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Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.

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1 Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais

2 Prof. Gabriela LottaPMCS Uso das Ciências Sociais 2 Quais os Objetivos do artigo (o que querem fazer)? O que justifica essa pesquisa (ou, por que querem estudar isso?) Que questões teóricas estão relacionadas à pesquisa? Que representações há na visão deles sobre o objeto? Quais os principais conceitos mobilizados? Quais as possíveis “generalizações” para a teoria que o artigo pretende contribuir? É possível identificar alguns truques propostos por HB? Quais os métodos usados para coleta de dados? Exercício

3 Prof. Gabriela LottaPMCS Uso das Ciências Sociais 3 Para ver o mundo empírico de forma científica, precisamos de representações (imagens construídas com base em premissas) As representações são sempre visões parciais da realidade As representações são o que dirigem a pesquisa São construídas com base nas teorias, nas crenças da academia ou nas idéias do pesquisador São fundamentadas nas conceituações e categorizações que fazemos (não são, portanto, neutras) – ex: categoria homens e mulheres nos censos Representações

4 Prof. Gabriela LottaPMCS Representações 4 Descobrir como as coisas são considerando como elas não são Um problema bem definido é aquele para o qual excluímos muitas considerações potencialmente interessantes – Truque da escolha aleatória: fingir que houve aleatoriedade nas trajetórias, na vida social, etc. – Truque “o que alguém legal faz aqui?”: estudar os padrões “não normais” fingindo que eles são “normais”. (ex: decisões relacionadas à mudança de sexo) Hipótese Nula

5 Prof. Gabriela LottaPMCS Representações 5 Pensar o mundo como uma máquina rotineira em que todas as engrenagens estão presentes – Mapear quais são as engrenagens – Se perguntar: se todas estão presentes, o que leva os resultados a serem diferentes do que esperamos? – Construir, desconstruir e reconstruir (engenharia reversa) para entender como o mundo funciona Obs: truque só funciona quando o mundo (organização social) é repetitiva e constante Sociedade como Máquina

6 Prof. Gabriela LottaPMCS Representações 6 Quando mundo não é repetitivo, olhamos para a interconexão entre os vários processos: o foco é a conectividade e não a repetição Ajuda a interpretar subsistemas quando eles não são totalmente interdependentes nem autônomos Truque de transformar pessoas em atividades: tipologias de pessoas não captam dinâmica – pensar nas pessoas como ações. Ex: estudar comportamento adicto e não as pessoas dependentes. Truque das coisas como pessoas agindo conjuntamente: coisas podem ser explicadas por sua história (ação social). Ex: história dos instrumentos musicais; história do teclado qwerti) Sociedade como Organismo

7 Prof. Gabriela LottaPMCS Representações 7 Truque “tudo deve estar em algum lugar”: situar o contexto para poder dizer que o caso é representativo. Inserir tudo o que não pode ser omitido (ex: escolas diferem em geografia, clima, tipos de alunos, etc.) Sociedade como Organismo

8 Prof. Gabriela LottaPMCS Representações 8 Estilo de análise e representações que tentam explicar o que isso é e como se deu dessa maneira (produzem correlações) Truques: – Perguntar “Como” e não “Por que” – Contar os passos do processo que leva a descrever como as coisas aconteceram Narrativas

9 Prof. Gabriela LottaPMCS Produção de Conceitos 9 São declarações generalizadas sobre classes de fenômenos Forma de sumarizar os dados – são feitos com base na coleção de casos que temos Devem ser abstratos o suficiente para serem aplicáveis a várias circunstâncias Conceitos devem ser conhecidos a partir do olhar para os dados empíricos (ex: crime do colarinho branco) Truque: com base nos dados coletados, perguntar a que pergunta esses dados respondem – nomear objetos Considerar que há variações dentro dos conceitos Deixar conceito definir caso X Deixar caso definir conceito Conceitos

10 Prof. Gabriela LottaPMCS Produção de Conceitos 10 Para verificar como sua pesquisa pode ser generalizada em conceitos, pedir para alguém explicar seu estudo sem usar os conceitos padrões Conclusão: todo estudo pode ter contribuição teórica Generalizações

11 Prof. Gabriela LottaPMCS Produção de Conceitos 11 Conceitos podem ser vistos em sua relação (alto e baixo; classes sociais, etc.) e só fazem sentido assim Fato X interpretação do fato (ex. altura) Truque: inserir o conceito no conjunto de relações que implicam e examinar esse conjunto de relações e como se organiza ou foi historicamente organizado Conceitos são relacionais

12 Prof. Gabriela LottaPMCS Produção de Conceitos 12 Truque: Se eu tirar uma qualidade desse objeto, o que sobra? Isso ajuda a separar o que é central ou não para a imagem de um fenômeno ou explicação de um conceito Traços genéricos X variáveis (variação dos fenômenos) Entender o sentido do conceito e não seu nome Truque de Wittgenstein

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