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PROJETO VIDA “O grandioso negócio da vida não é ver o

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Apresentação em tema: "PROJETO VIDA “O grandioso negócio da vida não é ver o"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO VIDA “O grandioso negócio da vida não é ver o
que está nebulosamente distante, mas o que está claramente em nossas mãos.” Thomas Carlyle

2 O Projeto VIDA teve início a partir das discussões realizadas em sala de aula sobre a situação social de parcela da população brasileira. Essas discussões possibilitaram o despertar de um grupo de alunos interessados em desenvolver trabalhos voluntários de natureza social. A partir dessa demanda, procuramos o Pároco do Bairro Bela Vista, onde se situa o campus da Puc Contagem, e iniciamos o contato com a comunidade carente da região. O primeiro encontro realizou-se no dia 28 de outubro de 2001, no CEPA (Centro de Apoio Promocional e Educacional Santo Hermann José), localizado na região.

3 As atividades se iniciam com a realização de dinâmicas psico-pedagógicas cujo sentido é o do desenvolvimento da auto-estima, da reestruturação dos relacionamentos interpessoais e familiares, do auto-conhecimento e do conhecimento do outro, a fim de que possam desenvolver uma personalidade estruturada capaz de se afirmar e de se garantir como cidadão atuante frente á sociedade.

4 Projeto visa a promoção de famílias carentes e, por meio de um trabalho com a comunidade, pretende transformar a realidade de crianças, jovens, adolescentes e adultos. É importante ter presente que o conceito de promoção passa cada vez mais pela melhoria da qualidade de vida, pela eqüidade social e pela sustentabilidade ambiental. OBJETIVOS Objetivo Geral

5 Objetivos Específicos
Resgatar a auto-estima e identidade dessas populações muitas vezes deteriorada pelas condições subumanas de vida; desenvolver um trabalho voltado para a formação de valores; formar a consciência de cidadão, - que cada membro da comunidade tenha conhecimento de seus direitos e deveres, bem como do valor da justiça, do diálogo, da solidariedade, da família e outros; proporcionar um futuro possível para crianças e adolescentes; possibilitar aos alunos da PUC Minas, formação da prática humanitária e consciência cristã e solidária; Promover o trabalho cooperativo de geração de renda com a produção de bijuterias finas e bordados artesanais.

6 Público Alvo O público alvo das ações do projeto se caracteriza pela situação sócio-econômica de extrema precariedade, e de uma condição de risco social iminente. Quanto aos alunos, também parte desse projeto, são oriundos dos diversos cursos da Puc Contagem, cujos interesses de ações solidárias foram despertados na prática do ensino universitário. Estudantes universitários da PUC MINAS como facilitadores e monitores das ações. 60 crianças/adolescentes, 30 mães/pais moradores dos bairros Beatriz, Bela Vista, Bernardo Monteiro, Maria da Conceição e Fonte Grande – todos, vizinhos da PUC-MINAS/CONTAGEM.

7 RECURSOS Humanos Alunos, professores, funcionários da PUC-MINAS e voluntários do Projeto; Estagiários de diversos cursos da PUC. Atualmente estão realizando atividades alunos voluntários dos cursos de Serviço Social, Direito, Administração de Contagem. Profissionais que orientam o trabalho realizado na comunidade e ministram palestras para os voluntários do Projeto; Quando da realização de oficinas profissionalizantes, recorremos a profissionais externos à Instituição o que demanda recursos adicionais para pagamento de honorários.

8 RECURSOS Materiais Atualmente o Projeto se defronta com dificuldades decorrentes de recursos principalmente de ordem financeira, para sustentação das oficinas, do lanche para as crianças e para a manutenção de algumas pessoas que garantem a continuidade do Projeto. Atualmente recebemos, esporadicamente, de pequenas empresas de Contagem e alunos da PUC, recursos tais como: Doações de alimentos, vestuários, material esportivo e escolar; As parcerias com empresas são ainda incipientes e esporádicas.

9 ATIVIDADES São realizadas atividades de lazer, orientadas pelos monitores com o intuito de trabalhar a valorização da cultura, contato com o meio ambiente, integração de grupo, respeito e solidariedade entre os envolvidos no Projeto. Outro momento é o da realização de Fórum de Debates com temas específicos, levantados pela equipe através de pesquisas e conversas com as crianças, adolescentes e adulto, contando com a participação de peritos, profissionais e autoridades locais. Ademais, os trabalhos desenvolvidos pelo projeto envolvem oficinas de: - Geração de Trabalho e Renda; - informática; - artes cênicas; - cursos de alfabetização para jovens e adultos; - palestras e dinâmicas visando formação e desenvolvimento de uma consciência crítica além de valores.

10 OFICINA DE GERAÇÃO DE RENDA

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14 ADOLESCENTES E CRIANÇAS

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17 DEPOIMENTO DE VOLUNTÁRIOS
Desde 2001 estamos envolvidos com as famílias que são o público alvo do projeto. Aos poucos o envolvimento de ambas as partes: público alvo e voluntários, foi crescendo. A confiança já está estabelecida e as pessoas, que antes, estavam com a autoestima muito baixa, já conseguem enxergar um futuro em suas vidas. Já planejam metas a serem alcançadas. Algumas crianças e adolescentes que tinham como espelho o traficante, mudou o seu foco de visão e pensam em crescimento humano e em entrar para o mercado profissional. Envolver-se em um projeto social como voluntário é acreditar que algo pode ser mudado na vida das pessoas. É acreditar que a sociedade pode modificar seu modo de pensar e agir em prol de melhores condições humanas. Abraçar uma causa e lutar por ela é sonhar e ter a certeza de que conseguirá transformar utopias em realidades. Junho/2005

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