públicas Municipais

12  Atenção para o tempo verbal (passado): “A área de estudo está localizada no Município de Sumaré...” “O objetivo do trabalho é....” O certo: “A área de estudo estava localizada no Município de Sumaré...” “O objetivo do trabalho foi...” *Exceção: Projetos de Pesquisa

13  Expressões taxativas devem ser evitadas. Ex:"o resultado do teste da hipótese provou…", "o resultado do teste da hipótese apresentou evidências de que…"

14  Redija frases curtas: Prefira colocar ponto e iniciar nova frase a usar vírgulas. Uma frase repleta de vírgulas está pedindo pontos. Na dúvida, use o ponto. Prefira colocar ponto e iniciar nova frase a usar vírgulas. Uma frase repleta de vírgulas está pedindo pontos. Na dúvida, use o ponto. Dica: Se a informação não merece nova frase provavelmente pode ser eliminada.

15 Esse x Este  "esse" se refere a algo que já foi dito e "este" se refere a algo que será dito a seguir. Ex:O laboratório de computação gráfica desenvolveu mais de 50 produtos durante o convênio com a empresa X nas áreas de Ferramentas de Desenvolvimento, Computação Gráfica para Geologia e Redes de Computadores. Esses produtos representaram uma considerável redução de tempo e gastos para a companhia. ("Esses": referência ao que já foi dito.) O laboratório Y desenvolve sistemas de computação gráfica. Estes são seus principais objetivos: desenvolver ferramentas portáveis, interfaces práticas e amigáveis e sistemas rápidos e eficientes. ("Estes": referência ao que será dito a seguir.)

16 "Este" pode ainda referir-se ao local onde o texto está contido:  As questões tratadas neste tópico...  Este capítulo trata das seguintes questões:...  Este trabalho tem por objetivo...

17 Artigo Indefinido  Os artigos um, uma, uns, umas podem, quase sempre, ser evitados (ou melhor, devem). Veja se a frase não se altera com a supressão do artigo. Ex: Indústria rejeita (um) aumento generalizado de impostos / Atleta recebe (um) troféu na Itália.

18 Além disso...  Organize suas idéias em parágrafos curtos  Mantenha ao seu lado no ato da escrita dicionário e gramática  Leia artigos da área e aproveite o vocabulário típico (jargões)  Antes de submeter o artigo apresente-o para que alguém próximo (em que você confie) ofereça sugestões

19  Evite ecos (e.g. "avaliação da produção") e cacófatos (e.g. "...uma por cada tratamento"... uma porcada...)  Os parágrafos devem interligar-se de forma lógica  Corte ao máximo adjetivos e advérbios

20 Compromissos éticos x redação Científica  Durante o processo de investigação e na publicação, o autor não deverá: Apresentar dados de outros como se fosse seu; Falsificar total ou parcialmente o relato da pesquisa; Suprimir ou alterar dados que não estejam de acordo com o objetivo proposto

21  A co-autoria deve ser dada apenas àqueles que contribuíram intelectual e cientificamente, de maneira significativa, na execução do trabalho. cientificamente, de maneira significativa, na execução do trabalho.  Todos os autores devem participar na redação e editoração do manuscrito, receber cópia do manuscrito e concordar em compartilhar a responsabilidade receber cópia do manuscrito e concordar em compartilhar a responsabilidade pelos resultados. pelos resultados. Obs. Não submeter uma mesma pesquisa a mais de um periódico científico.

22 Elementos do Texto Científico  Pré-textuais: título, autoria, resumo, palavras-chave, keywords.  Textuais: Introdução, revisão bibliográfica, metodologia, resultados e discussão e conclusão.  Pós-textuais: referências, glossário, apêndices, anexos e agradecimentos.  Elementos de Apoio: Nota de rodapé e citações.

23 Pré-textuais  Título: Mais ou menos 14 palavras, direto (conciso) deve resumir a essência do trabalho

24 Ex: “Uma abordagem sobre a ameaça oferecida pela ocorrência da gripe aviária em pombos encontrados dentro do Município de Nova Odessa: Primeiro relato do Brasil” Ocorrência da gripe aviária em pombos (Columba livia) no Município de Nova Odessa, Estado de São Paulo, Brasil

25 Autoria  Relembrar aspectos éticos

26 Resumo  Mais ou menos 200 palavras Deve conter partes de todo artigo: introdução, material e métodos e resultados e discussão

27 Palavras-chave e Keywords  No máximo quatro  Não devem estar contidas no título  Devem ser significativas para alguém que for pesquisar sobre o tema.

28 Para o exemplo do título anterior: Ocorrência da gripe aviária em pombos (Columba livia) no Município de Nova Odessa, Estado de São Paulo, Brasil Palavras-chave: Influenza A(H5N1), pandemia e América Latina

29 Elementos Textuais  Introdução: Deve-se expor a finalidade e os objetivos do artigo, relacionando-a com a bibliografia consultada Deve-se expor a finalidade e os objetivos do artigo, relacionando-a com a bibliografia consultada É neste item que o autor irá situar o leitor na temática desenvolvida no corpo do texto. É neste item que o autor irá situar o leitor na temática desenvolvida no corpo do texto.

30 JUSTIFICATIVA  relevância do tema proposto  motivação: pessoal, profissional, social e teórica para a escolha do tema  apontar contribuições de ordem prática ou ao estado da arte na área.  oportunidades  viabilidade

31 OBJETIVO  resultados a alcançar  objetivo geral/final dá resposta ao problema  os objetivos específicos operacionalizam o modo como se pretende atingir um objetivo geral  os objetivos devem ser redigidos com o verbo no infinitivo

32 Objetivo Geral  Aquilo que se quer alcançar ao término da pesquisa –Analisar as influências do computador na aprendizagem escolar –Descrever a atual situação dos acidentes de trabalho no Brasil

33 Objetivos Específicos  São as etapas que devem ser cumpridas para se chegar ao objetivo geral. –Descrever o perfil dos alunos que utilizam computadores –Levantar dados sobre os acidentes de trabalho no Brasil

34 Hipótese  Pressuposto, tentativa de explicar o que não se conhece. Resposta possível para a pergunta do problema  Elaborada a partir de várias fontes: –Observação da realidade –Resultado de outros estudos –Derivada de outras teorias –Derivada da Intuição do Pesquisador

35 Critérios na elaboração da Hipótese  Linguagem clara e Simples; –Alunos que freqüentaram o curso de iniciação científica tem maior facilidade para escrever textos técnicos  Ser específica –As mulheres que cuidam de seus maridos, em sua maioria, possuem baixo status econômico  Evitar expressões valorativas –Bom, mau, ruim  Ser coerente com uma teoria que a sustente

36 Revisão Bibliográfica “Calcanhar de Aquiles” dos trabalhos científicos.

37 Serve Para:  reconhecer e dar crédito à criação intelectual de outros autores. É uma questão de ética acadêmica;  indicar que se qualifica como membro de uma determinada cultura disciplinar através da familiaridade com a produção de conhecimento prévia na área ;  abrir um espaço para evidenciar que seu campo de conhecimento já está estabelecido, mas pode e deve receber novas pesquisas;  emprestar ao texto uma voz de autoridade intelectual.

38 Não deve ser:  Muito extensa (chover no molhado)  Constituída basicamente de informações oriundas de internet  A íntegra do que o autor escreveu.

39 O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos (Euclides da Cunha em Os Sertões/ 1902 O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos (Euclides da Cunha em Os Sertões/ 1902

40  Segundo CUNHA (1902) os habitantes do semi-árido nordestino são dotados de constituição aparentemente frágil e desprovidos de atributos físicos. Entretanto o autor destaca que a despeito desta aparência o sertanejo é persistente, dotado de uma grande força interior que não o deixa desistir facilmente.

41 Variações  CUNHA (1902) menciona que...  De acordo com CUNHA (1902)...  CUNHA (1902) afirma que...  CUNHA (1902) defende que...  CUNHA (1902) relata que Ou...

42 Os habitantes do semi-árido nordestino são dotados de constituição aparentemente frágil e desprovidos de atributos físicos. Entretanto o autor destaca que a despeito desta aparência o sertanejo é persistente, dotado de uma grande força interior que não o deixa desistir facilmente (CUNHA, 1902) Os habitantes do semi-árido nordestino são dotados de constituição aparentemente frágil e desprovidos de atributos físicos. Entretanto o autor destaca que a despeito desta aparência o sertanejo é persistente, dotado de uma grande força interior que não o deixa desistir facilmente (CUNHA, 1902)

43 Uma boa revisão deve conter:  Grande número de referências atuais oriundas de periódicos respeitados dentro da área  Autores clássicos dentro do tema abordado  Relação de outros estudos desenvolvidos na área

44 Metodologia  É a descrição das técnicas, métodos, sujeitos, etc, com a maior clareza possível de forma que outros autores possam contextualizar e aplicar em suas pesquisas

45 Resultados e Discussão  É interessante que o autor possa apresentar e discutir resultados obtidos em sua pesquisa, trazendo ao leitor maiores dados encontrados na parte experimental podendo confrontá-los com os autores citados no corpo do texto. 

46 O que deve conter  Neste item devem ser relatados todos os resultados obtidos no estudo.  A discussão se dá em cima dos resultados mais importantes confrontados com a literatura.  É neste tópico também que são apresentadas tabelas e figuras (gráficos e imagens)

47  Foram encontrados níveis elevados de contaminação nas águas do rio Sumaré. Este resultado corrobora aqueles encontrados por SANTOS (1994). Este autor realizando análise dos poluentes do rio em estudo, encontrou níveis acima dos permitidos pela legislação ambiental.

48 Os níveis de poluentes encontrados no estudo encontram-se expressos na tabela I. A constatação do padrão de poluentes acima do permitido justifica o estado de degradação em que se encontra o rio (figura 1)

49 Substância encontrada Quantidade (%)Níveis recomendados (%) Coliformes Fecais41 Mercúrio10,1 Resíduo de pesticidas 0,30,6 Solventes0,10,3 Tabela I. Substâncias poluentes encontradas no rio Sumaré – Nova Odessa/SP, comparadas com os níveis máximos recomendados

50 Figura 1. Aspecto do rio Sumaré, Nova Odessa/SP com destaque para poluição da águas.

51 Conclusão  Não deve ser muito enfática, serve para o estudo em questão e não é uma verdade absoluta. Com base nos resultados conclui-se que é urgente a ação do poder público aliado à sociedade, para implementação de políticas tendo em vista o saneamento do Rio Sumaré

52 Pós Textuais:  Referências: Citar conforme recomendação.  Glossário: elemento opcional elaborado em ordem alfabética  Apêndices: elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal. (NBR 14724: 2002, p.2)  a) anexos: elemento opcional. Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. (NBR 14724: 2002, p.2)

53 Elementos de Apoio ao Texto  Citações:Citação é menção no texto de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado.  Notas de rodapé: são indicações bibliográficas, observações ou aditamentos ao texto pelo autor, tradutor ou editor.

54 OBRIGADO!!!!


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