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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA DISCIPLINA: POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL DOCENTE: SOLANGE MARY DISCENTES:

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1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA DISCIPLINA: POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL DOCENTE: SOLANGE MARY DISCENTES: ANA PAULA SANTOS DA PAZ DANUZIA SAMPAIO CHAGAS ISIS NAIANE DE JESUS SANTOS JÉSSICA MEDEIROS BARRETO

2 INDICADORES DE SUCESSO: A CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE

3 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) “(...)É UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMOSTRAL, OPERACIONALIZADO A CADA DOIS ANOS COM A FINALIDADE PRINCIPAL DE AVALIAR A QUALIDADE, EQÜIDADE E EFICIÊNCIA DO ENSINO E DA ARENDIZAGEM NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO”. (P. 115). “(...)É UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMOSTRAL, OPERACIONALIZADO A CADA DOIS ANOS COM A FINALIDADE PRINCIPAL DE AVALIAR A QUALIDADE, EQÜIDADE E EFICIÊNCIA DO ENSINO E DA ARENDIZAGEM NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO”. (P. 115).

4 AVALIAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA (ANEB) É semelhante ao SAEB, no que diz respeito aos objetivos, características e procedimentos. É semelhante ao SAEB, no que diz respeito aos objetivos, características e procedimentos. Os resultados produzidos não são utilizados para identificar municípios, escolas,diretores,turmas, professores e alunos. Os resultados produzidos não são utilizados para identificar municípios, escolas,diretores,turmas, professores e alunos.

5 SAEB A primeira aplicação ocorreu em 1990. É aplicado de dois em dois anos. A última edição foi em 2005. Em 2007 houve nova prova. Alunos fazem prova de Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas) Avalia estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e também estudantes do 3º ano do ensino médio. Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural. A avaliação é amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes brasileiros das séries avaliadas participam da prova. Por ser amostral, oferece resultados de desempenho apenas para o Brasil, regiões e unidades da Federação. Aplicação em 2007: 5 a 20 de novembro. Todos os alunos do Saeb e da Prova Brasil farão uma única avaliação.

6 AVALIAÇÃO NACIONAL DO RENDIMENTO NO ENSINO ESCOLAR (ANRESC) “ O OBJETIVO DA ANRESC É, PRINCIPALMENTE, OFERECER AOS GOVERNOS ESTADUAIS E PREFEITURAS MUNICIPAIS UMA AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS DE SUAS REDES PARA QUE, DE POSSE DE INFORMAÇÕES ACERCA DE CADA UMA DELAS, PLANEJEM E IMPLEMENTEM POLÍTICAS PÚBLICAS E, DELAS, POSSAM APLICAR RECURSOS COM MAIOR PRECISÃO.” (P. 116)

7 PROVA BRASIL A prova foi criada em 2005. Sua primeira edição foi em 2005, e em 2007 houve nova aplicação. A Prova Brasil avalia as habilidades (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas) Avalia apenas estudantes de ensino fundamental, de 4ª e 8ª séries. A Prova Brasil avalia as escolas públicas localizadas em área urbana. A avaliação é quase universal: todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série, devem fazer a prova. Por ser universal, expande o alcance dos resultados oferecidos pelo Saeb. Como resultado, fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas participantes. Aplicação em 2007: 20 de novembro. Parte das escolas que participarem da Prova Brasil ajudará a construir também os resultados do Saeb, por meio de recorte amostral.

8 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) Trata-se de uma prova de caráter interdisciplinar e contextualizada que busca colocar os estudantes diante de situações-problemas, procurando dimensionar sua capacidade de aplicação de conceito. Trata-se de uma prova de caráter interdisciplinar e contextualizada que busca colocar os estudantes diante de situações-problemas, procurando dimensionar sua capacidade de aplicação de conceito. É um exame individual e voluntário, realizado anualmente com concluintes do Ensino Médio e egressos de anos anteriores. É um exame individual e voluntário, realizado anualmente com concluintes do Ensino Médio e egressos de anos anteriores. A sua primeira edição foi realizada em 1998 contando com a participação de 157 mil estudantes. Passando por uma evolução ao longo dos anos chegando em 2008 a cerca de 4 milhões de inscritos. A sua primeira edição foi realizada em 1998 contando com a participação de 157 mil estudantes. Passando por uma evolução ao longo dos anos chegando em 2008 a cerca de 4 milhões de inscritos.

9 Evolução do Número de Inscritos no ENEM - Brasil 1998-2008 AnoNúmero de Inscritos 1998157.221 1999346.953 2000390.180 20011.624.131 20021.829.170 20031.882.393 20041.552.316 20053.004.491 20063.742.146 20073.584.569 20084.018.070 Fonte: MEC/Inep. Tabela elaborada pelo Inep/DTDIE. O Programa Universidade para Todos(ProUni)- que vincula a concessão de bolsas em Instituições de Ensino Superior.Tendo centenas de instituições cadastrando-se junto ao INEP para utilizar os resultados do ENEM em seus processos seletivos.

10 MODIFICAÇÕES NO ENEM Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares e uma redação, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio. No ano de 2009 o exame passou por uma reformulação na sua proposta. O novo exame passará a conter 180 questões objetivas divididos em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias, além da redação. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias; Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares e uma redação, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio. No ano de 2009 o exame passou por uma reformulação na sua proposta. O novo exame passará a conter 180 questões objetivas divididos em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias, além da redação. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias; A idéia do Ministério da Educação é fazer com que o ENEM seja a nota principal do vestibular, se não for à única; A idéia do Ministério da Educação é fazer com que o ENEM seja a nota principal do vestibular, se não for à única;

11 MODIFICAÇÕES NO ENEM O candidato a uma vaga no ensino superior poderá concorrer a cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas universidades que adotarem o ENEM como única forma de ingresso. As instituições que optarem utilizar o ENEM como única avaliação para selecionar os ingressantes participarão de um Sistema de Seleção Unificada, informatizado e online. Nesse sistema, as universidades informarão quantas vagas têm disponíveis para cada curso, e qual é o peso que cada uma das grandes áreas do conhecimento terá na nota final do aluno. O aluno que participou do Enem 2009 se inscreve no sistema, que calculará sua nota final, já com os pesos estabelecidos, e o aluno poderá simular inscrição em até cinco cursos ou instituições, durante todo o período em que o sistema ficar disponível na Internet. O candidato a uma vaga no ensino superior poderá concorrer a cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas universidades que adotarem o ENEM como única forma de ingresso. As instituições que optarem utilizar o ENEM como única avaliação para selecionar os ingressantes participarão de um Sistema de Seleção Unificada, informatizado e online. Nesse sistema, as universidades informarão quantas vagas têm disponíveis para cada curso, e qual é o peso que cada uma das grandes áreas do conhecimento terá na nota final do aluno. O aluno que participou do Enem 2009 se inscreve no sistema, que calculará sua nota final, já com os pesos estabelecidos, e o aluno poderá simular inscrição em até cinco cursos ou instituições, durante todo o período em que o sistema ficar disponível na Internet. Proposta da inclusão de língua estrangeira nas próximas edições do ENEM. Proposta da inclusão de língua estrangeira nas próximas edições do ENEM.

12 Quadros relativo ao desempenho médio na parte objetiva no ano de 2008. médio na parte Objetiva da Prova do Enem por situação em relação ao Ensino Médio, segundo a Região/Unidade da Federação – 2008 Região/UF Situação em relação ao Ensino Médio GeralConcluintesEgressos Brasil41,6940,5442,49 Norte36,0734,8537,14 Nordeste37,2936,1638,18 Sudeste44,4342,9645,22 Sul44,2542,8845,64 Centro– Oeste40,3239,5841,12 Fonte:MEC/Inep.Tabela elaborada pelo Inep/DTDIE.

13 Desempenho médio na parte Objetiva da Prova dos participantes do Enem concluintes do Ensino Médio, por dependência administrativa da escola, segundo a Região/Unidade da Federação – 2008 Região/UF Situação em relação ao Ensino Médio TotalPúblicaPrivada Brasil40,5437,2756,12 Norte34,8533,3849,22 Nordeste36,1633,0752,38 Sudeste42,9639,1358,13 Sul42,8840,6256,46 Centro– Oeste39,5836,4954,61 Fonte:MEC/Inep.Tabela elaborada pelo Inep/DTDIE.

14 ÍDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) OS DADOS DE DESEMPENHO E RENDIMENTO ESCOLAR NEM SEMPRE FORAM EXPLORADOS E APROVEITADOS EM SUA PLENA POTENCIALIDADE; OS DADOS DE DESEMPENHO E RENDIMENTO ESCOLAR NEM SEMPRE FORAM EXPLORADOS E APROVEITADOS EM SUA PLENA POTENCIALIDADE; O CARÁTER AMOSTRAL DISTANCIAVA OS RESULTADOS OBTIDOS E AS ESCOLAS, PORTANTO, ELAS NÃO SE RECONHECIAM NOS DADOS CONSOLIDADOS, E NÃO DAVAM OS DEVIDOS CRÉDITOS AS INFORMAÇÕES DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO; O CARÁTER AMOSTRAL DISTANCIAVA OS RESULTADOS OBTIDOS E AS ESCOLAS, PORTANTO, ELAS NÃO SE RECONHECIAM NOS DADOS CONSOLIDADOS, E NÃO DAVAM OS DEVIDOS CRÉDITOS AS INFORMAÇÕES DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO; A PROVA BRASIL PASSA A DIVULGAR OS RESULTADOS POR ESCOLA A PROVA BRASIL PASSA A DIVULGAR OS RESULTADOS POR ESCOLA

15 ÍDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) (...), A AMPLITUDE DO EXAME NÃO PRODUZ ENHUMA ALTERAÇÃO NOS RESULTADOS QUE VINHAM SENDO OBTIDOS NA SÉRIE HISTÓRICA, PELO CONTRÁRIO, OS DADOS SÃO APENAS CONFIRMADOS. O FATO NOVO É QUE, DESTA FEITA, AS ESCOLAS SE RECONHECEM NOS RESULTADOS, O QUE CAUSA UM FORTE IMPACTO NAGESTÃO DOS SISTEMAS EM TODOS OS ÂMBITOS”. (P. 123) (...), A AMPLITUDE DO EXAME NÃO PRODUZ ENHUMA ALTERAÇÃO NOS RESULTADOS QUE VINHAM SENDO OBTIDOS NA SÉRIE HISTÓRICA, PELO CONTRÁRIO, OS DADOS SÃO APENAS CONFIRMADOS. O FATO NOVO É QUE, DESTA FEITA, AS ESCOLAS SE RECONHECEM NOS RESULTADOS, O QUE CAUSA UM FORTE IMPACTO NAGESTÃO DOS SISTEMAS EM TODOS OS ÂMBITOS”. (P. 123)

16 ÍDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) “É UM INDICADOR DE QUALIDADE EDUCACIONAL QUE COMBINA INFORMAÇÕES DE DESEMPENHO EM EXAMES PADRONIZADOS (PROVA BRASIL OU SAEB) - OBTIDOS PELOS ESTUDANTES AO FINAL DAS ETAPAS DE ENSINO (4ª E 8ª SÉRIES DO FUNDAMENTAL E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO) – COM INFORMÇÕES SOBRE RENDIMENTO ESCOLAR (APROVAÇÃO)” (P. 123) “É UM INDICADOR DE QUALIDADE EDUCACIONAL QUE COMBINA INFORMAÇÕES DE DESEMPENHO EM EXAMES PADRONIZADOS (PROVA BRASIL OU SAEB) - OBTIDOS PELOS ESTUDANTES AO FINAL DAS ETAPAS DE ENSINO (4ª E 8ª SÉRIES DO FUNDAMENTAL E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO) – COM INFORMÇÕES SOBRE RENDIMENTO ESCOLAR (APROVAÇÃO)” (P. 123)

17 ÍDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) EXPECTATIVA DE QUE O IDEB INSTAURE UMA POLÍTICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (ACCOUTABILITY). EXPECTATIVA DE QUE O IDEB INSTAURE UMA POLÍTICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (ACCOUTABILITY). O IDEB É CALCULADO ATRAVÉS DE UMA FÓRMULA ESTATÍSTICA E SEUS RESULTADOS SÃO EXPRESSOS DE 0 A 10, INDICANDO MÉDIAS PARA O PAÍS, ESTADOS, MUNICÍPIOS E ESCOLAS; O IDEB É CALCULADO ATRAVÉS DE UMA FÓRMULA ESTATÍSTICA E SEUS RESULTADOS SÃO EXPRESSOS DE 0 A 10, INDICANDO MÉDIAS PARA O PAÍS, ESTADOS, MUNICÍPIOS E ESCOLAS; COM BASE NAS MÉDIAS DO IDEB, O MEC PLANEJA DESENVOLVER AÇÕES DE MELHORIA DAS REDES MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS. COM BASE NAS MÉDIAS DO IDEB, O MEC PLANEJA DESENVOLVER AÇÕES DE MELHORIA DAS REDES MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS.

18 Anos Iniciais do Ensino Fundamental Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio IDEB Observado Metas IDEB Observado Metas IDEB Observado Metas 20052007 202120052007 202120052007 2021 TOTAL 3,84,23,96,03,53,83,55,53,43,53,45,2 Dependência Administrativa Pública 3,64,03,65,83,23,53,35,23,13,23,14,9 Federal 6,46,26,47,86,36,16,37,65,65,75,67,0 Estadu al 3,94,34,06,13,33,63,35,33,03,23,14,9 Munici pal 3,44,03,55,73,13,43,15,12,93,23,04,8 Privada 5,96,0 7,55,8 7,35,6 7,0

19 IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para rede Estadual - BAHIA Fases de Ensino IDEB Observado Metas Projetadas 20052007 2009201120132015201720192021 Anos Iniciais do Ensino Fundame ntal 2,6 2,73,03,43,74,04,34,64,9 Anos Finais do Ensino Fundame ntal 2,62,7 2,83,13,53,94,24,44,7 Ensino Médio 2,72,82,72,83,03,33,64,14,34,5

20 IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para rede Municipal - FEIRA DE SANTANA Ensino Fundamen tal IDEB Observado Metas Projetadas 20052007 2009201120132015201720192021 Anos Iniciais 2,83,32,93,23,63,94,24,54,85,1 Anos Finais 2,83,12,83,03,33,74,04,34,64,8

21 Ensino Funda mental IDEB Observado Metas Projetadas 20052007 2009201120132015201720192021 Anos Iniciais -3,5-3,94,34,64,85,15,45,7 Anos Finais ---------- ESCOLA PAI E MÃE Ensino Funda mental IDEB Observado Metas Projetadas 20052007 2009201120132015201720192021 Anos Iniciais 3,33,83,33,74,14,44,75,05,35,6 Anos Finais ---------- DEBs observados em 2005, 2007 e Metas para Escola - ASSO UNIAO E FORCA ESC COMU LUIS ALBERTO

22 ÍDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) A PARTIR DE 2006 O IDEB FOI INCORPORADO AO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE); A PARTIR DE 2006 O IDEB FOI INCORPORADO AO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE); IMPORTANTE PARA MONITORAR A QUALIDADE, PORÉM SUA EXISTENCIA NÃO ASSEGURA NENHUM TIPO DE UTILIZAÇÃO, MUITO MENOS COMPROMISSO DE MELHORIA. IMPORTANTE PARA MONITORAR A QUALIDADE, PORÉM SUA EXISTENCIA NÃO ASSEGURA NENHUM TIPO DE UTILIZAÇÃO, MUITO MENOS COMPROMISSO DE MELHORIA.

23 REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acessado em: 28 de novembro de 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acessado em: 28 de novembro de 2009.www.portal.mec.gov.br VIEIRA, Sofia Lerche. Educação básica: política e gestão da escola. Fortaleza: Liber, 2008. (capitulo 6). VIEIRA, Sofia Lerche. Educação básica: política e gestão da escola. Fortaleza: Liber, 2008. (capitulo 6).


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