A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO RUSSA Uma revolução perdida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO RUSSA Uma revolução perdida."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO RUSSA Uma revolução perdida

2

3 Quatro pressupostos da Revolução Russa - 1917
1 – A Russia Czarista 2 - O Domingo Sangrento 3 – A criação da DUMA e dos SOVIETES 4 – A revolução em 1917 4.1 – A revolução em Fevereiro (1917) 4.2 – A revolução em Outubro (1917)

4 Nicolau II

5 A Russia Czarista CZAR = rei ou imperador
Em 1894, subiu ao trono russo o czar Nicolau II. Desde o século XVI. O país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE VIDA. ATRASO TECNOLÓGICO. POUCAS INDÚTRIAS QUE PERTENCIAM A PROPRIETÁRIOS ESTRANGEIROS...

6 Uma Rússia faminta... "Não nos é possível ser instruídos porque não há escolas, e desde a infância devemos trabalhar além de nossas forças por um salário ínfimo. Quando desde os 9 anos somos obrigados a ir para a fábrica, o que nos espera? Nós nos vendemos ao capitalista por um pedaço de pão preto; guardas nos agridem a socos e cacetadas para nos habituar à dureza do trabalho; nós nos alimentamos mal, nos sufocamos com a poeira e o ar viciado, até dormimos no chão, atormentados pelos vermes..."

7

8 O GRITO DA REVOLUÇÃO: PAZ, PÃO E TERRA
 GRAVES CRISES SOCIAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS ASSOLAVAM A RÚSSIA. A DERROTA PARA O JAPÃO, , E A PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL AGRAVAVAM O SOFRIMENTO DO POVO RUSSO. O ESFORÇO DE GUERRA OBRIGAVAM O GOVERNO A AUMENTAR OS IMPOSTOS E IMPEDIAM INVESTIMENTOS NO PAÍS. Insatisfação generalizada...

9 O domingo sangrento...  Num domingo de janeiro de 1905, trabalhadores de São Petersburgo, então capital do Império Russo, organizaram uma manifestação para entregar a Nicolau II um documento em que reivindicavam melhores condições de vida e melhores salários.

10 Foi um massacre...  Uma multidão de cerca de mil pessoas, entre elas crianças e mulheres, dirigiu-se ao Palácio de Inverno, residência do czar.  As tropas do governo, que estavam de prontidão, receberam os manifestantes com tiros de fuzil.  Foi um massacre para aqueles que apenas queriam o apoio do imperador...

11 A revolta com o Domingo sangrento provocou conflitos em toda a Rússia.

12 Para amenizar... CROU-SE A DUMA....
 A) Duma = Parlamento. Contudo, os deputados eleitos das quatro primeiras dumas foram de tal maneira pressionados pelo czar que pouco puderam fazer. B) Em 1905, surgiram os sovietes de trabalhadores. c) Os SOVIETES eram conselhos que se encarregavam de coordenar o movimento operário nas fábricas. Os sovietes foram decisivos na revolução de 1917.

13 Os SOVIETES: Organizaram toda a revolução através de reuniões que mobilizavam as lutas sociais e políticas. Ali se construiu a luta – e sua consolidação - do comunismo na Rússia. Os sovietes começaram representando o povo e terminaram representando a elite comunista que oprimia o povo.

14 A participação da Rússia na primeira guerra foi decisiva...
Em agosto de a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial contra a Alemanha e a ÁustriaHungria. Nicolau II acreditava que por meio da guerra pudesse expandir o Império Russo e diminuir a insatisfação popular. A guerra agravou a situação econômica e social do país. Os soldados, mal-armados e mal alimentados, foram dizimados em derrotas sucessivas. Em dois anos e meio de guerra, a Rússia perdeu 4 milhões de pessoas.

15

16 GREVES, LUTAS E DIVISÃO... Em 1917, a escassez de alimentos era muito grande e provocou uma série de greves. Em 27 de fevereiro desse mesmo ano, uma multidão percorreu a capital do Império pedindo pão e o fim da guerra. Os manifestantes também criticavam o sistema monárquico. O governo, sem controle de seus exércitos, não tinha forças para impedir as deserções dos soldados.

17 Fases da revolução... FEVEREIRO DE 1917 OUTUBRO DE 1917
OS EMPRESÁRIOS NO COMANDO DA REVOLUÇÃO. POUCO ESPAÇO POLÍTICO PARA O POVO... NÃO HÁ REFORMA AGRÁRIA EFICAZ, UM DOS PRINCIPAIS ANSEIOS DA POPULAÇÃO. OS OPERÁRIOS NÃO ERAM REPRESENTADOS, EFICAZMENTE, NO PLANO POLÍTICO... LUTAS... MORTES... LENIN, TROSTKY E STALIN SE UNEM PARA FAZER A REVOLUÇÃO RADICAL... REFORMA AGRÁRIA... OPERÁRIOS (SOVIETES) NO PODER... ESTATATIZAÇÃO DE EMPRESAS... PERSEGUIÇÃO CONTRA O QUE REPRESENTA A MONARQUIA RUSSA...

18 Os bolcheviques - maioria, em russo -, que defendiam o confisco das grandes propriedades, o controle das indústrias pelos operários e a saída da Rússia da guerra. Controle cada vez maior sobre os sovietes. Sua força crescia continuamente. principais líderes Vladimir Lenin e Leon Trotski. Os mencheviques - minoria, em russo -, que, embora contrários à guerra, não admitiam a derrota da Rússia. Divididos internamente e indecisos quanto aos rumos que o país deveria tomar, foram perdendo importância política.

19 REVOLUÇÃO SE CONSOLIDA
NEP – A NOVA POLÍTICA ECONÔMICA. GUERRA ENTRE BRANCOS E VERMELHOS.

20

21 * Importação de técnica e de máquinas estrangeiras;
NEP – procurou concentrar os investimentos nos setores mais importantes da economia. * Importação de técnica e de máquinas estrangeiras; * Organização do comércio e da agricultura em cooperativas; * Permissão para a volta da iniciativa privada em diversos setores da economia, como o comércio, a produção agrícola e algumas formas de atividade industrial. * Todos os investimentos tinham o rígido controle do Estado – prioridade em empresas estatais.

22 Simbolos da Revolução Russa:

23

24 GUERRA ENTRE BRANCOS E VERMELHOS.
BRANCOS – EXERCITOS CAPITALISTA EM BUSCA DE UMA RETOMADA DO PODER. VERMELHOS – EXERCITOS COMUNISTAS. O CONFLITO CIVIL DUROU CERCA DE TRES ANOS.

25 Complementando... 1922 – Criação da URSS (união das República Socialistas Soviéticas). 15 países formavam esta união de países comunistas. Não praticavam o capitalismo ocidental. 1924 – Lenin morre devido a um aneurisma cerebral. O governo é continuado por Josef Stalin, chefe do exército: Ditatura radical com assassinato de milhares. Planos industriais bem-sucedidos. Perseguição implacável aos adversários políticos (mesmo os comunistas). Governou até 1954.

26 União Soviética até 1989

27 Consequências da Revolução Russa
O COMUNISMO ASSUME O CONTROLE DO PAÍS E DIMINUI A ESFERA DO CAPITALISMO ATÉ PROMOVER SEU FIM NA RÚSSIA. NACIONALIZAÇÃO DAS TERRAS E DAS EMPRESAS. REFORMA AGRÁRIA E ESTATIZAÇÃO. A REVOLUÇÃO RUSSA INFLUENCIOU OUTRAS POSSÍVEIS REVOLUÇOES EM ÁFRICA, AMÉRICA LATINA E ÁSIA. COMBATE AO CRISTIANISNO NA RÚSSIA E A QUALQUER FORMA RELIGIOSA. PERSEGUIÇÃO E REPRESSÃO A TODAS FORMAS DE OPOSIÇÃO AO COMUNISMO. CRIAÇÃO DA U.R.S.S – UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS.


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO RUSSA Uma revolução perdida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google