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RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.

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Apresentação em tema: "RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC."— Transcrição da apresentação:

1 RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC

2 Apresentação O projeto consistiu na implantação de um software totalmente web para a gestão dos atendimentos, programas, projetos, benefícios e ações desenvolvidas pela Assistência Social para famílias, indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade e riscos, facilitando e agilizando o atendimento aos usuários, planejamento, diagnóstico socioterritorial, monitoramento e vigilância social.

3 Público-alvo atendido
Secretaria Municipal de Assistência Social: Equipe da Gestão CRAS CREAS

4 Recursos Humanos Envolvidos
Diretora de Assistência Social Coordenação de CRAS Coordenação de CREAS Técnico de informática

5 Parceiros Pública Informática Ltda (Portábilis)

6 Metodologia de execução do Trabalho
O Projeto iniciou-se com pesquisa e levantamento de soluções de informatização presentes no mercado. Visitou-se um município que já havia realizado a informatização, como também recebemos a visita de empresas. Foi elaborado Termo de Referência por uma comissão para que se adquirisse um sistema o máximo de funcionalidades necessárias aos Serviços.

7 Metodologia de execução do Trabalho
A contratação da Empresa ocorreu por meio de processo licitatório, na modalidade de pregão presencial. Todos os trâmites legais levaram cerca de cinco meses até a efetivação do contrato com a Empresa vencedora.

8 Metodologia de execução do Trabalho
Inicialmente a empresa fez a migração da base de dados do Cadastro Único do município disponibilizados pela Gestora do Cadastro Único, como também foram encaminhados à empresa os modelos de documentos utilizados, brasão, logos e outras informações específicas do município para a customização do sistema.

9 Metodologia de execução do Trabalho
Planejou-se a implantação do sistema, visando à reestruturação e padronização dos processos e dos Serviços ofertados a fim de que as necessidades do município fossem atendidas em consonância com as normativas federais. Realizou-se capacitação com todos os profissionais, durante dois dias, utilizando uma base de dados não oficial para simulações de situações de atendimentos e demais ações possíveis.

10 Metodologia de execução do Trabalho
Após a capacitação, foi liberada a base de dados oficial do sistema para utilização dos técnicos e, depois de quatro meses, foi marcada uma visita ao município pela Empresa fornecedora do Sistema a fim de avaliar a utilização do sistema, bem como as alterações que estavam sendo realizadas a pedido dos profissionais.

11 Metodologia de execução do Trabalho
Após este encontro ficou definido que a Coordenadora do CREAS seria a pessoa de referência no município para comunicação entre os profissionais e a Empresa a fim de efetuar as adequações e modificações solicitadas. Esta troca acontece através de ferramenta on-line criada pela empresa para comunicação através de tickets, que são abertos para tratar de cada situação especifica necessária para melhoramento do sistema ou dúvidas.

12 Metodologia de execução do Trabalho
O Sistema encontra-se totalmente implantado, mas em processo de melhoria. Com o progresso da utilização das funções do sistema, novas situações estão surgindo e tudo está sendo encaminhado para a empresa fazer as adequações para a melhor forma de utilização do sistema.

13 Resultados Alcançados
Com a reestruturação e organização do fluxo de trabalho das equipes e a facilitação desta ação por meio da solução em software implantada, está havendo melhoria na dinâmica de trabalho das equipes, facilitando e agilizando o cadastro de usuários e famílias, atendimento, encaminhamento, monitoramento e avaliação dos projetos e benefícios.

14 Resultados Alcançados
Como pontos fortes pode-se destacar a extração e consulta de dados em tempo real, do ponto de vista da política de assistência social municipal, sobre as famílias em situação de vulnerabilidade, risco social, violações de direitos, participantes de atendimentos e atividades em grupo, inclusas nos Serviços e que recebem benefícios.

15 Resultados Alcançados
Além disso, com os recursos de georreferência com mapas, é possível ter uma visão espacial de onde se encontram localizados os usuários e equipamentos de referência, facilitando assim o trabalho técnico de acompanhamento, monitoramento e vigilância socioterritorial, prevista na política nacional do SUAS.

16 Resultados Alcançados
Pode-se fazer a gestão da concessão dos benefícios eventuais de todos os equipamentos. Também há um módulo para desenvolvimento da Política de Habitação que, por estar vinculada à mesma Secretaria, está em fase de migração de dados do atual sistema.

17 Resultados Alcançados
Por fim, podemos destacar a emissão de relatórios, que são gerados automaticamente pelo sistema, economizando o tempo de levantamento destas informações para serem registradas nos Sistema da Rede SUAS, como para as necessidades municipais.

18 Resultados Alcançados
Como ponto negativo, mencionamos a migração dos dados do Cadastro Único, pois houveram muitas erros de digitação nos cadastros, como também desatualização dos dados de famílias.

19 Débora Patrícia Grando Borges Coordenadora do CREAS CRP 12/09232 Município de Schroeder - SC Fone: (47)


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