A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATÓRIO DE GESTÃO DA FGTAS. FUNDAÇÃO GAÚCHA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL Fundação de direito privado, vinculada à Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATÓRIO DE GESTÃO DA FGTAS. FUNDAÇÃO GAÚCHA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL Fundação de direito privado, vinculada à Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência."— Transcrição da apresentação:

1 RELATÓRIO DE GESTÃO DA FGTAS

2 FUNDAÇÃO GAÚCHA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL Fundação de direito privado, vinculada à Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do RS Diretor Presidente: Anápio Ferreira Estrutura Física: 142 agências em 136 municípios

3 OBJETIVOS Implementar e desenvolver no RS as políticas de relações de trabalho e de promoção socialImplementar e desenvolver no RS as políticas de relações de trabalho e de promoção social

4 ATRIBUIÇÕES Planejar ações e executar projetos de assistência e promoção social,Planejar ações e executar projetos de assistência e promoção social, Assessorar entidades e grupos sócio-assistenciais, comunitários ou sindicais e prefeituras,Assessorar entidades e grupos sócio-assistenciais, comunitários ou sindicais e prefeituras, Apoiar as organizações de trabalhadores nas áreas de formação e administração sindical, saúde e segurança do trabalho,Apoiar as organizações de trabalhadores nas áreas de formação e administração sindical, saúde e segurança do trabalho, Articular e celebrar convênios e outros ajustes, visando cooperação técnica e/ou financeira com órgãos públicos e privados,Articular e celebrar convênios e outros ajustes, visando cooperação técnica e/ou financeira com órgãos públicos e privados,

5 Realizar estudos sistematizados da realidade social para subsidiar a elaboração da política social do poder público Realizar estudos sistematizados da realidade social para subsidiar a elaboração da política social do poder público Apoiar e administrar o sistema público de emprego, Apoiar e administrar o sistema público de emprego, Estimular o desenvolvimento do artesanato, Estimular o desenvolvimento do artesanato, Promover ações de formação profissional para os mercados formal e informal de trabalho, Promover ações de formação profissional para os mercados formal e informal de trabalho, Estender e diversificar programas voltados ao idoso, Estender e diversificar programas voltados ao idoso, Articular-se com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras visando a execução de seus programas Articular-se com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras visando a execução de seus programas ATRIBUIÇÕES

6 Desenvolve atividade permanentes de: Intermediação de mão-de-obra Emissão da Carteira de Trabalho Encaminhamento ao Seguro-desemprego Promoção de ações de formação profissional Informações sobre mercado de trabalho Também é responsável por: Programa Gaúcho do Artesanato Vida Centro Humanístico Parque de Recreação do Trabalhador Espaço Social e Comunitário (ESC) PRINCIPAIS PROGRAMAS E AÇÕES

7 Jovens sem experiência profissional Pessoas portadoras de deficiência Pescadores artesanais Artesãos Trabalhadores autônomos Trabalhadores empregados e desempregados Empresários e pessoas usuárias de serviços de autônomos Crianças, adolescentes e idosos (atendidos no ESC- Espaço Social Comunitário PRT- Parque de Recreação do Trabalhador e no Vida Centro Humanístico) PÚBLICO ALVO

8 6 Intermediação de mão-de-obra RESULTADOS Carro chefe da instituição. Exige constante relacionamento com os empresários e estrutura adequada para atendimento aos desempregados.

9 RESULTADOS 6 Seguro-desemprego Encaminha o benefício e orienta empresários para a correta emissão de documentos.

10 RESULTADOS 6 Emissão de Carteiras de Trabalho Atende trabalhadores e encaminha documentos para DRT.

11 RESULTADOS 6 Centro do Trabalhador Autônomo -CTA Este programa tem 852 trabalhadores autônomos cadastrados. A queda no atendimento deve-se à falta de recursos para investir na divulgação da atividade.

12 RESULTADOS 6 Programa Gaúcho do Artesanato - PGA Atua na legalização da profissão e auxilia na comercialização com as lojas, feiras e eventos que realiza ou subsidia.

13 RESULTADOS 6 Vida Centro Humanístico Complexo existente da Zona Norte. Desenvolve atividades sócio- educativas e de lazer.

14 RESULTADOS 6 Parque de Recreação do Trabalhador - PRT Área de 87 hectares em São Leopoldo. Realiza diversas atividades sócio educativas para os moradores da região.

15 RESULTADOS 6 Espaço Social e Comunitário - ESC Atividade existente na Vila Farrapos, em Porto Alegre. Atua exclusivamente com crianças e pré-adolescentes com atividades extra classe.

16 RESULTADOS 6 Pesquisa de Emprego e Desemprego PED/RMPA Em parceria com a FEE, Dieese e Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) de São Paulo.

17 DIFICULDADES Falta de pessoal; Falta de recursos para manutenção e investimentos; Atraso das verbas do convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego; Falta de recursos para projetos de melhorias no Programa Gaúcho do Artesanato, Centro do Trabalhador Autônomo, Parque de Recreação do Trabalhador, Vida Centro Humanístico; Falta de recursos para confecção de material de formação e divulgação.

18 Administrar sem recursos; Buscar a parceria dos funcionários para superar as crises; Buscar parceria com a iniciativa privada e/ou instituições afins, para qualificar os serviços; Manter bom relacionamento com todas as esferas do governo. Além disso, passamos a conhecer a realidade do Estado por outra ótica que não a do consumidor, visto que o contribuinte tem direito ao serviço e não pode ser deixado em segundo plano. EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA COMO GESTOR

19 Aumentamos em 30% o numero de agências, de 109 em 2002 para 142 em Essas 33 agências também levaram o PTB para 33 novos municípios. Reforçamos as administrações municipais em que o PTB atua como parceiro ou é o administrador principal. Ex.: Butiá Incrementamos o Programa Gaúcho do Artesanato beneficiando mais de 60 mil artesãos com a criação da logomarca, a nova Carteira de Artesão e os convênios assinados com a Caixa de Fomento RS, Ulbra Saúde e Banrisul. Este Programa teve a frente dois membros do PTB. RESULTADOS POLÍTICOS

20 Saímos vitoriosos na relação com os servidores da FGTAS, através da sua associação representativa. E no encaminhamento à STCAS de antigas reivindicações, tais como: Regimento Interno, Estatuto e Plano de Cargos e Salários. No âmbito pessoal, os resultados também foram positivos porque a oportunidade de administrar a FGTAS reforçou e consolidou o PTB não só em Charqueadas, mas na Região Carbonífera, facilitou a mobilização e a motivação dos militantes na base a partir do momento em que estes vêem as lideranças sendo consolidadas e, propiciou resultados positivos, como os conquistados na ultima eleição.


Carregar ppt "RELATÓRIO DE GESTÃO DA FGTAS. FUNDAÇÃO GAÚCHA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL Fundação de direito privado, vinculada à Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google