A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPS PR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPS PR Curso Luiz Felipe Haj Mussi"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPS PR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
CIDADES SUSTENTÁVEIS MARECHAL CANDIDO RONDON Desenvolvido  por:   Neuza    Antunes   CRBio45528/07 e adaptado por Elaine Esmanhotto Bareta

2 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
MARECHAL CÂNDIDO RONDON, cidade dinâmica, construída pelo trabalho de descendentes de alemães que fizeram daqui um lugar para trabalhar e viver. Além do "oktoberfest" e o "boi no rolete", festas tradicionais que atraem visitantes de todo o país, sua economia tem como base a produção de alimentos e a cidade possui uma das menores taxas de desemprego do país sendo a 3ª do Paraná em qualidade de vida. Há hoje, 156 indústrias, 876 prestadoras de serviços, 1005 estabelecimentos comerciais diversos e 339 autônomos, totalizando 2376 alvarás de funcionamento.

3 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
AUMENTO DA POPULAÇÃO URBANA 85% NO BRASIL (Censo 2010)

4 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
AUMENTO DOS DESAFIOS PARA MANTER O EQUILÍBRIO ESPACIAL, SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO

5 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
SUSTENTABILIDADE O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na primeira conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972

6 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
O uso sustentável dos recursos naturais deve: “Suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". Relatório de Brundtland (1987)

7 O princípio da sustentabilidade aplica-se a:
 CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi O princípio da sustentabilidade aplica-se a:

8 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

9 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

10 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

11 PEGADA ECOLÓGICA / SOBREVIVÊNCIA X SUSTENTABILIDADE
 CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi PEGADA ECOLÓGICA / SOBREVIVÊNCIA X SUSTENTABILIDADE

12 A Plataforma Cidades Sustentáveis é uma ferramenta para:
 CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi A Plataforma Cidades Sustentáveis é uma ferramenta para: Assumir desafios e aceitar as responsabilidades; Elaborar políticas públicas para a sustentabilidade; Traduzir a perspectiva comum para um futuro sustentável em metas concretas de sustentabilidade e em ações integradas nos níveis locais, regionais e nacional; Selecionar prioridades apropriadas às realidades e necessidades locais e regionais; Promover processos locais e regionais participativos, no sentido de identificar metas específicas e horizontes temporais para monitorar os resultados alcançados.

13 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

14 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
Incentivar a participação da população nas decisões do município: . Promoção de Conferências e Audiências Públicas Assumir plenamente as responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns: . Incentivar a diminuição no desperdício de água e energia. Promover comunidades inclusivas e solidárias. .Desenvolver ações para a equidade do gênero feminino.

15 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
Implementar uma gestão eficiente que envolva as etapas de planejamento, execução e avaliação. .Conhecer e avaliar fatores positivos e negativos do município. Reconhecer o papel estratégico do planejamento e do desenho urbano na abordagem das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde, para benefício de todos. . Garantir o desenvolvimento municipal segundo o definido no Plano Diretor feito de maneira participativa e se não existir fazê-lo Desenvolver políticas culturais que respeitem e valorizem a diversidade cultural, o pluralismo e a defesa do patrimônio natural, construído e imaterial.

16 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
Integrar na educação formal e não formal valores e habilidades para um modo de vida sustentável e saudável. . Desenvolver propostas de Educação Ambiental nos ambientes de educação e convívio social. . Família FOLHAS (Curitiba) . Materiais impressos

17 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
Apoiar e criar as condições para uma economia local dinâmica e criativa, que garanta o acesso ao emprego sem prejudicar o ambiente. . Incentivar pequenos empreendedores dando capacitação para abrir, gerenciar e fazer prosperar seus empreendimentos. Adotar e proporcionar o uso responsável e eficiente dos recursos e incentivar um padrão de produção e consumo sustentáveis. . Apoiar a produção e o consumo de produtos orgânicos e locais

18 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
Promover a mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade. . Incentivar a redução no uso de automóveis nos trajetos curtos Proteger e promover a saúde e o bem-estar dos nossos cidadãos. . Melhorar e construir Unidades de Saúde ou Hospitais com infra-estrutura física que garantam conforto e tratamento digno a população.

19 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
Assumir as responsabilidades globais pela paz, justiça, equidade, desenvolvimento sustentável, proteção ao clima e à biodiversidade. .Buscar parceria com municípios próximos para a implementação de ações conjuntas em questões comuns. Prefeitos buscam alternativas para o problema do lixo em municípios da região: Seis municípios da região estão buscando uma alternativa para o tratamento de resíduos e redução dos seus passivos ambientais. Marechal Cândido Rondon, Toledo, Palotina, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa e Maripá juntos produzem hoje cerca de 150 toneladas de lixo por dia, encaminhados a aterros próprios ou particulares. Uma boa possibilidade vem de Unaí, Minas Gerais, onde uma espécie de usina transforma lixo em carvão Adesão do município ao Pacto das Águas: uma ação do Programa Cultivando Água Boa que tem por objetivo fazer com que os municípios se comprometam a zerar os passivos ambientais das microbacias hidrográficas.

20 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
CANDIDATO DO PPS QUE ASSINOU A CARTA COMPROMISSO GANHA A ELEIÇÃO 1. Assume e levanta os dados indicadores no mínimo* - FALA PARANÁ 2. 90 dias após a posse divulga os INDICADORES 3. Propõem METAS *  Cidades  com  menos  de  50  mil  habitantes  não  é  obrigatório

21 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
EXEMPLO EIXO: EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA TAXA DE ANALFABETISMO DA POPULAÇÃO COM 16 ANOS OU MAIS = 100 PESSOAS META = DIMINUIR EM 50% ATINGIDO NO ANO: 40% RESULTADO ANO = INFERIOR AO PROPOSTO Avaliar e replanejar!

22 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
ONDE CONSEGUIR OS DADOS DOS INDICADORES Dentro  das  Secretarias  e  departamentos  responsáveis  no  município Bancos  de  dados  a  nível  estadual  e  nacional  que  podem  ser  acessado  por  internet: Datasus:   Ipea:   IBGE:   MMA:   MEC:   SANEPAR:   COPEL:   Secretaria  de  SSP PR:   IPARDES:   * Também  existem  ONGs  e  outras  instituições  que  compilam  dados  ou  fazem  pesquisas.

23 EXEMPLO: ALGUNS INDICADORES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
 CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi EXEMPLO: ALGUNS INDICADORES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto Oferecer à população rondonense água tratada, captação e tratamento de esgoto sanitário e participação efetiva na educação e conscientização para preservação do Meio Ambiente, buscando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento contínuo da relação de parceria entre a população, os servidores desta Autarquia e o Poder Público Municipal. Cuidar da água promovendo a saúde e qualidade de vida!

24 LIGAÇÃO DE ÁGUA 2011: 15.692 RESIDÊNCIAS
 CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi LIGAÇÃO DE ÁGUA 2011: RESIDÊNCIAS LIGAÇÃO DE ESGOTO 2011: 319 RESIDÊNCIAS O sistema de esgotamento sanitário compreende um valor inferior a 2,5% do total de ligações de água e o mesmo não é cobrado, o restante da cidade utiliza de fossa séptica para o tratamento de esgoto.

25 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

26 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

27 CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi
(41)  9863‐8795 (41)


Carregar ppt "CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPS PR Curso Luiz Felipe Haj Mussi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google