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Aula semana 2 Definição do Problema Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.

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1 Aula semana 2 Definição do Problema Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

2 Como definir uma situação problemática? O que são objetivos gerais e específicos? Como justificar o projeto?

3 Toda organização tem uma história, apresenta antecedentes que ajudam a entender uma situação problemática. A organização está inserida em um contexto e este também deve ser referido, porque a maioria das mudanças organizacionais são provocadas por fatores do ambiente. Num projeto de pesquisa, um problema consiste em uma situação não resolvida que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento.

4 Um problema pode ser definido tanto a partir da observação, como da teoria, ou ainda de um método que se queira testar. Em empresas, um problema é uma situação não resolvida, mas também pode ser uma identificação de oportunidades.

5 Situação problemáticaAlguns sintomascFoco do projeto Empresa em fase de crescimento Tomada de decisão lenta; Centralização Má coordenação Comunicações precárias Diagnóstico e renovação organizacional IdemIdem, com problemas mais prementes na área produtiva Restauração da área produtiva Deficiências no sistema produtivo (atraso nas entregas dos fornecedores; controle de qualidade deficiente; estoques excessivos) Excesso de refugos e de retrabalho Perda de tempo Introdução de células de manufatura Sobrevivência/ expansão no mercado Falta de controle de entradas e saídas de capital Má administração das necessidades de capital de giro,capital imobilizado e margem de lucro Planejamento financeiro

6 Outra questão é que um problema pode ser atacado de vários ângulos. Por exemplo, a questão da sobrevivência da organização no mercado pode ser definida: pela área de RH como falta de qualificação dos funcionários; a área de produção buscará soluções em melhoria de processos ou aquisição de equipamentos; a área de marketing buscaria atingir novos mercados.

7 É preciso redigir a seção que trata da definição do problema. Recomenda-se iniciar caracterizando a organização; a seguir descrever a problemática a ser tratada, e por fim, estabelecer o foco do projeto, bem como os seus limites.

8 1.Caracterizar a organização, historiando sua evolução e apresentando dados sobre sua situação atual. 2.Caracterizar o ambiente (mercado). 3.Historiar os antecedentes do problema, referindo suas causas, se possível. 4.Apresentar evidências sobre os efeitos do problema, referindo suas causas, se possível. 5.Identificar para quem a situação representa um problema (direção da organização, um ou mais departamentos. 6.Estabelecer o foco do projeto e seus limites (sob que perspectiva deseja tratar o problema). Definição da situação problemática

9 Na descrição, devem-se evitar termos imprecisos, tais como muitos, alguns, pequeno, certos. Dica

10 O objetivo é definido como alvo ou desígnio que se pretente atingir(NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO, 1986). Ao formular o objetivo, o autor do projeto está fixando padrões de sucesso pelos quais seu trabalho será avaliado; Leva o autor do projeto a perceber as etapas contidas em seu trabalho, isto é, os objetivos orientam a revisão de literatura e a metodologia do projeto. Objetivos do projeto

11 O objetivo geral define o propósito do trabalho. Exemplos: 1.Implantar um sistema de telemarketing na empresa X (proposição de planos). 2.Avaliar o sistema de distribuição de lucros em uma empresa do setor manufatureiro (avaliação de resultados). 3.Apresentar sugestões para a reestruturação da fábrica Y (pesquisa diagóstico). 4.Avaliar o processo de implantação de Kanban no setor X (avaliação formativa). 5.Elaborar e implementar o setor d serviço ao cliente no banco X (proposição de planos). Objetivo geral

12 Objetivos específicos – a formulação de um objetivo geral não é suficiente para dar uma ideia de como o trabalho será desenvolvido. O objetivo geral é formulado de forma genérica o suficiente para abranger vários objetivos específicos. Exemplos: Geral: Promover a área de RH na organização. Específicos: Pesquisar a imagem da área junto aos empregados; Analisar entrevistas de saída; Pesquisar a imagem da área recebida pelas gerências das outras áreas e Diretoria; Divulgar os resultados da avaliação nos murais da empresa, ou via relatórios. Promover marketing interno das ações de RH. Objetivos específicos

13 Os objetivos específicos operacionalizam – especificam o modo como se pretende atingir um objetivo geral.


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