Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIlda Pinho Domingos Alterado mais de 8 anos atrás
3
Projeto Horta Comunitária Professoras Desenvolvido em 2006
Dirce Aparecida Palma da Silva Tatiane Fernandes Nascimento Maria Izilda Scannerini Souza Isilda Aparecida Pinheiro Silva Isabel Sakaki da Silva Marilda de Aguiar Quina Desenvolvido em 2006 Diretamente: junto à crianças de pré-escola a quarta série da EMEF Pedro de Alcântara. Indiretamente: junto às famílias das crianças envolvidas diretamente no projeto.
4
Justificativa - Grande número de crianças resistentes a experimentar verduras e legumes. - Algumas famílias cuidam de hortas dos patrões, mas não valorizam a alimentação com hortaliças.
5
Projeto da Horta 2a série A – Prof. Dirce
6
Produção de texto coletivo
3a série A – Prof. Isilda
7
Dia 30 de maio foi realizada uma reunião de Pais, Sheila, professoras, representantes de alunos, e Carlos, da Secretaria de Agricultura, para planejar a horta, pensar o que era possível plantar, como seria cuidada. Planejamento da Horta a série A – Prof. Marilda de Aguiar Quina
8
3a série B – Prof. Isabel Relatório – Plantio de Verduras a série B – Prof. Isabel
9
verduras mudas escarola 20 rúcula 15 couve 25 espinafre 13
Foram plantadas as seguintes mudas na escola: verduras mudas escarola 20 rúcula 15 couve 25 espinafre 13 Outras questões trabalhadas: Qual o total de mudas? Qual a diferença entre a quantidade de mudas de couve e escarola? Qual tem em maior número? 2a série A – Prof. Dirce
10
“Nós fomos na horta e fizemos um mapa dela, depois nós voltamos na horta e plantamos berinjela e escarola.” Letícia, 2a série A – Prof. Dirce Desenhos de Gabriel a série A – Prof. Marilda
11
Pais participam diariamente:
12
“Eu e os alunos da minha classe ensinamos as crianças do Prezinho sobre os bichos da composteira. Fomos a horta, pegamos um pouquinho de adubo que fizemos e jogamos na horta.” Gisela, 3a série B – Prof. Isabel “O João falou para a pré-escola que podemos usar os bichinhos para pescar e serve para alimentar passarinhos e galinhas.” Josielton, 3a série B – Prof. Isabel
14
Através da horta, crianças observam animais vertebrados e invertebrados
Thaís , 3a série A Prof. Isilda Yasmin, 3a série A
15
Nutricionista visita a escola:
Diego, 3ª série B - Prof. Isabel
16
“Eu aprendi com a nutricionista que pode comer de tudo um pouco, e nunca trocar um pacote de bolacha ou salgadinho por comida.” Anderson, 3a série B – Prof. Isabel “Nós entendemos que os alimentos em geral fazem bem a saúde porque temos que comer um pouco de cada alimento, verdura, carne, frutas, etc.” Texto coletivo da 3a série A – Prof. Isilda “O que mais chamou nossa atenção foram os tipos de alimentos que são construtores, reguladores e energéticos. Se você comer só um tipo desses alimentos você fica fraco.”Texto coletivo da 2a série A – Prof. Dirce
17
Os sem floresta e Batalha dos vegetais
Foram trabalhados os filmes: Os sem floresta e Batalha dos vegetais Ana Carolina, 2a série A Débora, 3a série A Prof. Dirce Prof. Isilda
18
Visita a horta orgânica Korin:
Richard, 4a série A - Prof. Marilda “Lá nós vimos várias coisas como: palha, tomate, beterraba, alface, estufa, acelga e morango (...). Fomos até um lugar onde eles embalavam as frutas e as verduras. Achei tudo muito legal.” Daiane, 4ª série A - Prof. Marilda “Foi muito legal porque eu ouvi coisas e fiquei sabendo de coisas que eu nunca vi, nem ouvi.” Mildes, 4ª série A - Prof. Marilda
19
Malha quadriculada: cada medida do primeiro desenho foi multiplicada por 2.
Daiane, 4a série A Prof. Marilda
20
Chegou a hora da colheita...
21
Foram produzidas diversas receitas: Torta de Brócolis, Suflê de Cenoura, Bolo Nutritivo (de beterraba, laranja e cenoura), Torta de Espinafre e saladas de acelga e alface recém colhidas.
22
Eleição do Nome da Horta: processo similar à eleição de presidente da república, governadores e deputados que acontecia no mesmo período. 1o- Cada classe escolheu um nome para a campanha, definiu um número e um símbolo.
23
A Série 3 B produziu um “PLANO DE GOVERNO”:
(...) “Vamos formar vários grupos para: Grupo da Limpeza: limpa muito bem para não deixar com plástico ou mato.”(...) “Grupo da colheita: pega com muito cuidado e leva para a cozinha.” (...) “Grupo da irrigação: esse grupo tem que molhar todos os dias.” (...)
24
Chapa nº 16 faz campanha pelo nome
RECANTO AGRÍCOLA DAS VITAMINAS:
25
Chegou o Dia da Eleição:
26
Crianças avaliam a experiência e fazem gráficos com o resultado da apuração.
“Quem ganhou foi a 2a série e eu queria que a gente ganhasse. Mas foi legal, o mais importante foi votar.” Gisela , 3a série B
27
Produzidos cartões postais e marcadores de página para a exposição Fruto da Terra.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.