A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Veneno no Ar Acidente químico em Lucas do Rio Verde, MT Bombardeio de Agrotóxico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Veneno no Ar Acidente químico em Lucas do Rio Verde, MT Bombardeio de Agrotóxico."— Transcrição da apresentação:

1 Veneno no Ar Acidente químico em Lucas do Rio Verde, MT Bombardeio de Agrotóxico

2

3 Histórico 2006 Dia 2 de março : Chacareiros foram ao STRLRV reclamar que as folhas das hortas apresentavam queimaduras. Já tinham certeza de que era um dessecante. Chacareiros foram ao STRLRV reclamar que as folhas das hortas apresentavam queimaduras. Já tinham certeza de que era um dessecante. A Sec. Mun. de Agricultura e Meio Ambiente foi imediatamente comunicada. Pediram tempo para analisar o caso e dar uma resposta. A Sec. Mun. de Agricultura e Meio Ambiente foi imediatamente comunicada. Pediram tempo para analisar o caso e dar uma resposta. 06 março: 06 março: SindTrab rurais solicita apoio do ISC/UFMT; reunimos o NESAT que indicou Prof. Pignati e o agrônomo James (FASE) para investigarem. Neste dia procurou-se o CEREST, mas houve dificuldades de viagens e... ; SindTrab rurais solicita apoio do ISC/UFMT; reunimos o NESAT que indicou Prof. Pignati e o agrônomo James (FASE) para investigarem. Neste dia procurou-se o CEREST, mas houve dificuldades de viagens e... ; Dia 7 de março Até a segunda-feira, 6 de março, a Sec. de Agric. e Meio Ambiente não tomou providências. O STRLRV divulgou a notícia na rede de entidades parceiras. Até a segunda-feira, 6 de março, a Sec. de Agric. e Meio Ambiente não tomou providências. O STRLRV divulgou a notícia na rede de entidades parceiras.

4 Dia 8 de março O STRLRV, a OLUMA e IPJP encaminharam a denúncia ao Ministério Público. O STRLRV, a OLUMA e IPJP encaminharam a denúncia ao Ministério Público. Os dois especialistas estiveram na cidade, fizeram levantamentos e contatos com órgãos Muni..e est; Dia 09 março Foi notificado o acidente à SES/VISA; Foi notificado o acidente à SES/VISA; Del. Fed. Agricultura fez investigação, coletou amostras de plantas, mas não analisou resíduos de AGTX; e concluiu que foi uma deriva; Del. Fed. Agricultura fez investigação, coletou amostras de plantas, mas não analisou resíduos de AGTX; e concluiu que foi uma deriva; Reuniu-se a Câmara estadual setorial de AGTX, concluiu que foi uma deriva, que faria treinamentos dos pilotos e tratoristas pulverizadores e recomendou a implantação do PARA (ampliado); Reuniu-se a Câmara estadual setorial de AGTX, concluiu que foi uma deriva, que faria treinamentos dos pilotos e tratoristas pulverizadores e recomendou a implantação do PARA (ampliado); Dia 15 de março Uma comissão do FORMAD acompanhada de um médico do Núcleo de Saúde coletiva da UFMT visitou a cidade. Uma comissão do FORMAD acompanhada de um médico do Núcleo de Saúde coletiva da UFMT visitou a cidade.

5 DIA 13 DE MARÇO: a SES/VISA informou ao ISC/UFMT que haviam se reunido e tomado providências, inclusive encaminhado a notificação à Sema e Indea; DIA 13 DE MARÇO: a SES/VISA informou ao ISC/UFMT que haviam se reunido e tomado providências, inclusive encaminhado a notificação à Sema e Indea; DIA 18 DE MARÇO: prof.Pignati e agr.James retornam a Lucas e realizam reunião com chacareiros, coord horta med., SMS, SMA/MA, repr. Prefeito, pres. Câmara e três téc. ERS Sinop; DIA 18 DE MARÇO: prof.Pignati e agr.James retornam a Lucas e realizam reunião com chacareiros, coord horta med., SMS, SMA/MA, repr. Prefeito, pres. Câmara e três téc. ERS Sinop; DIAS 21 E 22 MARÇO: téc do Cerest, Visa, ERS Sinop e SMS realizam investigação do caso, propõem medidas e recomendações; DIAS 21 E 22 MARÇO: téc do Cerest, Visa, ERS Sinop e SMS realizam investigação do caso, propõem medidas e recomendações; DIA 22 MARÇO: Coletam-se amostras de água e enviam ao LACEN/SES que reenvia ao laboratório E Chagas (Pará); analisou-se as amostras e concluiu que não encontrou traços do Paraquat analisado; e outros ; DIA 22 MARÇO: Coletam-se amostras de água e enviam ao LACEN/SES que reenvia ao laboratório E Chagas (Pará); analisou-se as amostras e concluiu que não encontrou traços do Paraquat analisado; e outros ;

6 Dia 15 de março No STRLRV é feita uma reunião com os chacareiros atingidos e o poder público (Municipal e Estadual) No STRLRV é feita uma reunião com os chacareiros atingidos e o poder público (Municipal e Estadual) Prefeitura chama reunião com donos de aviões e sojeiros. Prefeitura chama reunião com donos de aviões e sojeiros.

7 Maio Uma audiência pública solicitada pelo STRLRV é marcada e as entidades que denunciaram só foram convidadas um dia antes. Uma audiência pública solicitada pelo STRLRV é marcada e as entidades que denunciaram só foram convidadas um dia antes.

8 Muitos sites ambientalistas divulgaram a notícia. Muitos sites ambientalistas divulgaram a notícia. As redes GTA e FORMAD acompanharam os fatos. As redes GTA e FORMAD acompanharam os fatos. Sites na Holanda e Malásia trataram do assunto. Sites na Holanda e Malásia trataram do assunto. A matéria foi capa na Folha do Estado (MT). A matéria foi capa na Folha do Estado (MT). Repercussão

9 Mara Régia, da Rádio Nacional da Amazônia, fez entrevistas ao vivo com Nilfo no programa Natureza Viva. Mara Régia, da Rádio Nacional da Amazônia, fez entrevistas ao vivo com Nilfo no programa Natureza Viva. Paulo Machado, da Voz do Brasil, fez entradas ao vivo, de Lucas do Rio Verde. Paulo Machado, da Voz do Brasil, fez entradas ao vivo, de Lucas do Rio Verde. Pela TV Radiobrás foi veiculada uma série de reportagens sobre o caso. Pela TV Radiobrás foi veiculada uma série de reportagens sobre o caso.

10 Um vereador vai à tribuna, na Câmara de Vereadores acusar a mídia e Nilfo Wandscher de sensacionalismo. Ainda acusou o presidente do Sindicato de desonestidade. Um vereador vai à tribuna, na Câmara de Vereadores acusar a mídia e Nilfo Wandscher de sensacionalismo. Ainda acusou o presidente do Sindicato de desonestidade.

11 Dia 30 de maio Foi montado um Grupo de Trabalho na cidade para acompanhar o tema. Foi montado um Grupo de Trabalho na cidade para acompanhar o tema. Uma Audiência Pública convocada pelo Ministério Público Uma Audiência Pública convocada pelo Ministério Público A Secretaria de Saúde de MT, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma capacitaçào para os profissionais de saúde serão capacitados para diagnosticar intoxicação por agrotóxico. A Secretaria de Saúde de MT, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma capacitaçào para os profissionais de saúde serão capacitados para diagnosticar intoxicação por agrotóxico. A sociedade percebeu que não existe estrutura (laboratórios e fiscalização) para prevenir e diagnosticar acidentes químicos com agrotóxicos. A sociedade percebeu que não existe estrutura (laboratórios e fiscalização) para prevenir e diagnosticar acidentes químicos com agrotóxicos. Projeto de monitoramento da água, ar, solo e saúde humana FIOCRUZ, UFMT. Projeto de monitoramento da água, ar, solo e saúde humana FIOCRUZ, UFMT. Encaminhamentos

12 O papel do movimento sindical para contribuir no combate aos agrotóxicos O papel do movimento sindical para contribuir no combate aos agrotóxicos Ocupar espaços Ocupar espaços Seminários nacionais Seminários nacionais Fórum nacional Fórum nacional Comitês nacionais, estaduais e municipais de campanhas contra os agrotóxicos Comitês nacionais, estaduais e municipais de campanhas contra os agrotóxicos Monitoramentos e denuncias (trab. Assalariados rurais) Monitoramentos e denuncias (trab. Assalariados rurais) Campanhas e material de divulgação Campanhas e material de divulgação

13 DESAFIOS PARA O MOVIMENTO Como trabalhar a agro ecologia na produção de alimentos pela agricultura familiar, alternativas, opções e a liberdade de não usar agrotóxicos. Como trabalhar a agro ecologia na produção de alimentos pela agricultura familiar, alternativas, opções e a liberdade de não usar agrotóxicos. Capacitação e formação técnica para os agricultores em alternativas para produção agro ecológica. Capacitação e formação técnica para os agricultores em alternativas para produção agro ecológica. Políticas de apoio e incentivos para quem produz. Políticas de apoio e incentivos para quem produz. Divulgação de experiências de produção agro ecológica. Divulgação de experiências de produção agro ecológica.

14 Trabalho é o desenvolvimento das forças físicas e mentais para transformar a natureza com a finalidade de manter a vida ou melhorar sua qualidade; (mas o lucro/mais valia e a usura do capital, os transformaram em mercadorias) Saúde é uma conquista; é direito do cidadão, dever do Estado e responsabilidade social das empresas; Lutem pela vida ou pelo desenvolvimento sócio- econômico-democrático e ambientalmente sustentável; OBRIGADO PELA PRESENÇA E ATENÇÃO Sindicalista Nilfo, W; SRTLRV; TEL ; Prof. Dr.Pignati, WA; UFMT; TEL ;


Carregar ppt "Veneno no Ar Acidente químico em Lucas do Rio Verde, MT Bombardeio de Agrotóxico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google