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Metodologia de pesquisa

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Apresentação em tema: "Metodologia de pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de pesquisa
Orientações para elaboração do artigo científico Profª. Catarina Rosa e Silva

2 Conceitos, definições e tipologias
Pesquisa científica Conceitos, definições e tipologias Profa. Catarina Rosa e Silva

3 O que é pesquisa científica?
A pesquisa é utilizada na aquisição de novos conhecimentos. A pesquisa científica obedece a métodos e processos científicos para gerar novos conhecimentos.

4 Tipos de pesquisas Quanto aos objetivos Pesquisa exploratória
Pesquisa descritiva Pesquisa explicativa

5 Tipos de pesquisas Quanto aos objetivos Pesquisa exploratória
É vista como o primeiro passo de todo trabalho científico. Tem como característica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade Procura-se ter um primeiro contato com a situação a ser pesquisada. Pode ter como objetivo principal a descoberta de intuições ou o aprimoramento de idéias. Ex. Suponha que uma empresa alimentícia que comercializa torradas e biscoitos queria aumentar sua linha de produtos fabricando e comercializando também geléias.

6 Tipos de pesquisas Quanto aos objetivos Pesquisa descritiva
Também chamados de pesquisas ad hoc. Procuram descrever situações relacionando e confirmando as situações levantadas no problema de pesquisa. Este tipo de pesquisa tem como objetivo fundamental a descrição das características de determinada população ou fenômeno. Procura observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os fatos ou fenômenos (variáveis), sem que o pesquisador interfira neles ou os manipule Procura identificar a relação entre as variáveis da pesquisa

7 Tipos de pesquisas Quanto aos objetivos Pesquisa descritiva
Quem compra? O quê? Quanto? Como? Onde? Quando? Por quê? Ex. Uma empresa de produtos alimentícios gostaria de identificar que valores os consumidores atribuem à sua marca.

8 Tipos de pesquisas Quanto aos objetivos Pesquisa explicativa
Identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos, isto é, suas causas. Explica a razão e o porquê das coisas Identificação das variáveis dependentes e independentes Podem ser experimentais ou quase-experimentais. Ex. Uma empresa de sabão em pó gostaria de identificar quais as causas da não-aceitação do sabão em pó para roupas de bebê.

9 Exercício: vamos tentar identificar o tipo da pesquisa mais adequado
Uma empresa deseja utilizar em seu processo de identificação de clientes, um dispositivo de reconhecimento digital e gostaria de estudar a percepção dos clientes. A empresa Linda Beleza gostaria de identificar o que motiva o seu cliente a comprar o novo desodorante: cheiro, embalagem, ou preço. A MWF Mobílias gostaria de verificar através de uma pesquisa como é que seus clientes escolhem o sofá. A Nestlé quer saber que sentimentos são despertados nos clientes quando têm contato com a nova lata de leite moça.

10 Agora proponham uma solução:
A Kaiser lançou uma cerveja para o inverno, mais encorpada e escura, procurando um diferencial nesse mercado extremamente competitivo. Proponham soluções de pesquisa, para esse problema, nas três perspectivas abaixo: Uma pesquisa exploratória Uma pesquisa descritiva Uma pesquisa exlicativa

11 Tipos de pesquisas À forma de abordagem Pesquisa quantitativa
Pesquisa qualitativa

12 As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. Parte de questionamentos como: “Qual conceito novo de produto deveria ser criado em uma determinada categoria?”e “Qual é o melhor posicionamento de comunicação para esse produto?”, por exemplo.

13 Já as pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos estruturados (questionários). Devem ser representativas de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são mais concretos e, conseqüentemente, menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos geram índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico da informação.

14 Quantitativo ou Qualitativo?
Dimensão de comparação Pesquisa qualitativa Pesquisa quantitativa Tipo de pergunta Perguntas com grande profundidade Perguntas com profundidade limitada Tamanho da amostra Pequena Grande Informações por entrevistado Muitas Varia Administração Requer entrevistadores com habilidades especiais Menos habilidades especiais requeridas Tipo de análise Subjetiva, interpretativa Estatística, sumarização Hardware Gravadores, projetores, vídeo, fotos, guias de discussão Questionários, computadores, documentos impressos Capacidade de replicar Baixa Alta Treinamento do pesquisador Psicologia, sociologia, psicologia social. Comportamento do consumidor, marketing e pesquisa de marketing Estatística, modelos de decisões, SAD, programação de computador, marketing, pesquisa de marketing Tipo de pesquisa Exploratória Descritiva ou causal

15 Tipos de pesquisas Quanto aos procedimentos Etnografia Observação
Bibliográfica Estudo de Caso Pesquisa-Ação Pesquisa participante Painéis de consumidores Levantamento (Survey) Experimental

16 Pesquisa científica O processo de pesquisa
Profa. Catarina Rosa e Silva

17 “A casinha científica”

18 O problema de pesquisa Uma indagação sobre que variáveis serão abordadas no trabalho e se há algum relacionamento entre elas. É a proposta da pesquisa! Ex. A proposta do estudo é identificar o impacto da implantação de uma central de relacionamento com o cliente no processo de satisfação com o atendimento. Mais exemplos?

19 Objetivos da pesquisa Objetivo geral
É o problema da pesquisa transformado em objetivo É o objetivo que define, de modo mais claro e direto, que aspecto da problemática mais ampla anteriormente exibida constitui o interesse central da pesquisa (ROESCH, 2006). Escrito no infinitivo

20 Objetivos da pesquisa Objetivos específicos
Os objetivos específicos detalham e clarificam o objetivo geral. Há quem diga que a soma dos objetivos específicos tem como resultado o objetivo geral.

21 Objetivos de pesquisa Objetivo geral: Promover a área de RH na organização. Objetivos específicos: Pesquisar a imagem da área junto aos empregados; Analisar entrevistas de saída; Pesquisar a imagem da área recebida pelas gerências das outras áreas e Diretoria; Divulgar os resultados da avaliação nos murais da empresa, ou via relatórios; Promover marketing interno das ações de RH.

22 Objetivos de pesquisa Objetivo geral: verificar como usar a tecnologia da informação (TI) para estruturar a interação com o cliente, com base no conceito de gestão do relacionamento com o cliente (CRM). Objetivos específicos Identificar as mudanças necessárias nos processos de trabalho em decorrência do uso do CRM; Implementar uma nova estrutura tecnológica para o contexto em estudo; Propor novos métodos de abordar o cliente para os atores envolvidos nas transações; Avaliar a percepção do cliente em relação à interação com base no uso das ferramentas de TI que propiciem explorar a prática de CRM; Identificar os benefícios gerados para a empresa a partir da reestruturação tecnológica e estratégica baseadas no CRM.

23 Vamos trabalhar nos objetivos
Pensem em um problema de pesquisa Agora converta-o para um objetivo Em seguida, construa os objetivos específicos

24 Referências conceituais
Esse tópico aborda o arcabouço teórico utilizado para ajudar a resolver a problemática da pesquisa. O autor deve percorrer os temas que o ajudarão a fundamentar, juntamente com os achados da pesquisa, a problemática do trabalho.

25 Metodologia de pesquisa
 Nesta seção, apresentam-se: o método de pesquisa, as técnicas de coleta de dados e as técnicas de análise dos dados.

26 Apresentação e análise dos resultados
Aqui se expõe os resultados da pesquisa, juntamente com comentários e a análise. Podem-se inserir nessa análise elementos teóricos utilizados nas referências conceituais. Convém organizar esse tópico de acordo com os objetivos da pesquisa. Assim, o leitor encontrará as respostas prometidas na problemática levantada.

27 Conclusão ou considerações finais
É importante também ter um capítulo de conclusão do estudo Aqui, o autor expressará os achados da pesquisa em relação aos objetivos do estudo Também pode-se enfatizar a importância do estudo e também pretensões futuras.

28 Bibliografia Neste tópico, incluir todo o referencial teórico consultado. Lembrar que tudo que estiver citado aqui, obrigatoriamente, foi utilizado no texto. Não é um capítulo, portanto dispensa-se o uso de indicadores de ordem precedendo o título. As referências são organizadas em ordem alfabética.

29 Uma dica para a bibliografia!

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