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Neoclassicismo Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre

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Apresentação em tema: "Neoclassicismo Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre"— Transcrição da apresentação:

1 Neoclassicismo Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre
O juramento dos Horácios, óleo sobre tela, 1784 Jacques Louis David Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre

2 A arte do neoclassicismo (1780-1820)
A arte neoclássica nasceu na Europa, nas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras décadas do século XIX e foi uma reação ao barroco e ao rococó. A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. (preceitos da arte greco-romana) Não foi apenas um movimento artístico mas também cultural que refletiu as mudanças que ocorriam na época marcadas pela ascensão da burguesia. Este estilo procurou expressar e interpretar os interesses, a mentalidade e os hábitos da burguesia manufatureira e mercantil da época da revolução francesa e do Império Napoleônico.

3 Características gerais do movimento
Formalismo e racionalismo Exatidão nos contornos Harmonia do colorido Retorno ao estilo greco-romano Academicismo e técnicas apuradas Culto a teoria de Aristóteles Ideal da época : democracia Pinceladas que não marcavam a superfície

4 RENASCIMENTO: CARÁTER HUMANISTA NEOCLASSICISMO: CARÁTER POLÍTICO

5 Arquitetura Neoclássica
Buscou inspiração na antiguidade clássica(seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano). Fachadas sóbrias. Colunas Dóricas e Jônicas. Frontões triangulares. Predominou tanto nas construções civis quanto nas religiosas. Construções de linhas simples, formas regulares, geométricas e simétricas. Exemplos dessa arquitetura são a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim.

6 Panteão O Panteão de Paris  (em francês Panthéon de Paris)é um monumento em estilo neoclássico situado no monte de Santa Genoveva. Panteão (em latim: Pantheonnota 1 ) é um edifício em Roma, Itália, encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (27 a.C.–14 d.C.) e reconstruído por Adriano por volta de 126 d.C.1 .

7 O portão de Brandemburgo
O Portão de Brandemburgo ou Porta de Brandemburgo, é uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico, e hoje um dos marcos mais conhecidos da Alemanha

8 Arco do Triunfo O Arco do Triunfo é um monumento, localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806.

9 A pintura Neoclássica A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana. Reação ao Barroco e Rococó. Desejo de recriar as formas artísticas da antiguidade greco-romana. Inspiração na pintura renascentista. Convencionalismo e tecnicismo (ao contrário da expressividade pictórica do Romantismo). Exatidão nos contornos. Exploravam as virtudes cívicas, o dever, a honestidade e austeridade. Transmitiam conceitos morais como a justiça, a honra e o patriotismo.

10 Principais pintores do Neoclassicismo
Jacques Louis David (francês, ) Maior representante da pintura neoclássica. O pintor da Revolução Francesa. Pintor oficial do Império de Napoleão (pintor oficial da corte imperial) Suas obras expressam vibrante realismo e fortes emoções. Pintou também temas solenes, personagens e motivos inspirados na antiguidade clássica, através de cores sóbrias.

11 Autorretrato de Jacques Louis David

12 “O juramento dos horácios” (óleo sobre tela, 1784)
Pintura histórica. Centro geométrico – momento dramático da composição. Equilíbrio. Estereótipos da pintura neoclássica: - perfeição da linha. - luz homogênea branca. - composições equilibradas sobre estruturas geométricas. - espaço masculino: é o espaço público, o da guerra e o do trabalho. - espaço feminino: sempre a intimidade, as orações para os heróis mortos ou realizando tarefas domésticas.

13 Óleo sobre tela, 1787, Metropolitan Museum of Art, NY
A morte de Socrates Óleo sobre tela, 1787, Metropolitan Museum of Art, NY

14 A morte de Marat Óleo sobre tela, Musées royaux des Beaux-Arts de Belgique em Bruxelas.

15 Napoleão no passo de Saint-Bernard

16 Jean Auguste Dominique Ingres
(francês, ) Sofreu grande influência de David, seu mestre, e permaneceu fiel aos postulados neoclássicos do seu mestre ao longo de toda a vida. Sua obra abrange, composições mitológicas e literárias, nus, retratos, e paisagens. Registrou com maestria a fisionomia da classe burguesa do seu tempo.

17 Autorretrato de Ingres
Pintura a óleo, 1804, Musée Condé

18 Napoleão Entronizado 1806

19 Óleo sobre tela, 1808, Louvre, Paris, França
Banhista de Valpinçon Óleo sobre tela, 1808,  Louvre, Paris, França

20 A apoteose de Homero 1827

21 Escultura Neoclássica
Na escultura o movimento buscava inspiração no passado. Poses escultórias, anatomias corretas, exatidão e clareza. A estatuária grega foi o modelo favorito pela harmonia das proporções, regularidade das formas e serenidade da expressão. Também foi menos ousada que a pintura e arquitetura de seu tempo. Entre os principais escultores destaca-se o italiano Antoni Canova ( ), que retrata personagens contemporâneos como divindades mitológicas como Pauline Bonaparte Borghese como Vênus.

22 Retrato de Canova por Rudolph Suhrlandt, 1812.
Antonio Canova ( ) Retrato de Canova por Rudolph Suhrlandt, 1812. Autorretrato 1792

23 Esculturas de Antonio Canova
Perseu com a cabeça da Medusa.  Museus Vaticanos. Teseu vencendo o centauro. Kunsthistorisches Museum, Viena

24 Pauline Bonaparte comoVênus vencedora.
Eros e Psique – Antonio Canova Pauline Bonaparte comoVênus vencedora.  Galeria Borghese, Roma

25 Romantismo Início de século XIX.
O século XIX foi marcado por fortes mudanças políticas, culturais e sociais causadas pela Revolução Industrial e Revolução Francesa. O romantismo é uma reação ao neoclassicismo e se situa entre 1820 e Enquanto os artistas neoclássicos voltaram-se para a imitação da arte greco-romana e dos mestres do Renascimento italiano, submetendo-se às regras determinadas pelas escolas de belas-artes, os românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Não seguia as normas acadêmicas para imitar a arte greco-romana. Valorizava a emoção e liberdade de criação. Temáticas históricas e culto a natureza, valorização do patriotismo. Composição em diagonal, cores fortes, contraste entre claro-escuro

26 PINTURA Forte carga emocional e dramaticidade.
Valorização do nacionalismo presente e da natureza. Contraste de luz e sombra Dinamismo Movimento e instabilidade Cores fortes e arrojadas Temas históricos, políticos e Sociais (heroísmo e suicídio)

27 Pintores como Goya, Delacroix, Turner e Constable, recuperam o dinamismo, a valorização da cor e contrastes do claro e escuro antes presentes no barroco, como forma, de dar mais dramaticidade as suas obras; representando a revolta popular presente em uma época de grandes revoluções e acontecimentos. Principais artistas da época e algumas obras importantes: Goya –“Os fuzilamentos de 3 de maio”. Delacroix – “A agitação de tanger”, “A liberdade guiando o povo”. Turner  –  “O grande canal”, “Chuva, vapor e velocidade”. Constable – “A carroça de feno”.

28 Francisco Goya Francisco José Goya y Lucientes ( ) trabalhou temas diversos: retratos de personalidades da corte espanhola e de pessoas do povo, os horrores da guerra, a ação incompreensível de monstros e cenas históricas.

29 O Fuzilamento de 3 de maio de 1808
1814 – óleo sobre tela, Museu do Prado, Madrid Característica: efeito emotivo e representação histórica

30 The Colossus óleo sobre tela, 1080-82 Museu do Prado, Madrid

31 Group on a Balcony 1810-15- Metropolitan Museum of Art, New York

32 Charles IV of Spain and His Family 1800

33 Eugène Delacroix Aos 29 anos, Eugène Delacroix ( ) viveu uma importante experiência para a sua arte. Ele visitou Marrocos como membro da comitiva do embaixador da França, com a missão de documentar os hábitos e costumes das pessoas daquela terra. A visão que Delacroix teve de Marrocos e que retratou em seu quadro é a da realidade misturada ao mistério e ao exotismo.

34 A liberdade guiando o povo
Característica: efeito emotivo representado na pintura histórica.

35 A barca de Dante, (1822), Museu do Louvre - Paris.
Eugène Delacroix A barca de Dante, (1822), Museu do Louvre - Paris.

36 A agitação de Tânger (1837-1838)

37 A paisagem romântica A pintura paisagística já havia se desenvolvido no século XVIII, mas foi no período romântico que ganhou nova força, principalmente na Inglaterra. A paisagem romântica inglesa caracteriza-se, de um lado, por seu realismo, e por outro, pela recriação das contínuas modificações das cores da natureza causadas pela luz solar. Por causa dessa segunda característica, alguns estudiosos consideram que os paisagistas ingleses do século XIX anteciparam-se em algumas décadas aos impressionistas franceses.

38 Joseph Mallord William Turner (1775-1851)
A agitação na paisagem natural Este artista representou os grandes movimentos da natureza, mas por meio do estudo da luz que a natureza reflete procurou descrever uma certa “atmosfera” da paisagem.

39 Chuva, vapor e velocidade - 1844
Naufrágio (1805), Tate Gallery - Londres

40 John Costable ( ) A paisagem da vida cotidiana Ao contrário de Turner, a natureza retratada por Constable é serena e profundamente ligada aos lugares onde o artista nasceu, cresceu e trabalhou ao lado do pai. Muitos elementos de suas paisagens como os moinhos de vento, as barcaças carregadas de cereais, as carroças, faziam parte da vida cotidiana do artista quando jovem.

41 A carroça de feno (1821)

42 A carroça de feno

43 Moinho em Gillingham Dorset 1826

44 Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.

45 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Contra a artificialidade do Neoclássico e do Romantismo. Retratavam a vida, os problemas e costumes da classes média e baixa. o cientificismo. a valorização do objeto.  o sóbrio e o minucioso.  a expressão da realidade e dos aspectos descritivos.

46 Arquitetura do movimento realista
  Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia. Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz".

47 Torre Eiffel, em Paris - França

48 A pintura Características da pintura:
  Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja o pintor buscava representar o mundo de maneira documental; Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade. Temas da pintura: Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar uma ordem social que consideram injusta; a arte manifesta um protesto em favor dos oprimidos. Pintura social denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. O papel do artista realista é despertar o público para a brutal realidade do mundo à sua volta e ser verdadeiro com o que observa.

49 Principais artistas: Gustave Courbet Jean-François Millet
Realismo - Pintura Principais artistas: Gustave Courbet Jean-François Millet

50 Jean-François Millet

51 Angelus – 1859 Jean-François Millet

52 As respigadoras 1857 - Jean-François Millet

53 Gustavo Courbet ( ) Courbet - foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares. Manifesta sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX.

54 Retrato de Gustave Courbet,
Félix Nadar

55 Gustave Courbet

56 Bonjour, Monsieur Courbet, 1854

57 Moças peneirando o trigo (1853-1854) - Mus. de Belas-Artes — Nantes

58 Os cortadores de pedras 1849
Courbet captou, neste quadro, o duro labor dos pedreiros, chamando a atenção para a deplorável situação social desta classe. Contraste de idades Pessoas humildes, anónimas

59 Realismo - Escultura Não havia a idealização da realidade. Procura-se recriar os seres tais como são. Os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Principal escultor: Auguste Rodin

60 Realismo - Escultura Auguste Rodin

61 Realismo - Escultura Rodin The age of bronze 1876

62 Realismo - Escultura Rodin O pensador 1880

63 Realismo - Escultura Rodin Eva 1881

64 Realismo - Escultura Rodin O beijo 1885

65 Rodin – Study for Danaid - 1885
Realismo - Escultura Rodin – Study for Danaid

66 Realismo Escultura Rodin Study for Danaid 1885

67 Realismo Escultura Rodin Hand of holding a torso 1917

68 Realismo Escultura Auguste Rodin

69 Realismo Escultura Auguste Rodin


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