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Planejamento de Comunicação Institucional

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Apresentação em tema: "Planejamento de Comunicação Institucional"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de Comunicação Institucional
asBem

2 II MADRUGADÃO FEEVALE CLIENTE: Associação de Bem-estar da Criança e do Adolescente (asBem) EQUIPE AGEXCOM UNISINOS: Padrinho da equipe: Leandro Vargas Monitora: Camila Ferreira da Veiga Integrantes da equipe: Adriano Brodbeck Silva, Bruna Krindges Ribeiro, Caroline de Mattos, Diego Senger, Fernada Luisa Erig, Laura Arrué, Letícia Hag, Stéfani Kafer, Wagner Cassal, Surian Engel 22

3 INTRODUÇÃO Este planejamento de comunicação institucional será aplicado à Associação de Bem-estar da Criança e do Adolescente (asBem). A implementação ocorrerá a partir de 2009 e abrangerá a Região do Vale dos Sinos. O trabalho será desenvolvido pela equipe AgexCOM (Agência Experimental de Comunicação) da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Ele se enquadra no Projeto Madrugadão Feevale, que visa reunir alunos de comunicação de faculdades do RS, com o objetivo de criar uma campanha institucional para um cliente real.

4 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Razão Social: Associaçao de Bem-estar da Criança e do Adolescente Nome Fantasia: asBem CNPJ: Diretores: Antoalci Francisco Pedro e Noeli Rott da Silva Cidade: Novo Hamburgo Endereço: Rua Guarujá, 171 Bairro: Pátria Nova Telefone: (51) Site: Contato da organização: Noeli Rott da Silva A Associação de Bem-estar da Criança e do Adolescente (asBem) atende crianças e jovens em situação de abandono, oferecendo estudos e práticas voltados para as áreas de serviço social, promoção social, educação social e educação profissional. A entidade hoje é referência na área de atendimento a crianças e adolescentes, graças à união de pessoas que acreditam no futuro melhor de cada cidadão.

5 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Missão: promover ações sociais, oportunizando a integração sócio-educativa, formação profissional e cidadã de crianças, adolescentes e famílias. Visão: ser percebida internacionalmente como uma organização líder do terceiro setor, em administração e desenvolvimento de projetos sociais. Valores: desenvolvimento humano e social

6 CONTEXTUALIZAÇÃO Diariamente, os jornais noticiam fatos que são reflexo da violência. A marginalidade aumenta dia a dia. Isso é uma realidade em Novo Hamburgo, no Brasil e no mundo. Dentro deste cenário, percebemos que os jovens que vivem nesta situação têm cada vez menos oportunidades de crescer. Dessa forma, a asBem, com seus cursos voltados ao desenvolvimento de um trabalho artesanal, representa uma esperança de uma vida digna para diversos jovens e uma certeza de um futuro menos violento.

7 DIAGNÓSTICO A asBem passou a ganhar mais força a partir de 1995, quando foi possível criar a fundação do Centro de Iniciação Profissional (CIP), que reúne programas de formação técnico-metódico, integrando oficinas e cursos profissionalizantes com qualificação nas áreas comercial e de serviços. O CIP possibilitou o atendimento de mais adolescentes, e aos poucos foi dando frutos, aumentando anualmente o número de cursos oferecidos. Atualmente, o Programa CIP mantém 400 alunos (de 14 a 24 anos), e estes recebem alimentação e não pagam para fazer os cursos. No entanto, este trabalho não é conhecido, pois a associação não possui uma campanha institucional. Existe, também, uma loja chamada Lojinha da Asbem, onde os produtos confeccionados pelos alunos do CIP são vendidos. Estes produtos são conhecidos apenas pelos familiares e amigos dos mesmos devido à falta de uma campanha institucional. Esta falta de comunicação faz com que os recursos necessários para o crescimento do projeto se tornem restritos. Há um desejo de que a Lojinha esteja colocada em pontos mais estratégicos, como shoppings centers, feiras e eventos. Contudo, não há um planejamento e uma possibilidade concreta desta colocação.

8 DIAGNÓSTICO PONTOS FORTES: responsabilidade social; incentivo ao desenvolvimento educacional de jovens carentes; qualidade dos produtos confeccionados; diversas propostas de produtos PONTOS FRACOS: não há posicionamento de mercado; não há estratégias de comunicação; não possui um ponto-de-venda estratégico; não possui vendedores.

9 MAPEAMENTO DOS PÚBLICOS
PÚBLICO-ALVO: mulheres de 30 a 50 anos, por representarem a faixa etária que mais se interessa pelos produtos oferecidos na Lojinha. PARCEIROS: entidades que, de alguma forma, colaboram financeiramente ou com recursos para a manutenção da instituição. São elas: SENAC - disponibiliza cursos técnicos para os funcionários das entidades que colaboram com o CIP. Azaléia - fornece materiais para serem customizados pelos alunos do CIP ou revendidos na Lojinha, em troca de cursos profissionalizantes. FUNDAÇÕES: Fundação Instituto Nestor de Paula e Fundação Pão dos Pobres ALUNOS: são os responsáveis pela produção do que é vendido na Lojinha. Servem, também, como meio de divulgação. FAMILIARES E AMIGOS DOS ALUNOS: são os que mais conhecem o trabalho do CIP e os produtos vendidos na Lojinha.

10 MAPEAMENTO DOS PÚBLICOS
COMUNIDADE: toda a ação da asBem é voltada para a comunidade, pois ela busca suprimir a falha do Estado na carência de políticas voltadas para a oportunidade de crescimento de crianças carentes. IMPRENSA: representa a possibilidade de uma maior divulgação do trabalho realizado. GOVERNO MUNICIPAL: Prefeitura de Novo Hamburgo disponibiliza apoio financeiro e estrutural. GOVERNO ESTADUAL: relacionamento apenas legal. GOVERNO FEDERAL: relacionamento apenas legal.

11 OBJETIVO E ESTRATÉGIA Captação de recursos para o desenvolvimento das ações, através da busca de patrocinadores, oferecendo a eles espaços para divulgação no site da Lojinha, em eventos, ponto-de-venda e materiais de divulgação, mostrando a importância de ter seu nome vinculado a uma instituição que tem como objetivo a responsabilidade social. A principal estratégia é mostrar para o público que a Lojinha vende produtos de qualidade e, ao mesmo tempo, preocupa-se com a cidadania, abordando, também, a questão de que os mesmos são feitos por jovens carentes, alunos do CIP. Dessa forma, buscou-se passar no conceito uma imagem de produtos de confecção artesanal (manual), mas que não deixam de ser de primeira linha. Conceito este que estará representado em todas as peças, com este foco artesanal de qualidade. Objetivos específicos Tornar a Lojinha conhecida; Divulgar a qualidade de seus produtos; Possibilitar que pessoas com intenção de ajudar crianças carentes saibam o que fazer.

12 A gente faz cidadania com as próprias mãos.
PROGRAMA A gente faz cidadania com as próprias mãos. O programa consiste em apresentar a marca “Lojinha da asbBem” para os diversos públicos e desenvolver ações que tornem esta marca conhecida. Todo o programa está baseado no conceito de qualidade, artesanato e cidadania. Serão necessários vendedores, que poderão ser os próprios alunos do CIP, que estejam dispostos a trabalhar desta forma. Isto poderá ser oferecido como forma de estágio não-remunerado para esses alunos.

13 PROJETO 1 Quiosque da qualidade pela cidadania
Consiste na implementação de ilhas em shoppings centers do Vale do Sinos. Quiosques localizados em espaços estratégicos venderão produtos de primeira linha produzidos pelos alunos do CIP. Esta ilha será temporária e periódica. Este projeto servirá, inicialmente, como uma amostra do trabalho, pois terá um tempo limite de permanência em cada estabelecimento. Este período será de 15 dias.

14 PROJETO 2 Caravana cidadania de qualidade
Este projeto é constituído por um bazar itinerante, que passará pelas cidades do Vale dos Sinos. O bazar levará a estas cidades, através de estandes localizados em pontos-de-venda estratégicos, diversos produtos da Lojinha da asBem. A finalidade é divulgar a marca e o trabalho produzido pelo CIP.

15 PROJETO 3 Estenda a sua mão para a cidadania
Serão selecionadas empresas com potencial para patrocinar os Projetos do Plano de Comunicação Institucional, através de uma pesquisa junto ao mercado do Vale do Sinos. Estas empresas receberão um quite com as peças de publicidade criadas neste planejamento e serão convidadas a participar deste projeto com um patrocínio.

16 CONSIDERAÇÃO FINAL Os projetos construídos neste planejamento de comunicação institucional têm como objetivo envolver a comunidade com esta importante causa.


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