Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
MOTIVAÇÃO & EDUCAÇÃO FINANCEIRA
2
VIDEO
3
NOSSOS PENSAMENTOS Segundo o Dr. Augusto Cury em seu livro "Inteligência Multifocal", existem duas memórias: a memória existencial e a memória de uso contínuo.
5
JOGO DO 7 ERROS
6
A ABELHA
7
O MOSQUITO
8
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
9
PROBLEMA ATUAL CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONSOMEM CADA VEZ MAIS: TÊNIS, ROUPAS, CELULARES, ETC... SEM CONTROLE, MUITOS DELES ABUSAM NOS GASTOS E SE ENDIVIDAM, E AS CONTAS ACABAM QUASE SEMPRE INDO PARA OS PAIS.
10
CONSCIÊNCIA FINANCEIRA
AS CRIANÇAS TAMBÉM SÃO CONSUMIDORAS E COMO TAL PRECISAM, DESDE CEDO SEREM PREPARADAS PARA LIDAR COM O DINHEIRO.
11
AS CRIANÇAS E O DINHEIRO
CRIANÇAS CONSUMISTAS PODEM VIRAR ADULTOS SEM LIMITES, E FINANCEIRAMENTE EDUCADAS PODEM DESFRUTAR DE TRANQUILIDADE POR TODA A VIDA.
12
JUSTIFICATIVA ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL DESDE 2010 PELO DECRETO DO COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, INICIATIVA DO PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS.
13
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA POSSSIBILITA
A OBTENÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO USO RACIONAL DOS RECURSOS FINANCEIROS. A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES E BEM PREPARADOS PARA FAZEREM PARTE DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
14
O PAPEL DA ESCOLA IMPORTANTE ALIADA NA COSNTRUÇÃO DE NOVOS PADRÕES COMPORTAMENTAIS DE CRIANÇAS, PAIS E PROFESSORES EM RELAÇÃO AO DINHEIRO.
15
EIXO NORTEADOR “COMPORTAMENTO FINANCEIRO É QUALQUER TIPO DE ESCOLHA QUE ENVOLVA RECURSOS FINITOS” * ISSO VAI ALÉM DO QUE SOMENTE CUIDAR BEM DO DINHEIRO: ENVOLVE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE FRENTE AOS GRANDES DESAFIOS TRAZIDOS PELA GLOBALIZAÇÃO.
16
PRINCIPIOS NORTEADORES
QUERER x PRECISAR CARO x BARATO POUPAR x DOAR CONTROLAR x GASTAR NECESSÁRIO x IMPORTANTE
17
OBJETIVOS OFERECER COHECIMENTO SOBRE OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ATRAVÉS DE METODOLOGIA PARA DESPERTAR NAS CRIANÇAS O INTERESSE.
18
DESPERTAR NAS CRIANÇAS...
O INTERESSE PARA TEMAS BÁSICOS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA. DESCOBRIR E CONHECER PROGRESSIVAMENTE OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA.
19
E AINDA... DESENVOLVER O SENSO DE DISCIPLINA COM O FOCO NO FUTURO.
PROMOVER A INTEGRAÇÃO DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
20
E TAMBÉM, PROMOVER A AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS E DO CONHECIMENTO DE PAIS E PROFESSORES.
21
METODOLOGIA TRABALHO DESENVOLVIDO COM BASE EM PROCESSOS QUE ESTIMULE A CRIATIVIDADE E A CURIOSIDADE. A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA POR MEIO DE PALESTRAS E ATIVIDADES
22
CONTEÚDOS TRABALHADOS
MESADA POUPANÇA QUALIDADE DE VIDA ECONOMIA DOMÉSTICA CONSUMO CONSCIENTE PLANEJAMENTO JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS GLOBALIZAÇÃO ENTRE OUTROS...
23
EDUCAÇÃO INFANTIL CONCEITOS: Convívio Social, Solidariedade e Meio Ambiente. PRÍNCIPIOS: Caro X Barato; Não desperdiçar; Fazer escolhas; Doar. COMPORTAMENTOS ESPERADOS: •Começar a cuidar e valorizar os objetos pessoais; •Cuidar dos objetos/ brinquedos/ materiais dos colegas; •Começar a desenvolver a percepção da importância dos amigos/ colegas/ professores e familiares (SER), e uma menor valorização dos objetos (TER).
24
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL - I
CONCEITOS: Cidadania, Solidariedade, Consumo Consciente e Planejamento Financeiro (Orçamento). PRÍNCIPIOS: Querer X precisar; Não desperdiçar; Controlar a compra por impulso, Doar, Poupar, Orçamento. COMPORTAMENTOS ESPERADOS: • Refletir sobre o consumo consciente e o impacto sobre o nosso ambiente; •Planejar suas compras de produtos e serviços; •Aprender a escolher e diferenciar necessidades X desejos; •Compreender a importância da doação (tempo, carinho, dinheiro, objetos) para a nossa sociedade.
25
ENSINO FUNDAMENTAL - II
CONCEITOS: Sustentabilidade econômica, social, ecológica energética. PRINCÍPIOS: Querer X precisar; Não desperdiçar; Controlar a compra por impulso; Caro X barato; Estudar questões ligadas a planejamento financeiro; Poupar. COMPORTAMENTOS ESPERADOS: •Compreender a importância do descarte correto de materiais e alimentos; •Analisar os problemas ecológicos e sua participação para a preservação da natureza. •Analisar criticamente o próprio consumo e do coletivo e os impactos na economia e no meio ambiente.
26
MODELO PEDAGÓGICO DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
O MODELO CONCEBIDO SE SUSTENTA EM DUAS DIMENSÕES: 1- A DIMENSÃO ESPACIAL 2- A DIMENSÃO TEMPORAL
27
DIMENSÃO ESPACIAL Os conceitos da educação financeira são tratados tomando-se como ponto de partida o impacto das ações individuais sobre o contexto social e vice- versa. Essa dimensão compreende os níveis, individual, local, regional, nacional e global, organizados de modo inclusivo.
28
DIMENSÃO TEMPORAL Os conceitos são abordados a partir da noção de que as decisões tomadas no presente podem afetar o futuro. Os espaços são atravessados por essa dimensão que conecta passado, presente e futuro.
29
AS RELAÇÕES DA DIMENSÃO ESPACIAL
FORMAR PARA A CIDADANIA – A CIDADANIA É UMA ARTICULAÇÃO DOS DIRETOS E DEVERES CIVIS, POLÍTICOS E SOCIAIS (Marshall, 1967). A EDUCAÇÃO FINANCEIRA TEM COMO PRINCIPAL PROPÓSITO SER UM DOS COMPONENTES DESSA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
30
ENSINAR A CONSUMIR O CONSUMO É TRATADO COMO UM DIREITO, E TODOS SÃO ESTIMULADOS A CONSUMIR, INDEPENDENTE DE SUA CONDIÇÃO PARA TAL. O MAIS COMUM É ORIENTAR-SE POR PADRÕES SOCIAIS, EM VEZ POR OBJETIVOS PESSOAIS. TORNAR UMA PRÁTICA ÉTICA, CONSCIENTE E RESPONSÁVEL, EQUILIBRADA.
31
OFERECER CONCEITOS DE MUDANÇA DE ATITUDE.
O BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CONSISTE NO JULGAMENTO CRÍTICO QUE SE PODE APRENDER A FAZER EM RELAÇÃO A PUBLICIDADE. ENSINAR A FAZER UMA LEITURA CRÍTICA E RACIONAL DAS PUBLICIDADES PARA TORNAR NOSSOS JOVENS E ADULTOS MAIS SEGUROS E SAUDÁVEIS.
32
FORMAR DISSIMINADORES
A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRETENDE COLABORAR PARA UMA FORMAÇÃO MAIS CRÍTICA DE ADOLESCENTES E JOVENS POSSAM AJUDAR SUAS FAMÍLIAS NA DETERMINAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS DE VIDA E DOS MEIOS MAIS ADEQUADOS PARA ALCANÇÁ-LOS. FAMILIAS GASTADORAS GERAM FILHOS GASTADORES.
33
NA DIMENSÃO TEMPORAL – ENSINAR A PLANEJAR
A FALTA DE PLANEJAMENTO E A SENSAÇÃO DE QUE O PRESENTE NÃO SE RELACIONA COM O PASSADO NEM COM O FUTURO FAZEM COM QUE O TEMPO SE LIMITE A UMA SÉRIE DE ETERNOS INSTANTES. A EDUCAÇÃO FINANCEIRA VISA ENSINAR A PLANEJAR EM CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS.
34
DESENVOLVER A CULTURA DA PREVENÇÃO
A EXPECTATIVA DE VIDA AUMENTOU, E HOJE O SER HUMANO PASSA MAIS TEMPO NA CONDIÇÃO DE APOSENTADO DO QUE NO PASSADO. PREVIDÊNCIA PÚBLICA E A PRIVADA ENSINAR A PENSAR NO FUTURO E A ECONOMIZAR.
35
PROPORCIONAR MUDANÇA NA CONDIÇÃO ATUAL
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA AJUDAM A SUPERAR E EVITAR DIFICULDADES ECONÔMICAS MAIS GRAVES, PODENDO AUXILIAR O INDIVÍDUO A REVER SUAS ATITUDES E SAIR DO INDIVIDAMENTO.
36
COMPETÊNCIAS ESPERADAS PELOS DOCENTES
DEBATER DIREITOS E DEVERES HAMONIZAR DESEJOS E NECESSIDADES NO PLANEJAMENTO DE PROJETO DE VIDA LER E INTERPRETAR TEXTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIROS LER CRITICAMENTE ATUAR COMO MULTIPLICADOR ELABORAR PLANEJAMENTO FINANCEIRO ANALISAR ALTERNATIVAS PARA SUPERAR DIFICULDADES ECONÔMICAS.
37
OS CONTEÚDOS ( FUNDAMENTAL)
ÂMBITO INDIVIDUAL TEMA 01- VIDA FAMILIAR COTIDIANA TEMA 02 – VIDA SOCIAL TEMA 03- BENS PESSOAIS
38
CONTINUA... ÂMBITO INDIVIDUAL TEMA 04- TRABALHO
TEMA 05- EMPREENDEDORISMO TEMA 06- GRANDES PROJETOS ÂMBITO SOCIAL TEMA 07- BENS PÚBLICOS TEMA 08- ECONOMIA DO PAÍS TEMA 09- ECONOMIA NO MUNDO
39
SONHO PLANEJADO TODO O CONTEÚDO BUSCA A CONEXÃO COM O PLANEJAMENTO
40
MODELO DE PRÁTICA - BENCHMARKING
41
ESCOLA E AS FEIRAS DE ROUPAS
42
O QUE MAIS FAZER????
43
TRABALHANDO AS MOEDAS
44
ENCARTE DE MERCADO E LOJAS
45
JOGO DO BANCO NA ESCOLA
46
O QUE FAZER ????? TROCA DE MOEDAS ANTIGAS
PRÊMIO AOS EDUCADORES FINANCEIROS
47
O QUE FAZER????? MEDALHAS DE RECONHECIMENTO
PARCEIROS PARA MAXIMIZAR A DIVULGAÇÃO
48
O QUE FAZER AINDA????? PROPAGANDA GINCANAS
49
Educação Financeira
50
Educação Financeira “A Educação Financeira deve ensinar que a responsabilidade social e a ética precisam estar sempre presentes no ganho e uso do dinheiro.”
51
Família Escola Empresa Imprensa
Educação Financeira Família Escola Empresa Imprensa
52
E o que é a educação financeira?
A Educação Financeira nos países desenvolvidos tradicionalmente cabe às famílias. Às escolas fica reservada a função de reforçar a formação que o aluno adquire em casa.
53
Educação Financeira No Brasil, infelizmente, a Educação Financeira não é parte do universo educacional familiar. Tampouco escolar. Assim, a criança não aprende a lidar com dinheiro nem em casa, nem na escola.
54
Educação Financeira As consequências deste fato são determinantes para uma vida de oscilações econômicas, com graves repercussões tanto na vida do cidadão, quanto na do país.
55
Educação Financeira A Educação Financeira não deve ser confundida com o ensino de técnicas ou macetes de bem administrar dinheiro.
56
Educação Financeira O objetivo da Educação Financeira deve ser o de criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro.
57
Educação Financeira Educação Financeira exige uma perspectiva de longo prazo, muito treino e persistência. Em linhas gerais, uma Educação Financeira apropriada deve abarcar 4 pontos:
58
1) Como ganhar dinheiro;
Educação Financeira 1) Como ganhar dinheiro; 2) Como gastar dinheiro; 3) Como poupar; 4) Como doar tempo, talento e dinheiro.
59
PLANEJAMENTO
60
EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA PRÁTICA
61
PLANEJAMENTO ORIENTADO PARA RESULTADOS
O QUE? – QUAL É O OBJETIVO, A META; POR QUÊ? – QUAL A JUSTIFICATIVA PARA SER REALIZADO; COMO? – COMO AS ATIVIDADES PRECISAM SER DESENVOLVIDAS; QUEM? – QUEM SÃO OS RESPONSAVEIS; ONDE? - ONDE SERÃO REALIZADAS; QUANDO? – CRONOGRAMA; QUANTO? – CUSTOS E RECURSOS.
62
SMART – DEFININDO BONS OBJETIVOS
S – ESPECÍFICO- DETERMINAR EXATA E CLARAMENTE O QUE SE DESEJA ALCANÇAR; M - MENSURÁVEL- PODE SER MEDIDO EM TERMOS DE VALOR A - ATINGÍVEL- DEVE SER PASSÍVEL DE REALIZAÇÃO, ALCANÇAVEL R -RELEVANTE- DEVE SER IMPORTANTE PARA ALGUÉM T -DEFININDO TEMPO- PRECISA DE UM PRAZO PARA A REALIZAÇÃO
63
DINÂMICA EM GRUPO
64
VISÃO SISTÊMICA
65
Educação Financeira Fonte http://educacaofinanceira.com.br/
66
NINGUEM PODE TIRAR O SEU VALOR PROFESSOR
67
O MAIOR PROFESSOR
68
VIDEO FINALIZA COM A DINÂMICA DO BALÃO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.