A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adjunto Adverbial O patrão chama a criada A frase apresenta uma estrutura mínima e coerente, mas é possível completá-la. acrescentando determinações de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adjunto Adverbial O patrão chama a criada A frase apresenta uma estrutura mínima e coerente, mas é possível completá-la. acrescentando determinações de."— Transcrição da apresentação:

1 Adjunto Adverbial O patrão chama a criada A frase apresenta uma estrutura mínima e coerente, mas é possível completá-la. acrescentando determinações de :tempo, lugar, causa, modo, meio, etc. Por medo, o patrão chama muitas vezes durante a noite a criada ao quarto, com voz rouca, para as providencias costumeiras.

2 A aderência desses complementos ao centro da organização sintática que é o verbo, se verifica por meio de algumas perguntas: - chama por que? - chama quantas vezes? - chama quando? - chama para onde? - chama como? - chama quantas vezes?

3 Para exprimir estes e outros tipos semânticos de adjuntos adverbiais o latim utiliza: A) Advérbios: -tempo: aliquando = um dia; -lugar: hic= aqui; -modo:admodum=inteiramente; B) Advérbios interrogativos: -Quibus auxiliis?= com que meios? -Quomodo?= como?

4 Ablativo= nome (adjunto adverbial)+ morfema funcional E o que é o adjunto adverbial? Adjunto adverbial= combinação de dois morfemas (preposicional+funcional)

5 Exemplos 1. Adjunto Adverbial de Lugar: A)Responde a pergunta UBI?(onde?) -português preposição utilizada EM(+artigo) -Latim preposição utilizada IN + nome no ablativo. Puella equum in campo uidit. ( A menina viu o cavalo no campo).

6 B) Responde a pergunta UNDE?(de onde?) -português preposição utilizada DE(+artigo) -Latim preposição utilizada E + nome no ablativo.(EX, caso o nome inicie por vogal) Ex.: 1b. Columba e nido uolauit. (A pomba voou do ninho) 2b. Ex argilla statuam fecimus. (Fizemos uma estátua de argila.)

7 C) Responde a pergunta QUO?(para onde?) - português preposição utilizada A ou PARA -Latim o nome recebe a mesma flexão do nome como objeto direto, isto é acusativo; PREPOSIÇÃO IN+ACUSATIVO=deslocamento para dentro do lugar; AD+ACUSATIVO= deslocamento em direção a algum lugar;

8 Exemplos 1. Formicae escam in foueam portabant. (As formigas carregavam alimento para (dentro d)o buraco.) 2. Lupus agnusque ad riuum ferunt. (O lobo e o cordeiro foram ao rio( até as margens d rio e não dentro de suas águas).)

9 D) Responde a pergunta QUA?(por onde?) - português preposição utilizada por ou através de, ao longo de; -Latim utiliza-se a preposição PER+ ACUSATIVO; Ex.: Uilicus amicum per campum ducebat. ( O caseiro conduzia seu amigo pelo campo.)

10 Adjunto Adverbial de Tempo É difícil diferenciar as relações de tempo e lugar; Em latim o adjunto adverbial de tempo quase não utiliza preposições; Quando responder á pergunta UBI?(quando) utilizar o morfema de ablativo;

11 Exemplo Sexta hora ueniet. (Chegará na sexta hora.) Mas quando representar a duração de um acontecimento, respondendo a pergunta Quandiu?( por qto tempo, durante qto tempo?), utilizar os morfemas de acusativo. EX.: Tres annos regnauit. (Reinou por/durante três anos.)

12 Outras considerações O latim se serve de flexões ou morfemas funcionais de ablativo e de acusativo regidos, para efeito de precisão ou reforço, de preposições e advérbios, a fim de exprimir, não apenas esses e outros matizes de tempo e lugar, mas a maior parte das noções de circunstancia, tais como meio, modo, causa, companhia, cuja expressão em latim se faz com os morfemas de ablativo.

13 Exemplos MEIO: Aquila praedam ungula tenet. (A águia agarra sua presa com a unha.) MODO: Agricola maxima cura campum arat. (O agricultor ara seu campo com o maior cuidado.)

14 -CAUSA: Odio serrum in campum misit. (Por ódio, mandou o escravo ao campo.) -COMPANHIA: Domum rediit bono cum amico. (Voltou a casa com um bom amigo.)


Carregar ppt "Adjunto Adverbial O patrão chama a criada A frase apresenta uma estrutura mínima e coerente, mas é possível completá-la. acrescentando determinações de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google