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SISTEMA DE GESTÃO ERP Walison de Paula Silva.

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE GESTÃO ERP Walison de Paula Silva."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE GESTÃO ERP Walison de Paula Silva

2 Agenda Introdução a Sistemas de Gestão ERP Gestão Estratégica
Arquitetura de Negócio

3 Introdução a Sistemas de Gestão ERP
Segundo Hicks (1997) ERP- Enterprise Resource Planning é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informação entre todas as funções dentro de uma companhia, tais como logística, finanças e recursos humanos.

4 Introdução a Sistemas de Gestão ERP
Evolução Histórica dos Sistemas de Gestão. década de 50, gigantescos mainframes que rodavam os primeiros sistemas de controle de estoques. década de 70, MRPs - Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais.

5 Introdução a Sistemas de Gestão ERP
Evolução Histórica dos Sistemas de Gestão. década de 80, o MRP II que agora também controlava outras atividades como mão de obra e maquinário. nasce o ERP, em inglês Enterprise Resource Planning, que serviu tanto para agilizar os processos quanto para estabelecer comunicação entre essas “ilhas” departamentais.

6 Introdução a Sistemas de Gestão ERP
Conceito ERP são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

7 Introdução a Sistemas de Gestão ERP
Ponto de Visão Perspectiva Funcional: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras. Perspectiva Sistêmica: processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão.

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9 Introdução a Sistemas de Gestão ERP
Considerações Importantes Um sistema ERP, pela sua complexidade de implantação, envolve todas as áreas de negócio da empresa e precisa ser considerado como um plano estratégico. Muitas empresas falham em reconhecer os benefícios do ERP, porque o sistema não está alinhado a um nível de planejamento estratégico.

10 Gestão Estratégica Visão, Missão e Objetivos
Estratégias Pretendidas e Realizadas Implementação da estratégia. Planejamento de Gestão Gestão Incremental

11 Gestão Estratégica A Gestão Estratégica procurar reunir o plano estratégico e sua implementação em um único processo. Visa assegurar as mudanças organizacionais necessárias para sua implementação e a participação de todos. Para assegurar esse empenho recorre-se à hierarquia de finalidades estratégicas: visão, missão e objetivos.

12 Gestão Estratégica Visão Missão e Objetivos
A visão provoca o empenho, de todos, na missão da organização, através do trabalho realizado com base nos objetivos estratégicos.

13 Gestão Estratégica Visão
Refere-se aos objetivos de mais longo prazo e mais gerais, ela descreve as aspirações para o futuro sem especificar os meios para alcançá-las.

14 Gestão Estratégica Missão
Apesar de a missão ser especifica de cada organização, a definição da missão deve conter as respostas as questões:

15 Gestão Estratégica Missão Qual a razão da nossa existência? Propósito?
O que a organização tem de único ou distinto? Que diferenças terá o nosso negócio por 3 ou 5 anos? Quem são, ou deveriam ser, os nossos principais clientes, ou segmentos de mercado?

16 Gestão Estratégica Missão
Quais são os nossos principais produtos? E quais serão? Quem são, ou deveriam ser, as nossas principais preocupações económicas? Quais são os nossos valores, aspirações e prioridades filosóficas?

17 Gestão Estratégica Missão (Vantagens)
estabelece os limites que servem de orientação na formulação da estratégia; estabelece padrões para o desempenho da organização em múltiplas dimensões; sugere padrões para o comportamento ético dos indivíduos.

18 Gestão Estratégica Objetivos
A definição de missão define ações pouco especificas. Portanto, os Objetivos tal como a definição da missão tenta tornar a visão mais especifica, os objetivos são tentativas de tornar a missão mais concreta.

19 Gestão Estratégica Objetivos que abrangem questões lucrativas;
Objetivos que podem ser alcançados com um esforço extra; Objetivos que incluem a variável "tempo"; Objetivos que facilitam os compromissos; Objetivos que minimizam os conflitos; Objetivos que possam ser quantificados; Objetivos que evitam consequências indesejáveis.

20 Gestão Estratégica Estratégias Pretendidas versus Estratégias Realizadas Consistem nestes três componentes: finalidades, políticas e planos

21 Gestão Estratégica Análise Estratégica
Na definição dos objetivos estratégicos, fazemos um alinhamento da estratégia com a visão e a missão da organização, visando canalizar os esforços numa mesma direção

22 Gestão Estratégica Análise Estratégica
A análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, conhecida por Análise de SWOT (Strenghness, Weakness, Opportunities, Threats) é caracterizada pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas, com as oportunidades e ameaças externas. É desta análise que depende o sucesso da gestão estratégica.

23 Gestão Estratégica Implementação da estratégia
A formulação da estratégia não implica que esta seja realizada; a implementação da estratégia é o processo de transformar as estratégias pretendidas em estratégias realizadas e é composto por: integração, estrutura organizacional, controle e liderança.

24 Gestão Estratégica Planejamento Estratégico
Um processo de planejamento formal é tipicamente um ciclo de atividades que leva tempo a ser realizado. Consiste em quatro fases:

25 Gestão Estratégica Planejamento Estratégico (fases)
Identificar e perceber as falhas entre os objetivos estabelecidos e o desempenho, do passado; identificar recursos necessários para tapar as falhas entre o atual desempenho e futuro objetivos; distribuir esses recursos; visualizar o uso dos recursos na mudança da organização, no sentido dos objetivos.

26 Gestão Estratégica Gestão Incremental
Devido à incerteza relativamente ao futuro, a maioria dos planos estratégicos são apenas linhas mestras para orientação do trabalho de cada um. A gestão estratégica não poderá ser vista apenas como o processo de desenhar um plano e depois implementá-lo; na verdade, a gestão é o processo de repensar e ajustar continuamente os planos e a atividade da organização.

27 Arquitetura de Negócio
Pessoas diferentes possuem experiências e perspectivas diferentes. Ao tentar obter uma compreensão comum de algo tão complexo quanto a organização, incluindo seus processos, estrutura e estratégia

28 Arquitetura de Negócio
Conceito formal Definimos a arquitetura de negócio como um conjunto de elementos organizado com relacionamentos claros entre si, que juntos formam um conjunto definido por sua funcionalidade. Os elementos representam a estrutura organizacional e comportamental de um sistema de negócio e mostram as abstrações dos processos e estruturas-chave do negócio.

29 Arquitetura de Negócio

30 Arquitetura de Negócio

31 Arquitetura de Negócio
Como a arquitetura de é complexa e difícil de medir, dividimo-la em uma série de diferentes visualizações, onde cada visualização descreve um aspecto do negócio por inteiro.

32 Arquitetura de Negócio
Visualização do Processo de Negócio: descreve as metas significativas do negócio e esboça os casos de uso de negócios principais que suportam essas metas. Quando os casos de uso de negócios são utilizados para documentar processos de negócios, essa visualização é denominada Visualização de Caso de Uso de Negócios.

33 Arquitetura de Negócio
Visualização de Mercado: descreve os mercados nos quais o negócio opera, os perfis e ofertas dos clientes ou os produtos e serviços que o negócio oferece aos clientes nos mercados-alvo.

34 Arquitetura de Negócio
Visualização da Organização: descreve os agrupamentos de funções e responsabilidades do negócio e a realização de casos de uso de negócios. Visualização de Recursos Humanos: descreve os perfis de remuneração e mecanismos de incentivo, características e mecanismos culturais principais, perfis de competência e mecanismos de educação e treinamento.

35 Arquitetura de Negócio
Visualização dos Domínios: descreve os principais conceitos de negócio e estruturas de informações utilizados pelo negócio. Visualização Geográfica: descreve a distribuição de estrutura organizacional, função e recursos em locais físicos como cidades e países. Visualização de Comunicação: descreve os caminhos de comunicação do negócio.


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