A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez Podemos examinar o Marketing como disciplina por meio de três ângulos distintos: como área de estudos, como visão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez Podemos examinar o Marketing como disciplina por meio de três ângulos distintos: como área de estudos, como visão."— Transcrição da apresentação:

1

2 Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

3 Podemos examinar o Marketing como disciplina por meio de três ângulos distintos: como área de estudos, como visão e filosofia de negócios e como função gerencial. A empresa com foco no cliente. Você já deve ter questionado como se dá a ação do Marketing em empresas pequenas e médias, cujo tamanho e estrutura não exigem uma área específica de atividade de Marketing. E mais, por não ter um departamento de marketing, elas não fazem marketing?

4 Sebrae O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foi criado em 1972 para dar apoio às empresas de pequeno porte. Na sua pagina na Internet, o Sebrae analisa, um a um, os critérios que definem e classificam o porte de uma empresa. Dê um olhada:

5 Fonte: Cederj (2009) 4 Ps - início da década de 60 pelo professor Jerome McCarthy. O mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor).

6 5 4 Cs criado por Robert Lauterbom, por volta de 1990, que tem como visão orientar o composto para o cliente. 4 C s: Cliente, Conveniência, Comunicação e Custo Mais importante do que ter um produto ou serviço para ofertar é ter um cliente para satisfazer.

7 6 4 Ps 4 Cs Tentativa de entender a ótica do consumidor; O foco é o cliente. Produto = Consumidor (Necessidades e Desejos) Preço = Custo para o Consumidor Praça = Conveniência Promoção = Comunicação

8 4 As, conceito criado pelo professor Raimar Richers Para que os 4 As do composto de marketing tenha lugar, eles precisam estar coordenados com as atividades de outras áreas funcionais da empresa e seguir os objetivos e as metas estabelecidos no planejamento de marketing. 4 A s: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. A análise consiste basicamente em buscar e processar as informações importantes e úteis ao processo decisório da empresa, permitindo a identificação de oportunidades, ameaças, mudanças e tendências do mercado. A adaptação visa ao ajuste das características e à oferta de produtos e serviços às forças vigentes no mercado para que o produto seja voltado às necessidades e aos desejos dos clientes. Além da mudança de hábitos e desejos dos consumidores ao longo do tempo, a adaptação é necessária devido ao próprio ciclo de vida do produto. 7

9 8 A ativação – o meios de comunicação da empresa também serão reavaliados e, se necessário, reestruturados para que o produto chegue de forma adequada ao consumidor em potencial e, por meio da comunicação, seja visto como atraente. A área de vendas, assim como a de produto, publicidade e distribuição ou logística são as grandes responsáveis pela ativação do produto. A avaliação pode ser explicada - construir vários subsistemas para a área de controle mercadológico, aumentando a produtividade do composto de marketing como um todo. Nesta fase ocorrem a determinação de padrões de controle; o acompanhamento sistemático dos desvios entre os resultados das ações mercadológicas e os padrões estipulados; a recomendação de ações corretivas visando melhorias no desempenho de marketing. A avaliação é exercida por meio da auditoria de marketing.

10 Processos de definição do valor São processos que capacitam a organização a entender o ambiente em que ela opera melhor (como pesquisa de marketing, estudos de preferências e necessidades do cliente, comportamento de compras, uso do produto etc.), para entender mais claramente seus próprios recursos e aptidões e para avaliar o valor que ela cria através de análises econômicas de sistemas de uso dos consumidores. 9

11 Processos de desenvolvimento do valor Processos que criam valor ao cliente por meio de uma corrente de agregação de valor, como estratégias de obtenção, desenvolvimento de novos produtos e serviços, desenvolvimento de canais de distribuição, seleção de vendedores, parceria estratégica com provedores de serviços (por exemplo: crédito, gerenciamento de banco de dados), desenvolvimento de estratégia de preços. 10

12 Processos de oferecimento do valor Processos que capacitam o oferecimento do valor para os consumidores, incluindo serviços de entrega, gerenciamento do relacionamento com clientes e consumidores, gerenciamento da logística, estratégias de comunicação, melhorias de produto e serviço, serviço de apoio aos clientes e ação da força de vendas. 11

13 12


Carregar ppt "Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez Podemos examinar o Marketing como disciplina por meio de três ângulos distintos: como área de estudos, como visão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google