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Pós-graduação no Brasil: pressupostos, cenário, perspectivas Oswaldo H. Yamamoto Representante da Área da Psicologia - CAPES XI Simpósio da ANPEPP Florianópolis,

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1 Pós-graduação no Brasil: pressupostos, cenário, perspectivas Oswaldo H. Yamamoto Representante da Área da Psicologia - CAPES XI Simpósio da ANPEPP Florianópolis, maio de 2006

2 Proposta Constatação: crescimento e vigor do SNPG questionamentos diversos Partir da lógica da constituição do SNPG e discutir perspectivas (PNPG 2005-2010)

3 Dados da Pós-Graduação no triênio 2001-2003 ATENDIDOSTITULADOS MESTRADO + M.PROFISSIONAL 72.00127.630 DOUTORADO40.2138.094 TOTAL112.21435.724

4 Dados da Pós-Graduação no triênio 2001-2003 DOUTORADO1.726 MESTRADO1.020 M.PROFISSIONAL115 TOTAL2.861

5 Demanda para a Pós-Graduação: titulação (IES) TITULAÇÃODOCENTES% Doutores52.37622,7 Mestres80.78735,0 Especialistas67.82229,4 Graduados27.33411,8 TOTAL230.784100,0 Fonte: INEP/Cadastro de Docentes, 2005

6 Relação matrícula-titulação (IES) REGIÃO MESTRE/ MATRÍCULA DOUTOR/ MATRÍCULA BRASIL1/521/80 Norte1/651/164 Nordeste1/511/87 Sudeste1/521/70 Sul1/411/75 Centro-Oeste1/551/116 Fonte: INEP/Cadastro de Docentes, 2005

7 Doutores por habitante (100 mil) PaísD/H BRASIL (2003)4,6 Alemanha (1997-2003)30 Reino Unido (2001)24 Estados Unidos (2001)14 Coréia do Sul (2000)13,6 Japão (2000)12,1 Fonte: CAPES, 2004

8 Questionamentos… Crescimento insuficiente Financiamento precário (bolsas, fomento) Insuficiência de quadros docentes Questões vinculadas à avaliação (modelo único para áreas distintas, subjetividade, ênfase na produção…) …

9 Construção do sistema Estatuto das Universidades Brasileiras (1931): sistema de cátedras, ensino e pesquisas como prerrogativas do catedrático, formação de caráter tutorial Parecer Sucupira (Parecer CFE 977/1965): pós- graduação reconhecida como nível forma de ensino; diferenciação mestrado/doutorado; modelo flexível

10 I PNPG (1975-1979) formação de docentes, pesquisadores e profissionaisÊnfase: formação de docentes, pesquisadores e profissionais para o projeto de desenvolvimento nacional (II PND) Combate à expansão espontânea estruturação do sistema e indução (PICD; bolsas) Currículos longos; pesquisa em momento posterior; teses e dissertações demoradas Início do processo de avaliação (1976)

11 II PNPG (1982-1985) avaliaçãoÊnfase: qualificar o sistema avaliação Aprimoramento do sistema de coleta de dados; instituição da comissão de especialistas; avaliação por pares; visitas in loco; consulta às entidades para indicação de representante…

12 III PNPG (1986-1989) Ênfase: pesquisa (I Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova República autonomia nacional – independência científica e tecnológica para o próximo século formação de cientistas como condição Mudança de paradigma do sistema de ensino superior: da formação de profissionais para a formação de pesquisadores

13 IV PNPG (…) Diversas versões; proposto e não implementado Aspectos contemplados: expansão do sistema; diversificação do modelo de pós-graduação; mudanças no processo de avaliação; inserção internacional…

14 CAPES (1996-1997): novo paradigma de avaliação mudança da centralidade da docência para a pesquisaConcretiza a lógica do III PNPG: mudança da centralidade da docência para a pesquisa Valorização da produção científica Programas no lugar de cursos Estruturação a partir de Linhas de Pesquisa (organicidade linhas –projetos-disciplinas)

15 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas Crescimento eqüânime do sistema para atender demandas múltiplas –Estabilidade e indução –Estratégias para a melhoria do sistema (equacionar problema das assimetrias) programas estratégicos específicos; articulação com agências, governos dos estados; setor empresarial; participação da PG nos fundos setoriais; definição de tipologias regionais

16 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas –Financiamento e sustentabilidade (parcerias União- Estados; Fundos Setoriais; Lei de Inovação; FAPS; intercâmbios internacionais; nova matriz orçamentária – Ministérios, Estados e Setor Empresarial) –Novos modelos: objetivos do sistema Fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação Formação de docentes para todos os níveis Formação de quadros para mercados não-acadêmicos

17 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas –Novos modelos: objetivos do sistema Sistema mais dinâmico incorporação de novos indicadores no processo de avaliação Valorização da IC e iniciativas que incentivem produção científica e tecnológica Operacionalização de redes de cooperação interinstitucional (otimização de recursos e nucleação) (PROCAD; PQI) EAD (qualificação da educação básica) Formação de RH para empresas estatais e ONGs

18 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas –Políticas de cooperação internacional Ampliação do modelo de cooperação interinstitucional (pesquisa, bolsas sanduíche, estágios docentes) Intensificação do intercâmbio (compartilhamento de orientação) Apoio a estágios de pós-doutoramento Ampliação de intercâmbio de estudantes de gradução visando ingresso na PG Estímulo a estabelecimento de parcerias e redes no cone sul

19 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas –Avaliação e qualidade Preservação do sistema nacional de avaliação de qualidade (certificação e fomento) Manutenção da periodicidade da avaliação Consideração do impacto e da relevância na fronteira do conhecimento (visibilidade e contribuição intrínseca) Avaliação da produção tecnológica – impacto e relevância para setor econômico, industrial e social Incentivo à inovação aumento de valor agregado Avaliação expresse indicadores relativos à expressão científica e social

20 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas –Avaliação e qualidade Identificação (pela avaliação) de problemas relevantes para indução Indução para orientação de formação de RH e pesquisa para fronteiras do conhecimento e prioridades estratégicas do país Diversificação da avaliação para possibilidar análise de diferentes modelos de pós-graduação Introdução de processos de avaliação qualitativa para produtos subavaliados (livros, patentes) Maior transparência do sistema

21 PNPG 2005-2010: cenários Três cenários, conforme diferentes padrões de orçamentação –Cenário 1: crescimento exponencial na taxa observada em 1987-2003 –Cenário 3: crescimento linear taxa 1996-2003 –Cenário 2: média geométrica

22 PNPG 2005-2010: orçamento Bolsas e fomento: acréscimo de 1,66 bilhões em seis anos (formação de 16 mil doutores e 45 mil mestres em 2010) Crescimento do corpo docente: 1,6 bilhões de todas as agências (patamar doutor/população da Coréia de dez anos atrás…)

23 Perspectivas da PG: temas para reflexão Observação: sintonia das características do SNPG com os preceitos legais Questão: o que está ocorrendo/ocorrerá com o SNPG tendo em vista o PNPG 2005-2010 ? Quais implicações para a Psicologia ?

24 Cursos de PG (geral) por Região

25 Bolsas CAPES por Região (2002)

26 Fundos Setoriais por Região (2002)

27 Programas de PG/Psicologia por Região (2006)

28 Conceitos-PG Psicologia/Região (2006)

29 Crescimento do sistema e desequilíbrio regional PG presente em todas as UF (Psicologia: 16 UFs) Programas especiais: PROCAD; PRODOC; MINTER/DINTER; Acelera Amazônia Nucleação e solidariedade dos Programas de excelência Mestrado Profissional e novas modalidades Democratizar acesso sem prejuízo de qualidade (Processo de Bolonha)

30 Crescimento do sistema – Psicologia (1966-2006)

31 Presença da Psicologia nas UFs (2006) com UFs com PG/Psicologia: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, MS, GO, DF, BA, PE, PB, RN, CE, PA sem UFs sem PG/Psicologia: MT, TO, SE, AL, PI, MA, AM, AC, RO, RR, AP

32 Alunos titulados Psicologia (1996-2003)

33 Crescimento do SNPG – Cenários (2003-2010) Doutorado20032010 Cenário 1 8.904 16.911 Cenário 215.280 Cenário 313.818

34 Crescimento da Psicologia – Cenários (2003-2010) Mestrado20032010 Cenário 1 223 412 Cenário 2381 Cenário 3345

35 A questão do financiamento Reforma e expansão do sistema privado? Lei de Inovação Industrial/ênfase no desenvolvimento industrial (significado) Parcerias Vinculação ao Orçamento da União

36 Avaliação… Ênfase na pesquisa/ênfase na docência (formas; egressos) Avaliação de outros produtos (livros…) Avaliar propostas inovadoras ou a estabilidade dos Programas ? O padrão médio e a uniformização do sistema A questão do impacto (científico; social)

37 Produção intelectual Valorizar quantidade sem banalizar a produção Avaliar qualidade melhores produções ? Grupos de Pesquisa e valorização do trabalho cooperativo: é possível pensar em novos modelos de teses e dissertações ? Os limites da internacionalização da produção e a questão dos Programas de excelência


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