Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuel Monteiro Covalski Alterado mais de 8 anos atrás
1
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação
2
Incentivo à participação das famílias em actividades de leitura a par realizadas em casa Livros de histórias e outros são importantes para a aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo e afectivo das crianças Livros de histórias e outros são importantes para a aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo e afectivo das crianças Porquê um compromisso de leitura?
3
Promover o contacto das crianças com livros tem a vantagem de os familiarizar com a leitura, facilita o trabalho em diferentes áreas disciplinares, prepara-os melhor para o futuro.
4
Comissão do Plano Nacional de Leitura Rede de Bibliotecas Escolares em articulação com outros Serviços do Ministério da Educação Associação de Pais Educadores de Infância Professores Responsáveis por Bibliotecas Responsáveis do projecto
5
Parceiros Associação de Pais Câmara Municipal Juntas de Freguesia Biblioteca Pública
6
Leitura a Par Promoção da leitura em casa e do contacto com livros, jornais e revistas Realização de actividades lúdicas (concursos e jogos on-line ou presenciais, animações, dramatizações, etc.) que tomem como base a leitura domiciliária.
7
Que leituras? Obras literárias (Contos, romances, novelas, ….) Poesia Banda desenhada Jornais Revistas
8
Onde adquirir os livros? Na Biblioteca Escolar Na Biblioteca Municipal Nas livrarias Nas feiras do livro Em casa Na internet (e-books) No site www.planonacionaldeleitura.gov.pt www.planonacionaldeleitura.gov.pt
9
Quando ler? Quando houver maior disponibilidade das duas partes (habitualmente, à noite) Ao fim-de-semana
10
Como ler? A pares O adulto deve mostrar-se disponível. O livro deve ser visto, tocado, cheirado, comentado…e depois devorado. O P/EE inicia a degustação (lê, por exemplo, o título e pergunta ao pequeno leitor o que acha que vai encontrar na história) A leitura continua a pares ou é introduzida pelo adulto e continuada pelo filho/a.
11
No dia seguinte/na leitura seguinte Dialogar sobre o que leram na sessão anterior; Motivar para a continuação da leitura dando o exemplo; No final de cada livro, jornal ou revista incentivar o educando a fazer uma ficha de leitura, um desenho, um texto de opinião ….
12
Papel da Escola Distribuir pequenos textos com sugestões para leitura em família Distribuir fichas para registo das leituras que as crianças vão fazendo em casa Distribuir cópias das listas de livros recomendados Organizar empréstimo domiciliário de livros da sala ou da biblioteca Incentivar os pais a oferecerem um livro para a sala ou para a biblioteca
13
Encontros Um por período Biblioteca escolar Pais e Encarregados de Educação Alunos Professores Representantes das parcerias
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.