A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Versão em Português, traduzida por Luiz Carlos Machado – ACBC - Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Versão em Português, traduzida por Luiz Carlos Machado – ACBC - Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Versão em Português, traduzida por Luiz Carlos Machado – ACBC - Brasil

2

3

4 Tutorial WUFFDA WUFFDA requer o programa Microsoft Excel instalado bem como sua opção Solver. Conhecimentos básicos sobre o funcionamento do Excel é tudo o que você precisa para utilizar este programa. WUFFDA pode formular rações utilizando 25 ingredientes e 34 nutrientes

5 Primeiro passo do processo de formulação Prepare uma matriz de composição de ingredientes –WUFFDA já contém previamente dados de composição nutricional de um grande número de ingredientes. –Você pode inserir dados diretamente na matriz de composição dos ingredients em uso –Ou você pode copiar os dados da matriz de composição dos alimentos reserva para a matriz de composição dos ingredientes em uso.

6 Ingredientes A matriz de composição dos ingredientes em uso encontra-se na parte de cima da planilha “Ingredientes”. A matriz de composição de alimentos reserva fica na parte de baixo da planilha “Ingredientes” e a composição nutricional de qualquer quantidade de ingredientes, pode ser armazenada neste local.

7 Ingredientes em uso Os ingredientes da matriz de composição em uso serão utilizados para a formulação em processo. O próximo slide mostra uma matriz de composição de alimentos europeus para formulação de ração para coelhos

8

9 Preparando a matriz de composição de ingredientes em uso Copie da matriz de composição de ingredientes reserva, os dados de composição dos ingredientes desejados e então cole na matriz de composição de ingredientes em uso. Sempre que fizer mudanças, faça primeiro na matriz reserva e depois cole a nova composição na matriz em uso.

10 Ex: Clique na linha 34 para selecionar o Milho em grão e depois copie a linha inteira, utilizando a opção “copiar”.

11 Clique na linha “6” para selecionar o Trigo e depois cole por cima, utilizando a opção colar. Se desejar, poderá também utilizar as linhas em branco, não sendo obrigatória a substituição de ingredientes. Os novos ingredientes também podem ser colocados aqui

12 Veja que o Trigo foi trocado pelo milho em grão

13 Necessidades Nutricionais Após, as necessidades nutricionais precisam ser definidas: –Uma lista de diferentes necessidades nutricionais de coelhos está contida na planilha “Nutrientes”. –Você pode entrar com os dados diretamente nas colunas de necessidades atuais. –Ou você pode copiar e colar a partir das colunas laterais onde há necessidades propostas conforme a fase e estado fisiológico.

14 Planilha de necessidades nutricionais

15 Selecione a categoria desejada (duas colunas) e copie os dados

16 Selecione as duas colunas abaixo de necessidades atuais e cole os dados copiados anteriormente. Veja que as necessidades que escolheu passam agora a serem as necessidade atuais.

17 Por esses comandos de copiar e colar, os dados originais permanecem inalterados. Novas necessidades nutricionais podem sempre ser inseridas e armazenadas aqui para uso futuro.

18 Formulando uma ração Quando os ingredientes já foram escolhidos e as necessidades nutricionais foram estabelecidas, é hora de formularmos nossa ração. Vá para a planilha “Formulação”:

19 Planilha de formulação

20 Formulando uma ração A planilha de Formulação contem os mesmos dados de valores mínimos e máximos das planilhas Ingredientes e Nutrientes. Alterações nos dados somente devem ser realizadas nas planilhas Ingredientes e Nutrientes. Não mude nada na planilha de formulação.

21 Formulando uma ração Você pode entrar com valores diretamente na coluna “Quantidade” no canto esquerdo da planilha e assim os nutrients fornecidos por essas quantidades serão mostrados na coluna de “Fornecido”. Este é um excelente método para adequar melhor uma ração previamente formulada.

22 Ou você pode formular uma ração de custo mínimo utilizando a ferramenta “Solver” a partir do menu Arquivo – opções – suplementos – ir – escolher Solver e clicar em OK.

23 Veja que aqui a ferramenta Solver já está ativada no menu de dados, bastando-se clicar na mesma

24 Após clicar em Solver clique em resolver. Após o programa encontrar uma solução, clique em OK.

25 A quantidade de cada ingrediente na fórmula bem como a quantidade de nutrientes fornecidos serão mostrados na tela.

26 Neste momento você poderá também conferir a relação FD/FDA da dieta bem como as relação PD/ED. Note que esses dados não são considerados pelo Solver e devem ser verificados pelo formulador, sendo isso fundamental quando se formulam rações para coelhos.

27 Saída da fórmula A informação obtida na planilha de Fomulação é automaticamente transferida para a planilha de Especificações do Alimento. A planilha poderá ser então impressa utilizando-se a impressora.

28 Planilha de especificações do alimento

29 Saída da fórmula Os resultados também são apresentados graficamente na planilha "Gráficos" para visualização em proporção do requisito mínimo.

30 É possível verificar o quanto de cada nutriente está sendo atendido

31 Saída da fórmula Uma fórmula também poderá ser impressa a partir da planilha Fabricação. Você poderá selecionar as quantidades fornecidas e mandar classificar para que seja criada uma sequência do menor para o maior.

32 Note que é possível indicar a quantidade a ser fabricada a qual será considerada na coluna Quilos.

33 Análise de sensibilidade A ferramenta Solver pode nos dar informações de como os ingredientes podem ser trocados, para uma melhor relação custo benefício: –Mudanças nos ingredientes quando há variação de preços. –Mudanças nos preços dos ingredientes quando há mudanças no nível nutricional.

34 Escolha “Sensibilidade” a partir da lista de possíveis relatórios na caixa de resultados do Solver

35 Análise de sensibilidade Este procedimento vai criar uma nova planilha de análise de sensibilidade, contendo toda a informação necessária. Cada vez que a ração é formulada um relatório de sensibilidade adicional é criado, se houver a solicitação. Sugere-se apagar esse relatório toda vez que não for mais necessário.

36 Relatório de sensibilidade

37 É hora de fazer uma tentativa no WUFFDA Se não for possível uma solução para o cálculo solicitado: Vá liberando os valores um de cada vez até achar uma solução possível. Isto deverá ajudar a identificar o problema. Certifique-se de usar as mesmas unidades em todos os problemas. Se possível, tente formular com mais ingredientes.

38 Bom trabalho!


Carregar ppt "Versão em Português, traduzida por Luiz Carlos Machado – ACBC - Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google