A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS"— Transcrição da apresentação:

1 RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS
Revista Exame, Edição 916/2008

2 UM PAÍS EM TRANSFORMAÇÃO
O Brasil tem190 milhões de habitantes espalhados pelo 5º maior território do planeta e cresce acima de 4% ao ano A multiplicação de empregos, acesso ao crédito e elevação da renda estão reproduzindo no país um fenômeno típico de sociedades avançadas: a criação de um MERCADO CONSUMIDOR DE MASSA, FORTE E CADA VEZ MAIS COMPLEXO.

3 TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Recente escalada de uma massa de pessoas para as classes superiores de consumo. A classe C tornou-se a maior em número absoluto de pessoas, superando 86 milhões. Somada aos 28 milhões que formam as classes A e B, isso significa que: 114 milhões de brasileiros já podem ser considerados consumidores!

4 O BRASIL EM NÚMEROS Estima-se que em 2050 o país terá 253 milhões de habitantes... O número de idosos continuará crescendo nas próximas décadas, serão 2,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos... A média de filhos cairá e em 2050 teremos uma média de 1,85 filhos por mulher... Sobrarão mulheres. Serão mulheres a mais em relação aos homens na população total.

5 MUDANÇAS NO PANORAMA DE CONSUMO
TV POR ASSINATURA CRESCIMENTO 58% ÁGUA ENGARRAFADA CRESCIMENTO 82% AUTOMÓVEIS CRESCIMENTO 60% BRINQUEDOS E JOGOS CRESCIMENTO 50% BEBIDAS ALCOÓLICAS CRESCIMENTO 43% LATICÍNIOS CRESCIMENTO 39% COMIDA CONGELADA CRESCIMENTO 50% COMPUTADORES CRESCIMENTO 43% PERFUMES CRESCIMENTO 43%

6 Tendência 1 Tendência 2 Tendência 3 Tendência 4 Tendência 5
O avanço das mulheres no mercado Tendência 2 Mais casais jovens sem filhos Tendência 3 Cresce o número de pessoas morando sozinhas Tendência 4 Mais consumidores de meia-idade com alta renda Tendência 5 Uma vida mais longa e melhor

7 TENDÊNCIA 1 – O AVANÇO DAS MULHERES NO MERCADO
A presença delas é cada vez maior... ... E vários mercados devem crescer como resposta a isso: Sopas, Protetores solares, Eletrodomésticos, Tinturas para cabelo, Produtos para bebê, Conta corrente em banco, etc.

8 TENDÊNCIA 2 – MAIS CASAIS SEM FILHOS
Com mais casais sem filhos, melhora a perspectiva de venda de uma série de produtos específicos, tais como: Comércio eletrônico, Crédito para Pessoa Física, Refeições prontas e Móveis e Decoração.

9 TENDÊNCIA 3 – CRESCE O NÚMERO DE PESSOAS MORANDO SOZINHAS
O Avanço do número de pessoas sós cria uma série de oportunidades de consumo: Conexões de banda larga, Aparelhos portáteis de música, Suplementos alimentares, Telefones celulares, Cerveja, Produtos eletrônicos para carros.

10 TENDÊNCIA 4 – MAIS CONSUMIDORES DE MEIA IDADE
O número de pessoas com mais de 50 está em alta, abrindo espaço para uma série de bens mais sofisticados Viagens aéreas, Vinhos e Produtos de beleza masculino.

11 TENDÊNCIA 5 – UMA VIDA MAIS LONGA E MELHOR
A CVC estima que o total de clientes com mais de 50 anos de seus pacotes de viagens, passará de atualmente, para pelo menos 1,4 milhão em 2011; Dos passageiros de cruzeiros marítimos, 60% são pessoas com mais de 60 anos; A Fiat calcula que hoje 12% dos compradores de seus carros têm mais de 50 anos. Em 2028, eles serão 20%.


Carregar ppt "RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google