A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Práticas culturais e enraizamento: a perspectiva dos moradores do quilombo Ivaporunduva, no Vale do Ribeira/SP, sobre o turismo de base comunitária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Práticas culturais e enraizamento: a perspectiva dos moradores do quilombo Ivaporunduva, no Vale do Ribeira/SP, sobre o turismo de base comunitária."— Transcrição da apresentação:

1 Práticas culturais e enraizamento: a perspectiva dos moradores do quilombo Ivaporunduva, no Vale do Ribeira/SP, sobre o turismo de base comunitária.

2 Práticas culturais e enraizamento: a perspectiva dos moradores do quilombo Ivaporunduva. Orientador: Ricardo Casco Supervisor: João Batista Estevam Subprojetos: Alunos Cultura da infânciaHanna GastronomiaNicholas Organização do TrabalhoNicholas Práticas de SaúdeElen Práticas de TrabalhoElen Memórias/IdentidadeTeresinha Religião/RituaisTeresinha

3 O projeto tem como proposta fazer um levantamento cultural na comunidade Ivaporunduva, a fim de conhecer as tradições culturais que foram passadas através das gerações e de forma auxiliam no turismo. Sistematizar os conhecimentos culturais transmitidos da oralidade e preservados na referida comunidade, que são mantidos pelas crianças, jovens e adolescentes; Sistematizar as recomendações e lições aprendidas com essa experiência para que possam servir de modelos e/ou ser aplicadas em outras localidades da região e do país. Investigar a maneira como o turismo pode trazer perspectivas para os moradores do quilombo, a fim de estruturar as futuras gerações. Promover qualificação em atividades de pesquisas para professores e jovens do ensino médio profissionalizante.

4 Objetivo da pesquisa: Verificar a cultura da infância, duas modificações e influências através do tempo. Verificar como está a organização do trabalho e como é praticado. Verificar como é feita as práticas de saúde na comunidade e se há valorização dessas práticas. Investigar se trouxe alguma mudança de hábitos alimentares com o passar do tempo. Verificar a organização do trabalho e se não aconteceu mudanças de cultura com o tempo. Verificar a existência de rituais e celebrações religiosas. Investigar a história e memórias para entender o processo identitário.

5 Cultura da Infância AdultosMulheres5 CriançasMulheres5 Homens5 IdososMulheres5 Total20 Proposta para entrevista: Gastronomia AdultoMulheres5 Homens10 JovensMulheres5 Homens10 LideresMulheres2 Homens5

6 Organização do Trabalho AdultoMulheres5 Homens10 JovensMulheres5 Homens10 LideresMulheres2 Homens5 Total37 Práticas de Saúde IdososMulheres5 Homens5 JovensMulheres5 Homens5 Total20

7 Práticas de Trabalho AdultoMulheres5 Homens5 JovensMulheres5 Homens5 Total20 Memórias/Identidade AdultoMulheres5 Homens10 JovensMulheres5 Homens10 Total

8 Religião/Rituais AdultoMulheres5 Homens10 JovensMulheres5 Homens10 Total

9 Questões: Práticas de Saúde (idosos) 1. Quando alguém da comunidade fica doente, quais os meios ou recursos utilizados para atender? São dados remédios naturais ou da farmácia? 2. Quais são as práticas de saúde dentro da comunidade quilombola? 3. Como são passadas o conhecimento das ervas medicinais para os mais jovens dentro da comunidade? 4. As pessoas da comunidade valorizam esta prática? 5. Como é a aceitação da prática natural para tratamento das doenças pelos mais jovens?

10 Organização do Trabalho (adultos) 1. Como são definidas as prioridades do trabalho coletivo? 2. Esta forma de trabalho (trabalho coletivo) é bem aceito pela comunidade? 3. As pessoas se adaptam bem a esta forma de trabalho em grupo? 4. O que mais é cultivada na comunidade e comercializada? 5. Com que idade os jovens começam a trabalhar? 6. Como era a forma de trabalho antigamente? 7. Como funcionava o trabalho em mutirão?

11 Organização do Trabalho (jovens) 1. Como você vê a vida do jovem em relação ao trabalho no quilombo? 2. Os jovens estão sempre presentes nos trabalhos coletivos? 3. Como você vê a vida futura no quilombo em relação ao trabalho? 4. Quais as perspectivas de futuro que vocês esperam? 5. Você procura preservar o modo de trabalho praticado pelos seus ancestrais? 6. Você se sente obrigado a manter esta forma de trabalho? 7. O trabalho familiar, como ele está organizado? Você participa? 8. Quais os resultados produzidos pelo trabalho coletivo?

12 Cultura da Infância (mulheres) 1. Você sabe o que é ser quilombola? 2. Sempre morou no quilombo? 3. Em relação aos filhos, deu á luz como o auxilio parteiras? 4. As crianças são batizadas? Como funciona isso? 5. Quando as crianças ficam doentes, levam-nas ao medico ou utiliza medicamentos caseiros? Em quais casos? 6. Quis as brincadeiras da sua infância? 7. Você procura passá-las aos seus filhos? 8. Como eles reagem a esse ensinamento? 9. Em relação á benzedeiras, você já precisou dessa ajuda? Em quis casos se procuram benzedeiras ? 10. Você lembra de quais brinquedos você brincava? 11. Havia diferença entre as brincadeiras dos meninos e meninas? Quais eram? 12. O que mais marcou a sua infância? 13. Seus pais faziam brinquedos quando você era criança? Como eram? 14. Você ajudava nos afazeres de casa? 15. Ajudava a cuidar dos seus irmãos menores? 16. Como era viver na área rural quando criança? 17. Quais eram seus sonhos e desejos? 18. Haviam comemorações, como Dia das Crianças, aniversário, Natal, etc. Como você via isto?

13 Cultura da Infância (crianças) 1. Você sabe o que é ser quilombola? 2. Sempre morou no quilombo? 3. Do que você mais gosta de brincar? 4. Com quem você aprendeu essas brincadeiras? 5. Quando fica doente, vai ao medico ou utiliza remédios caseiros? 6. Você ouve muitas histórias sobre o quilombo? Quais? 7. Você gosta de viver /morar aqui? 8. E quando crescer quer ir embora ou continuar aqui? 9. Qual seu sonho como quilombola?

14 Religião: (Adultos) 1. Qual a religião praticada pela comunidade? 2. Na África existe ate hoje varias culturas,em qual cultura seu povo esta enraizado? 3. Dessa cultura o que ainda existe nas celebrações? 4. Quais rituais ainda influencia na religião da comunidade? 5. Como e o ritual do batismo?E usado roupa diferente? 6. Como e o ritual do casamento? 7. Como e visto morte, como se faz o velório ou guardamento? 8. Nas missas e também praticado os rituais afros?

15 Religião (jovens) 1. Qual a religião praticada pela comunidade? 2. Nas celebrações religiosas tem um ritual tradicional afro? 3. Você participa dessas celebrações? 4. Você sabe cantar um canto religioso afro? 5. Você conhece alguma oração feitas nas celebrações afros? 6. Durante a quaresma e semana santa existe alguma celebração ou rituais específicos? 7. Qual seu santo de devoção? 8. Durante as refeições existe alguma oração própria para esse momento? 9. Como você vê o jovem na vida comunitária, religiosa e cultural? 10. Você de alguma forma pretende continuar as celebrações afros para que ela não desapareça com o tempo na vida do seu povo?

16 Memórias (jovens) 1. O que seus pais lhe contavam sobre seu povo? 2. Do que seus pais e avós lhe contavam o que é ainda vivida em sua família ou na comunidade? 3. Das lutas do seu povo, qual foi o que mais marcou esse faz presente na historia de vida do seu povo? 4. A posse da terra trouxe para seu povo mais segurança? 5. Você esta inserido em que parte da história a da luta ou do reconhecimento do seu povo?

17 Memórias (adultos) 1. O povo que passou a morar neste lugar veio de lugar da África? 2. Sabe de que forma seu antepassados chegaram a este lugar? 3. Porque escolheram este lugar? 4. As perseguições sofridas são lembradas hoje como forças ou fraquezas? 5. Sua família sempre morou aqui? 6. Lembra de algum fato que ocorreu na comunidade que tornou a comunidade mais unida?

18 Organização do Trabalho e Culinária (Lideranças) 1. Quais os alimentos produzidos na comunidade? 2. Como é o cultivo desses alimentos? 3. Quais são os tipos de alimentos utilizados na culinária? 4. Como é aceitação dos jovens de hoje em dia, na alimentação típica quilombola? 5. Como é o trato das culturas? 6. Existe a preservação do jeito de tratar as culturas? 7. Existe algum ritual para preparar os pratos culturais? 8. Qual é o alimento mais consumido pelos Quilombolas? 9. Como são divididas as tarefas na comunidade?Por quê? 10. Desde quando as tarefas são organizadas assim? 11. Os turistas atrapalham as atividades do dia-a-dia?

19 Organização do Trabalho e Culinária(jovens) 1. Vocês gostam dos alimentos tradicionais quilombolas? 2. Quais são os pratos tradicionais que mais gostam? 3. Vocês sabem preparar esses pratos? 4. Vocês sabem cultivar esses alimentos consumidos na comunidade? 5. No turismo, vocês costumam oferecer esses alimentos? Se sim, qual a reação dos visitantes? 6. Vocês estão envolvidos com os trabalhos da comunidade? 7. Existe uma consciência coletiva do trabalho? 8. Como é o trabalho hoje na comunidade? 9. Você concorda da maneira que é dividida o trabalho hoje em dia?

20 Organização do Trabalho e Culinária (pessoas que atuam com o turismo) 1. Os turistas gostam dos pratos culturais? 2. Qual comentário que os turistas fazem dos alimentos tradicionais quilombolas? 3. O que os turistas acham da divisão de trabalho da comunidade? 4. Os turistas respeitam o sistema de trabalho da comunidade? 5. Os turistas influenciam na organização do trabalho? 6. Os turistas influenciam nos pratos culturais? 7. O turismo e bom ou ruim na sua visão para a comunidade?

21 Elen Sthefany, 16 anos, cursando Agropecuária 2º ano. Hanna de Oliveira, 16 anos, cursando Informática. Nicholas Vieira de Sousa, 15 anos, cursando Agropecuária 2º ano. Teresinha T. R. Silva, 54 anos, cursando Meio Ambiente.


Carregar ppt "Práticas culturais e enraizamento: a perspectiva dos moradores do quilombo Ivaporunduva, no Vale do Ribeira/SP, sobre o turismo de base comunitária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google