A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Oitavo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Oitavo."— Transcrição da apresentação:

1 Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Oitavo domingo 21.Ago.2011

2 Estudo 08 Mostra integridade e sobriedade O ministério do aconselhamento Textos bíblicos: João João João João Tm Tito Fl Texto áureo: Tt 2.7,8: Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, linguagem sã e irrepreeensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós…

3 Introdução (I) Em Um amigo em necessidade, o autor (Selwyn Hughes) afirma: Estou convencido que ajudar as pessoas com os seus problemas não é só trabalhos de pastores e conselheiros treinados, mas é o trabalho de todo o cristão, sem ter em conta o nível de sua vida cristã. Você concorda ou discorda? Realmente existem problemas que só algum especialista pode ajudar com sua técnica, mas em muitos casos, simplesmente, a boa vontade de ouvir e tentar encontrar respostas para alguém em necessidade já será de grande valia para a superação da crise. A pessoa sente-se amada.

4 O mesmo escritor citado pelo autor das lições, afirma: Um dos propósitos mais sublimes do corpo de Cristo é ajudar as pessoas com os seus problemas. Esta ajuda, muitas vezes poderá ser feita, por meio de uma simples conversa, um momento de atenção, em que através de um conselho ou sugestão, o crente possa ir ao encontro da necessidade do seu próximo. Introdução (II) Uma das ênfases do ensino de Jesus dizia respeito ao valor e dignidade do ser humano. A pessoa humana tem uma grande importância para Deus. Assim, ajudá-las a se soerguerem quando se encontram moral, social e espiritualmente abatidas, é missão para o crente em Cristo Jesus.

5 Introdução (III) Uma das funções da igreja é ser uma comunidade onde as pessoas sejam acolhidas, tratadas, curadas e se tornem prontas para ajudarem outras pessoas. É aí que entra a técnica do aconselhamento como um instrumento de excelente valor para o crente que está sendo chamado pelo Senhor para atuar na sua seara. Porém, é extremamente necessário que o Conselheiro cristão seja teórica, emocional e espiritualmente preparado, a fim de poder ter êxito na ajuda às pessoas aflitas e confusas.

6 Na caminhada em prol da solução de um problema, o Conselheiro deve buscar estabelecer com o seu aconselhando uma atmosfera tal que perceba claramente que a pessoa carente de ajuda está se apropriando pouco a pouco, de sentimentos de bem estar e auto-confiança tais como: 1 – Que ele possa se auto-compreender; 2 – Que ele seja sincero em expor o problema; 3 – Que ele identifique a causa efetiva do problema; 4 – Que ele descubra caminhos para a solução da crise; 5 – Que ele acredite no poder de Deus para a vitória; 6 – Que ele tome os passos necessários para a cura; 7 – Que ele se sinta amado e apoiado pelo Conselheiro. Assim o Ministério do Aconselhamento se efetiva na igreja Introdução (IV)

7 Os textos que estão indicados na lição para a nossa leitura e reflexão vão nos ajudar a entender como o aconselhamento é algo importante para desenvolvimento na igreja de Cristo. Conselheiro e aconselhando tornam mais fortes os laços de relacionamento que unem a igreja como comunidade de Cristo. 1 – Em Jo – Jesus aconselha um incrédulo; 2 – Em Jo – Jesus aconselha uma incrédula; 3 – Em Jo – Jesus aconselha uma pecadora; 4 – Em Jo – Jesus aconselha seus discípulos; 5 – Em Em 2Tm – Paulo aconselha um pastor; 6 – Em Tt – Paulo aconselha um missionário;; 7 – Em Fl 1-25 – Paulo aconselha um Senhor de escravos Introdução (V)

8 Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre o exercício do ministério do aconselhamento: Como os textos são longos, vamos fazer o destaque de alguns versículos mais diretamente voltados para o tema da lição.

9 Nicodemos era um fariseu, um senhor da lei, provavelmente, membro do Sinédrio. Jesus o aconselha a deixar a lei: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus... Se não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino dos céus... Tu és mestre em Jerusalém e não entendes estas coisas?... Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna. Ministério Cristão 1)Jesus aconselha um incrédulo João

10 Ministério Cristão 2) Jesus aconselha uma incrédula Jo Jesus aconselha uma mulher incrédula que vai se tornar responsável por uma revolução em sua cidade: Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá- me de beber... Se conhecesses o dom de Deus... Tu me terias pedido e eu te haveria dado água viva... Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me desta água... Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e verdade. Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens

11 Ministério Cristão 3) Jesus aconselha uma pecadora Jo Jesus, se viu diante de um grande problema para o Conselheiro: Quando ele é colocado em face de uma acareação: Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério... Ora, Moisés nos ordena na lei que ela seja apedrejada... Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra... Quando ouviram isto, foram saindo um a um... Mulher, ninguém te condenou?...Nem eu te condeno; vai-te e não peques mais.

12 Ministério Cristão 4) Jesus aconselha os discípulos em grupo Jo Jesus, como Conselheiro dá exemplo aos seus aconselhandos: Jesus... levantou-se da ceia...tomou uma toalha... e começou a lavar os pés aos discípulos... Se eu sou Senhor e Mestre... E lavo os seus pés... Deveis também lavar os pés uns dos outros... Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes... Em verdade, em verdade vos digo: Quem receber aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.

13 Ministério Cristão 5) Paulo aconselha um pastor 2Tm Filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus... Considera o que digo porque o Senhor te dará entendimento em tudo... Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade... Evita as conversas vãs e profanas... Foge também das paixões da mocidade....Segue a justiça, a fé, o amor, a paz... Rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas... Ao servo do Senhor convém ser brando, para com todos, apto para ensinar, paciente.

14 Ministério Cristão 6) Paulo aconselha a um missionário Tt Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina... Exorta os velhos... As mulheres... Aos moços... Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade... Linguagem sã e irrepreensível...Exorta os servos... Fala estas coisas, exorta e repreende com toda autoridade. Ninguém te despreze.

15 Sempre dou graças ao meu Deus, lembrando-me de ti nas minhas orações... Porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados... Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo... Escrevo-te confiado na tua obediência, sabendo que farás ainda mais do que peço... A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Ministério Cristão 7) Paulo aconselha um nobre senhor Fl 1-25

16 Conclusão 1.Você teria a contar uma experiência em que um conselho lhe valeu muito? Ou o contrário? 2. Você tem procurado ajudar o irmão necessitado com uma palavra de apoio ou advertência? 3. Sua igreja exerce este ministério? 4. Você o exerce em casa? No trabalho? Na igreja 5. Você já procurou alguém para aconselhá-lo?


Carregar ppt "Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Oitavo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google