A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR O CICLO CARDÍACO. 2 Introdução O ciclo cardíaco inclui todos os eventos relacionados com o fluxo de sangue através do coração,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR O CICLO CARDÍACO. 2 Introdução O ciclo cardíaco inclui todos os eventos relacionados com o fluxo de sangue através do coração,"— Transcrição da apresentação:

1 1 FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR O CICLO CARDÍACO

2 2 Introdução O ciclo cardíaco inclui todos os eventos relacionados com o fluxo de sangue através do coração, durante um batimento cardíaco completo. O ciclo cardíaco inclui todos os eventos relacionados com o fluxo de sangue através do coração, durante um batimento cardíaco completo.

3 3 Objetivos Listar as fases do ciclo cardíaco em ordem seqüencial. Listar as fases do ciclo cardíaco em ordem seqüencial. Reconhecer que as modificações de pressões determinam a ação das válvulas cardíacas e a direção do fluxo sanguíneo. Reconhecer que as modificações de pressões determinam a ação das válvulas cardíacas e a direção do fluxo sanguíneo. Relacionar o ECG e os sons cardíacos com os eventos do ciclo cardíaco. Relacionar o ECG e os sons cardíacos com os eventos do ciclo cardíaco.

4 4 Válvulas cardíacas Durante o ciclo cardíaco as válvulas se abrem e fecham em resposta às diferenças de pressão sanguínea entre os seus dois lados. Durante o ciclo cardíaco as válvulas se abrem e fecham em resposta às diferenças de pressão sanguínea entre os seus dois lados. As válvulas cardíacas são: pulmonar (semi- lunar), aórtica (semi-lunar), átrio-ventricular esquerda ou mitral (bicúspide) e átrio-ventricular direita (tricúspide). As válvulas cardíacas são: pulmonar (semi- lunar), aórtica (semi-lunar), átrio-ventricular esquerda ou mitral (bicúspide) e átrio-ventricular direita (tricúspide).

5 5 Recordar o ciclo cardíaco Enchimento ventricular: passivo Enchimento ventricular: passivo Enchimento ventricular: contração atrial Enchimento ventricular: contração atrial Sístole ventricular: contração isovolumétrica Sístole ventricular: contração isovolumétrica Sístole ventricular: ejeção Sístole ventricular: ejeção Relaxamento: isovolumétrico Relaxamento: isovolumétrico Enchimento atrial Enchimento atrial

6 6 Contração ventricular e atrial Embora estejamos raciocinando com apenas um lado do coração lembrar que os átrios contraem-se simultaneamente num determinado momento e que os ventrículos também contraem-se simultaneamente no momento seguinte. Embora estejamos raciocinando com apenas um lado do coração lembrar que os átrios contraem-se simultaneamente num determinado momento e que os ventrículos também contraem-se simultaneamente no momento seguinte.

7 7 Controle do fluxo sanguíneo pela pressão As modificações nas pressões refletem as contrações e relaxamentos alternados do coração. As modificações nas pressões refletem as contrações e relaxamentos alternados do coração. O sangue se move por gradiente de pressão: do ponto de maior pressão para o de menor pressão, através de qualquer abertura disponível. O sangue se move por gradiente de pressão: do ponto de maior pressão para o de menor pressão, através de qualquer abertura disponível. As modificações de pressão fazem com que as válvulas cardíacas se abram ou se fechem, o que mantem o fluxo sanguíneo sempre adiante As modificações de pressão fazem com que as válvulas cardíacas se abram ou se fechem, o que mantem o fluxo sanguíneo sempre adiante

8 8 Revisão: gráficos e coração

9 9 Fim


Carregar ppt "1 FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR O CICLO CARDÍACO. 2 Introdução O ciclo cardíaco inclui todos os eventos relacionados com o fluxo de sangue através do coração,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google