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Pós-graduação no Brasil: pressupostos, cenário, perspectivas

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Apresentação em tema: "Pós-graduação no Brasil: pressupostos, cenário, perspectivas"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-graduação no Brasil: pressupostos, cenário, perspectivas
XI Simpósio da ANPEPP Florianópolis, maio de 2006 Pós-graduação no Brasil: pressupostos, cenário, perspectivas Oswaldo H. Yamamoto Representante da Área da Psicologia - CAPES

2 Proposta Constatação: crescimento e vigor do SNPG → questionamentos diversos Partir da lógica da constituição do SNPG e discutir perspectivas (PNPG )

3 Dados da Pós-Graduação no triênio 2001-2003
ATENDIDOS TITULADOS MESTRADO + M.PROFISSIONAL 72.001 27.630 DOUTORADO 40.213 8.094 TOTAL 35.724

4 Dados da Pós-Graduação no triênio 2001-2003
DOUTORADO 1.726 MESTRADO 1.020 M.PROFISSIONAL 115 TOTAL 2.861

5 Demanda para a Pós-Graduação: titulação (IES)
DOCENTES % Doutores 52.376 22,7 Mestres 80.787 35,0 Especialistas 67.822 29,4 Graduados 27.334 11,8 TOTAL 100,0 Fonte: INEP/Cadastro de Docentes, 2005

6 Relação matrícula-titulação (IES)
REGIÃO MESTRE/ MATRÍCULA DOUTOR/ BRASIL 1/52 1/80 Norte 1/65 1/164 Nordeste 1/51 1/87 Sudeste 1/70 Sul 1/41 1/75 Centro-Oeste 1/55 1/116 Fonte: INEP/Cadastro de Docentes, 2005

7 Doutores por habitante (100 mil)
País D/H BRASIL (2003) 4,6 Alemanha ( ) 30 Reino Unido (2001) 24 Estados Unidos (2001) 14 Coréia do Sul (2000) 13,6 Japão (2000) 12,1 Fonte: CAPES, 2004

8 Questionamentos… Crescimento insuficiente
Financiamento precário (bolsas, fomento) Insuficiência de quadros docentes Questões vinculadas à avaliação (modelo único para áreas distintas, subjetividade, ênfase na produção…) Fonte: CAPES, 2004

9 Construção do sistema Estatuto das Universidades Brasileiras (1931): sistema de cátedras, ensino e pesquisas como prerrogativas do catedrático, formação de caráter tutorial Parecer Sucupira (Parecer CFE 977/1965): pós- graduação reconhecida como nível forma de ensino; diferenciação mestrado/doutorado; modelo flexível

10 I PNPG ( ) Ênfase: formação de docentes, pesquisadores e profissionais para o projeto de desenvolvimento nacional (II PND) Combate à expansão espontânea → estruturação do sistema e indução (PICD; bolsas) Currículos longos; pesquisa em momento posterior; teses e dissertações demoradas Início do processo de avaliação (1976)

11 II PNPG (1982-1985) Ênfase: qualificar o sistema → avaliação
Aprimoramento do sistema de coleta de dados; instituição da comissão de especialistas; avaliação por pares; visitas in loco; consulta às entidades para indicação de representante…

12 III PNPG ( ) Ênfase: pesquisa (I Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova República → “autonomia nacional – independência científica e tecnológica para o próximo século” → formação de cientistas como condição Mudança de paradigma do sistema de ensino superior: da formação de profissionais para a formação de pesquisadores

13 IV PNPG (…) Diversas versões; proposto e não implementado
Aspectos contemplados: expansão do sistema; diversificação do modelo de pós-graduação; mudanças no processo de avaliação; inserção internacional…

14 novo paradigma de avaliação
CAPES ( ): novo paradigma de avaliação Concretiza a lógica do III PNPG: mudança da centralidade da docência para a pesquisa Valorização da produção científica Programas no lugar de cursos Estruturação a partir de Linhas de Pesquisa (organicidade linhas –projetos-disciplinas)

15 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas
Crescimento eqüânime do sistema para atender demandas múltiplas Estabilidade e indução Estratégias para a melhoria do sistema (equacionar problema das assimetrias) → programas estratégicos específicos; articulação com agências, governos dos estados; setor empresarial; participação da PG nos fundos setoriais; definição de tipologias regionais

16 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas
Financiamento e sustentabilidade (parcerias União- Estados; Fundos Setoriais; Lei de Inovação; FAPS; intercâmbios internacionais; nova matriz orçamentária – Ministérios, Estados e Setor Empresarial) Novos modelos: objetivos do sistema Fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação Formação de docentes para todos os níveis Formação de quadros para mercados não-acadêmicos

17 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas
Novos modelos: objetivos do sistema Sistema mais dinâmico → incorporação de novos indicadores no processo de avaliação Valorização da IC e iniciativas que incentivem produção científica e tecnológica Operacionalização de redes de cooperação interinstitucional (otimização de recursos e nucleação) (PROCAD; PQI) EAD (qualificação da educação básica) Formação de RH para empresas estatais e ONGs

18 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas
Políticas de cooperação internacional Ampliação do modelo de cooperação interinstitucional (pesquisa, bolsas sanduíche, estágios docentes) Intensificação do intercâmbio (compartilhamento de orientação) Apoio a estágios de pós-doutoramento Ampliação de intercâmbio de estudantes de gradução visando ingresso na PG Estímulo a estabelecimento de parcerias e redes no cone sul

19 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas
Avaliação e qualidade Preservação do sistema nacional de avaliação de qualidade (certificação e fomento) Manutenção da periodicidade da avaliação Consideração do impacto e da relevância na fronteira do conhecimento (visibilidade e contribuição intrínseca) Avaliação da produção tecnológica – impacto e relevância para setor econômico, industrial e social Incentivo à inovação → aumento de valor agregado Avaliação expresse indicadores relativos à expressão científica e social

20 PNPG 2005-2010: diretrizes e propostas
Avaliação e qualidade Identificação (pela avaliação) de problemas relevantes para indução Indução para orientação de formação de RH e pesquisa para fronteiras do conhecimento e prioridades estratégicas do país Diversificação da avaliação para possibilidar análise de diferentes modelos de pós-graduação Introdução de processos de avaliação qualitativa para produtos subavaliados (livros, patentes) Maior transparência do sistema

21 PNPG : cenários Três cenários, conforme diferentes padrões de orçamentação Cenário 1: crescimento exponencial na taxa observada em Cenário 3: crescimento linear taxa Cenário 2: média geométrica

22 PNPG : orçamento Bolsas e fomento: acréscimo de 1,66 bilhões em seis anos (formação de 16 mil doutores e 45 mil mestres em 2010) Crescimento do corpo docente: 1,6 bilhões de todas as agências (patamar doutor/população da Coréia de dez anos atrás…)

23 Perspectivas da PG: temas para reflexão
Observação: sintonia das características do SNPG com os preceitos legais Questão: o que está ocorrendo/ocorrerá com o SNPG tendo em vista o PNPG ? Quais implicações para a Psicologia ?

24 Cursos de PG (geral) por Região

25 Bolsas CAPES por Região (2002)

26 Fundos Setoriais por Região (2002)

27 Programas de PG/Psicologia por Região (2006)

28 Conceitos-PG Psicologia/Região (2006)

29 Crescimento do sistema e desequilíbrio regional
PG presente em todas as UF (Psicologia: 16 UFs) Programas especiais: PROCAD; PRODOC; MINTER/DINTER; Acelera Amazônia Nucleação e solidariedade dos Programas de excelência Mestrado Profissional e novas modalidades Democratizar acesso sem prejuízo de qualidade (‘Processo de Bolonha’)

30 Crescimento do sistema – Psicologia (1966-2006)

31 Presença da Psicologia nas UFs (2006)
UFs com PG/Psicologia: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, MS, GO, DF, BA, PE, PB, RN, CE, PA UFs sem PG/Psicologia: MT, TO, SE, AL, PI, MA, AM, AC, RO, RR, AP

32 Alunos titulados Psicologia (1996-2003)

33 Crescimento do SNPG – Cenários (2003-2010)
Doutorado 2003 2010 Cenário 1 8.904 16.911 Cenário 2 15.280 Cenário 3 13.818

34 Crescimento da Psicologia – Cenários (2003-2010)
Mestrado 2003 2010 Cenário 1 223 412 Cenário 2 381 Cenário 3 345

35 A questão do financiamento
Reforma e expansão do sistema privado? Lei de Inovação Industrial/ênfase no desenvolvimento industrial (significado) Parcerias Vinculação ao Orçamento da União

36 Avaliação… Ênfase na pesquisa/ênfase na docência (formas; egressos)
Avaliação de outros produtos (livros…) Avaliar propostas inovadoras ou a estabilidade dos Programas ? O ‘padrão médio’ e a uniformização do sistema A questão do impacto (científico; social)

37 Produção intelectual Valorizar quantidade sem banalizar a produção
Avaliar qualidade → melhores produções ? Grupos de Pesquisa e valorização do trabalho cooperativo: é possível pensar em novos modelos de teses e dissertações ? Os limites da internacionalização da produção e a questão dos Programas de excelência


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