A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª.: Danúbia Zanotelli Soares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª.: Danúbia Zanotelli Soares"— Transcrição da apresentação:

1 Profª.: Danúbia Zanotelli Soares

2 PAISAGEM No seu dia a dia, você convive com diferentes paisagens: a da sua casa, a rua onde mora, da escola em que estuda, etc. Em geral as pessoas chamam de paisagem o que consideram bonito, como uma cachoeira ou uma praia ensolarada. Para a geografia, porém, paisagem não é um belo panorama natural e sim um conjunto de elementos naturais e culturais que podem ser vistos em um local.

3

4 ELEMENTOS NATURAIS: São os elementos constituídos pela natureza: formas de relevo(montanhas, serras, planaltos, planícies), hidrografia (rios, lagos, oceanos e mares), vegetação e etc. Cachoeira do Abade, Pirenópolis – GO.

5 ELEMENTOS CULTURAIS Também chamados de humanizados ou geográficos são aqueles constituídos pelos seres humanos: casas, prédios, pontes, rodovias, plantações, etc. os próprios seres humanos são elementos da paisagem.

6 PREDOMÍNIO DE ELEMENTOS NATURAIS
Em algumas paisagens, existem poucos elementos culturais ou alguns elementos naturais. São paisagens onde a intervenção humana é pequena ou inexistente. Ainda hoje há paisagens predominantemente naturais como trechos de floresta, áreas montanhosas, e algumas regiões polares. Floresta amazônica - AM

7 PREDOMÍNIO DE ELEMENTOS CULTURAIS OU HUMANIZADOS
São paisagens resultantes da transformação da natureza pelo trabalho humano. A paisagem humanizada é muito importante para a compreensão do lugar onde vivemos: história, modo de vida, etc. Amazonas: Teatro Amazonas, em Manaus – símbolo da riqueza que a região viveu no chamado Ciclo da Borracha, no final do século 19.

8 AS PAISAGENS TRANSFORMADAS
Paisagens são transformadas pela ação humana para dar lugar, por exemplo,a plantações, cidades, rodovias ou para abstenção de recursos naturais como madeira minérios, água e outros. Essas intervenções podem provocar sérios danos ao meio ambiente, tais como: destruição do solo, intervenção no regime de chuvas, etc.

9 DESTRUIÇÃO DA VEGETAÇÃO
O desmatamento pode afetar a formação de chuvas ao provocar a redução da umidade do ar. Além disso animais que viviam na região desmatada têm de buscar alimento em outras áreas, e eles nem sempre encontram, havendo assim o risco de espécies animais e vegetais desaparecerem antes mesmo de serem conhecidas ou estudadas. Com a retirada da vegetação, o solo também fica exposto à ação das águas e do vento.

10 EXPLORAÇÃO DO SOLO Para realizar atividades agrícolas, nós os seres humanos, exploramos o solo de extensas áreas do planeta. A vegetação original é derrubada e uma lavoura é plantada em seu lugar, alterando profundamente a paisagem natural. Quando explorado sem os devidos cuidados, o solo pode perder sua fertilidade. Produtos químicos (fertilizantes e agrotóxicos) usados incorretamente podem infiltrar-se no solo e contaminar lençóis de água subterrânea. Podem também chegar aos rios contaminando a água usada para abastecer populações humanas ou os locais de reprodução de peixes.

11 USO DE RIOS E OCEANOS O representante de rios para gerar energia elétrica ou irrigar plantações e a mudança dos cursos de água para favorecer a ocupação humana são outros exemplos de intervenção antrópica nas paisagens. Além disso, resíduos lançados por indústrias e empresas mineradoras, assim como esgoto e lixo doméstico, podem poluir as águas da superfície e do subsolo terrestre. Praia de Atafona- Rio Paraíba - ES

12 A PAISAGEM PRESERVADA As paisagens naturais ou mesmo as que sofrem pequenas intervenções humanas precisam ser preservadas. Isso é importante porque: Muitas apresentam espécies vegetais e animais em risco de extinção; São fontes de pesquisa científica; Algumas espécies vegetais podem ser empregadas pela medicina para cura de doenças; Apresentam interesse para o desenvolvimento do turismo;nelas há comunidade humanas que vivem de maneira tradicional, alterando pouco o ambiente, e devem ter sua cultura preservada. É o caso das comunidades ribeirinhas do rio Amazonas.

13 AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Para que as paisagens sejam preservadas, cabe ao estado elaborar leis de proteção ambiental, bem com estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas. As áreas naturais protegidas são superfícies de terra ou mar dedicadas à proteção e à manutenção da diversidade da flora e da fauna, assim como da população e da cultura locais. São as chamadas unidades de conservação.

14 As unidades de conservação podem ser divididas em dois grupos:
Unidades de uso sustentável: cujo principal objetivo é combinar a preservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos. Reserva extrativista Chico Mendes - Acre

15  Unidades de proteção Integral, cujo objetivo principal é preservar a natureza, sendo proibida a exploração de seus recursos. Área de proteção ambiental marinha do litoral norte de São Paulo.

16 O ESPAÇO GEOGRÁFICO A palavra espaço tem vários significados, entre eles o de conjunto de estrelas, planetas, satélites, cometas etc., ou seja, o de espaço sideral. O espaço geográfico é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana. Além dos elementos naturais (rios, vegetação) e dos elementos culturais (estradas, cidades, etc.) o espaço apresenta também os elementos invisíveis (barulho dos automóveis, odores da poluição).

17 O LUGAR Pode se dizer que lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia a dia em interação com uma paisagem, isso é numa relação em que nos influenciamos essa paisagens estabelecemos vínculos.

18 Resultado dos trabalhos humanos e da natureza, o espaço geográfico é composto de elementos naturais, culturais e invisíveis. Fonte para a elaboração desse material de estudo:: VEDOVATE, Fernando Carlo. Projeto Araribá - Geografia. 3ª edição, São Paulo: Moderna, 2010.


Carregar ppt "Profª.: Danúbia Zanotelli Soares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google