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As teorias da democracia contemporânea

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Apresentação em tema: "As teorias da democracia contemporânea"— Transcrição da apresentação:

1 As teorias da democracia contemporânea
CREMONESE,Dejalma.Participação como pressuposto essencial da democracia.(capítulo I da Tese de Doutorado

2 -Da evolução da participação dos gregos até a contemporaneidade
Democracia grega: direta e pura que consistia em sociedade. Democracia moderna:indireta (representativa) originada da Inglaterra. Evolução da democracia: Revoluções (Liberal, Gloriosa, Americana,Francesa) aos Direitos individuais (vida, propriedade e liberdade), que resulta na consolidação da democracia.

3 Participação: “participatio”, é participar, a luta por direitos, a busca por aquilo que lhe deve ser concedido, como ordem pública, a vida humana almeja a organização política. Aristóteles e Platão Participar é exercer a cidadania A participação é dividida em 3 canais Eleitoral (votar, candidatar-se, arrecadar fundos) Corporativo (interesses privados nos sistemas estatais,organização profissional, e empresários, do Judiciário ao Legislativo). Organizacional (espaço ao não-institucionalizado da polítca, movimentos sociais).

4 Participação Convencional Participação Não-Convencional Participação Comunitária
No Brasil a democracia de consolidou com advento da Constituição Federal da 1988 Duas correntes: Participacionista( originada do contrato social de Rousseau e Locke) defendida por Poulantzas, Macpherson,Pateman e a corrente institucionalista defendida por Weber e Schumpeter, renomeada por Held como democratas empíricos na qual participam Dahl,Lipset.

5 Participacionista: democratizar todos os espaços em que interagem os indivíduos
Institucionalista: determinada como dominante se alicerça nas instituições políticas, ou seja, quanto maior for o grau de institucionalização democrática maior será o desenvolvimento democrático. Ainda é aceita a idéia de Schumpeter de que a democracia seja um processo de liderança, mas se rejeita liderança exclusiva da elite.

6 Para Held a democracia se ampara em valores que direcionam a vida política, e a crise do Estado de Bem Estar-Social é a “Nova Direita”. Para Rousseau e Locke a participação do indivíduo é primordial na estruturação do contrato social para instituir um Estado. E para Hobbes a felicidade,virtude e liberdade são relevantes para os indivíduos usufruírem da democracia. Todos os homens nascem livres e iguais mas estão acorrentados em todo lugar, e somente com a assembléia que expressa a soberania e representatividade os libertarão (Rousseau).

7 O povo em seu poder de decisão jamais perde a sua soberania
E a soberania não pode ser representada por ser exercício da vontade geral podendo ser representada somente por si. Rousseau, aduz que os deputados não podem ser representantes em relação ao povo,pois é nula toda lei que o povo não a ratificar diretamente. Estado Democrático deve ser construído com maior participação, pois assim se é dado o seu desenvolvimento político.

8 Indaga se realmente importa o método de feitura da constituição.
ARATO, Andrew.Construção constitucional e teorias da democracia. Lua Nova: revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 42, 1997. Questiona a construção da constituição como tarefa exclusiva dos juristas; Indaga se realmente importa o método de feitura da constituição. Hannah Arendt apresenta 3 métodos: Produto de um processo evolutivo orgânico, de atos de um governo já estabelecido e por criação de assembléias.

9 Arato exemplifica alguns modelos de construção constitucional:
Convenção Constitucional Por Assembléia Constituinte Soberana Por Legislatura Normal Pelo Executivo E por processo evolutivo O processo de ditadura à democracia Em 1945 as assembléias seguiam a teoria de Sieyès, pensador revolucionário francês

10 Arato explica 5 opções de construção constitucional:
1. Democracia Revolucionária: teoria defendida por Sieyès e Schmitt. Para Schmitt a legalidade e a viabilidade da constituição requerem ratificação popular, e que uma assembléia constituinte deve ter: a) dissolução de todos os poderes constituídos anteriormente;b) uma assembléia popular eleita;c) um governo provisório; d) uma constituição levada à um referendo popular;e)dissolução da assembléia após a ratificação popular.

11 A)assembléia constituinte soberana;
Ainda para Schmitt as Constituições de Napoleão evoluem da ditadura à democracia porque envolve A)assembléia constituinte soberana; B)construção constitucional por um poder executivo popular; C)possui o modelo misto dos EUA D)construção constitucional parlamentar E) processo evolutivo.

12 2. Democracia dualista: republicana e império da lei
Arato enfoca Hannah Arendt que segue a linha de Schmitt, mas que a política republicana deve se basear no império da lei e não da democracia, independente da sociedade, mas que se faz necessário o debate, discussão como nos EUA e na França. Assim, uma constituição não é um ato de um governo, mas de um povo constituindo um governo (Thomas Paine).

13 Assim, para Arendt a ordem de construção constitucional é:
1) o modelo republicano dos EUA 2)assembléia constituinte soberana 3)o processo evolutivo 4) construção constitucional parlamentar 5)construção constitucional pelo ramo do executivo.

14 3. Democracia dualista: posição revolucionária
Os exemplos vem de Bruce Ackerman, na qual o dualismo não se dá pela lei ou poder mas no interior do próprio poder é que surgem as formas, ou seja, um início revolucionário monista pode gerar um poder dualista. Para Ackerman a construção constitucional se dá:

15 continuação 1)pelo modelo dos EUA tido como dirigido presidencilamente e democrático revolcionário 2)assembléia constituinte soberana 3)o tipo alemão de dualismo não-democrático 4)processo evolutivo 5)construção constitucional parlamentar

16 4. Democracia liberal:dos modelos aos princípios
Ackerman ao tentar resgatar a originalidade de sua revolução na imitação do modelo americano enfoca John Rawls, que se preocupa coma dualidade da lei (superior e comum) e salienta que para uma constituição ser justa ela deve atender as necessidades de uma certa sociedade. Ainda, para Jonh a convenção da constituição, é o “véu da ignorância”.

17 Somente na posição constitucional é que os conhecedores da sociedade formulem normas.
1)Condição de princípio de justiça em relação á legislação e deveres políticos e civis. 2) cidadão possa decidir 3)princípios abstratos não devem ser levados a modelos constitucionais concretos, mas que o princípio da justiça fosse efetivado 4)separação de construção constitucional e legislação.

18 Arato também ressalva a necessidade da utilização dos princípios para alcançar a legitimidade democrática 1) Princípio da Publicidade 2)Princípio do Consenso 3)Princípio da Continuidade Legal 4)Princípio da pluralidade de Democratas 5)Véu da ignorância como processo empírico

19 Contextos empíricos Construção Constitucional e Legislação A criação ou revisão de normas eleitorais O tempo de construção constitucional Reflexividade Ainda Arato, enfoca Niklas Luhmann “aprender pode significar também o aprendizado de não aprender”.

20 Contudo Arato finaliza
Que o mdelo americano seria a melhor opção, a construção constitucional Parlamentar é a segunda melhor opção, O poder evolutivo e revolucionário democrático são inimitáveis, e a construção pelo executivo deve continuar a ser criticada.

21 Devido as revoluções é que a democracia comemora sua consolidação.
HELD,David. A democracia, o Estado Nação e o sistema global. Lua Nova, n. 23, Março de 1991. Devido as revoluções é que a democracia comemora sua consolidação. O autor ressalva que os cidadãos eleitores façam com que seus governantes prestem contas e demonstrem suas decisões políticas decididas. A teoria moderna admite que o destino de uma comunidade nacional esteja em suas mãos.

22 Tanto a esquerda como a direita, atacam o modelo liberal democrático.
As expressões do tipo “governo sobrecarregado” e “desestatizar” são expressões comuns das políticas burocráticas públicas. A “congruência” (cidadania e poder de decisão) é reforçada por Hayek na qual defende uma ordem de mercado baseada em princípio do livre comércio e regulação mínima.

23 Macpherson e Carole Pateman são os defensores de que
Do poder imparcial, responsável pela cidadania que compõem a auto imagem e ideologia do Estado Moderno. Este está comprometido com as desigualdades da vida cotidiana enviesando decisões em favor de seus interesses particulares, e por isso a democracia tem o papel de tornar mais responsivo o estado para com a sociedade, de forma transparente e inteligível, de acordo com a vontade do povo.

24 Em relação à Soberania, política nacional e interconexão global
a soberania do Estado Nação é presumida que o estado controle seu próprio destino, assumindo compromissos e limites impostos pelos atores, agências e forças operando nos seus limites territoriais. Os limites de uma teoria da política ao Estado Nação tornam-se alcance e da eficácia do princípio “regra da maioria”.

25 Decisões de questões políticas como ONG’s, OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ou Banco Mundial, á uma certa maioria pode afetar os cidadãos ocasionando danos; uma decisão contrária à localização de um aeroporto internacional; a instalação de uma usina nuclear próximas à fronteiras de outros países e o impedimento pode também gerar guerra

26 A teoria moderna do Estado Soberano
é aquela da comunidade nacional de destino, isto é, uma comunidade que se governa á si própria e determina o seu futuro. Mas essa idéia é questionável face às interconexões globais. As interconexões globais para a democracia reforçam a expansão da economia mundial e da formação do Estado Moderno onde as políticas internas e externas são fontes uma para com a outra

27 Mas,acarretam interdependência e vínculos pelo comércio necessário
tornando-se verdadeiras repúblicas unidas, ou “sociedade de Estados” Possível pelas relações transnacionais e comunicações, da crescente organização internacional, da diplomacia multilateral e a interação transgovernamental. Limitando a ação dos Estados redefinindo o significado de distância.

28 O processo de globalização envolve dois fenômenos:
1. relação à atividade política econômica e social, de forma de alcance mundial; 2. A intensificação dos níveis de interação e interconexão entre Estados. Assim, o processo político antes costumeiro de incerteza, contingência e indeterminação possui um pano de fundo no mundo, agora permeável. transcendido pelo fluxo de bens e capital, pelo transito de pessoas, comunicações aéreas, tráfego aéreo e satélites espaciais. Que leva o estado ao declínio ou crise da autonomia do Estado

29 À teoria democrática cabem-lhe preocupações que devem ser enfrentadas:
crescimento da interconexão global; as fronteiras permeáveis; a redução dos instrumentos políticos que permitem ao Estado controle das suas atividades dentro e fora do território; expansão das forças e interações transnacionais que reduz a influência dos governos em relação aos cidadãos;

30 A ordem global altamente interconectada em relação às atividades estatais
questão da integração política com os outros Estados arranjos institucionais multilaterais para controlar efeitos de negociações FMI (Fundo Monetário Internacional) e a OMC (Organização Mundial do Comércio); crescimento das instituições, organizações e regimes de base de governo, que requer a diferença de sociedade internacional que coopera na política e ordem; estado supranacional que detém o monopólio dos poderes coercitivos e legislativo.

31 Processo internacionalizado criou decisões multiburocráticas
Estados foram redefinidos; ocasionando interdependência, fragilidade, variações d de recursos, ideologias e tecnologias. Estado-nação e o nacionalismo da independência territorial, e o desejo de estabelecer, retomar ou manter a soberania não parece ter acabado; identidade e diferença têm estimulado a nacionalização da política

32 Autoridade e legitimidade passaram a ser relevantes em fóruns internacionais;
As tentativas de se criar uma lei cosmopolita; não é bem sucedida os direitos humanos ainda enfrentam certa limitação; questão chave para mudanças significativas em relação ao fim dos Estado-Nação e ao início dos Estados Hegemônicos.

33 A vitalidade os Estados Nação pode ser descrita várias disjuntivas interno-externas:
1. economia mundial; 2. as organizações internacionais que enfoca a teoria do Estado Soberano e o sistema global contemporâneo; 3. direito internacional submetido aos indivíduos, governos e organizações não-governamentais em relação aos novos sistemas de regulação global.

34 4. a idéia do Estado com um ator autônomo, estratégico e militar,
E por outro lado, um sistema global de Estados caracterizado pelas grandes potências e bloco de poder, que debilitam a autoridade e a integridade do estado. Held, fala também da democracia e os sistema global, em que a ordem internacional está mudando o Estado-nação, As disjuntivas limitam a liberdade de ação de governos e Estados

35 A soberania se divide em agências, nacionais, regionais, internacionais, limitada pela própria natureza dessa pluralidade. A democracia passa a ser repensada, por três desenvolvimentos: 1. Pela interconexão econômica, política, legal e militar está se modificando por cima a natureza do Estado soberano; 2. nacionalismo locais e regionais estão erodindo os Estado-nação por baixo; 3. a interconexão global cria cadeias de decisões políticas e resultados interligados entre os Estados afetando os cidadãos.

36 Held, aduz o contexto da soberania, autodeterminação e autonomia democrática
soberania tornou-se teoria do poder segundo o direito a sede de autoridade soberana dotada de formas e limites, o alcance legítimo seria do Estado, a soberania do Estado passa a ser um ente “comissionário” ; tradição do pensamento constitucional busca o equilíbrio do Estado;

37 se proporcionar proteção direito público e ao privado somente com o princípio da autonomia, da determinação do povo é que se pode restringir e limitar o poder público em relação aos cidadãos. uso da palavra “direito” conota qualidade e titularidade, cria espaço para que o indivíduo se desenvolva, delimita a ação do cidadão para usufruir de liberdade, e para as pessoas poderem serem livres e iguais em suas determinações.

38 Os indivíduos são “livres e iguais”
em relação as “maiorias” e a base do princípio da autonomia é normativa e empírica Empírica face as lutas de desenvolvimento e reconhecimento da condição de membro da política e da comunidade Normativa porque deriva de uma reflexão sobre as condições em que autonomia é possível.

39 Para Held, existem cinco categorias de direito importantes:
direitos civis, políticos, sociais, econômicos e reprodutivos (controle de fertilidade); no plano internacional esta teoria da autonomia democrática, deve ser assegurada e inscrita numa série de centros interconectados de poder e de autoridade;

40 Urge duas questões: em relação aos limites territoriais dos sistemas de políticas, que escapam do controle do Estado em relação a necessidade de articular comunidades políticas territorialmente delimitadas com agências, associações e organizações de acordo com a autonomia democrática, o autor sugere um reforço no papel dos parlamentos regionais, para que haja uma maior consolidação dos direitos fundamentais no interior das políticas de associação.

41 Held, finaliza salientando
que uma teoria de poder legítima constitui uma teoria democrática nos processos e estruturas interligadas da ordem global e uma teoria do impacto da ordem global no Estado democrático, isto é, a idéia de ordem cosmopolita internacional harmoniosa que deverár-se-á adaptar as práticas democráticas de política nacional e internacional.


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