A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E SISTEMAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E SISTEMAS"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E SISTEMAS
Valdemar W. Setzer Dept. de Ciência da Computação Universidade de São Paulo google: “valdemar setzer” (Ver no site esta apresentação e o artigo correspondente, “Dado, informação, conhecimento e competência”) V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

2 TÓPICOS 1. Introdução  2. Conceitos (dado, informação, conhecimento
e competência) 3. Matrizes de competências 4. Usos de um sistema de competências 5. Exemplo de um sistema 6. Centros de competência – questões sociais 7. Conclusões V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

3 1. Introdução In 1999, a PROMON Eng. (faturamento então de cerca de US$ 1 bi) queria formar um Centro de Competência em Tecnologia da Informação V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

4 1. Introdução (cont.) O grande problema foi
O que significa ser competente em T. I.? O que significa ser competente? P.ex., o que significa ser competente em inglês? Para responder essa questão é necessário saber o que significa conhecimento Mas conhecimento tem a ver com informação O que é informação? Qual a diferença entre informação e dados? V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

5 1. Introdução (cont.) Esses conceitos tornam possível construir um sistema para avaliar e armazenar competências e para selecionar profissionais de acordo com competências desejadas Vamos ver um exemplo de um sistema desenvolvido em 2001 para a PRODESP (então com profissionais de TI) Considerações sobre a implementação e avaliação de competências Centros de Competência – problemas sociais V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

6 TÓPICOS  1. Introdução  2. Conceitos (dado, informação, conhecimento
e competência) 3. Matrizes de competências 4. Usos de sistemas de competências 5. Exemplo de um sistema 6. Centros de competência 7. Conclusões V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

7 2. Conceitos – dado DADO Uma sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis Ex.: textos, fotos, som gravado, animação É um “objeto” matemático Puramente sintático Pode ser inserido em um computador e processado por ele. Tudo que é representado em um computador é um dado V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

8 2. Conceitos – informação
Uma abstração informal na mente de uma pessoa, representando algo significativo para ela, isto é, algo que ela compreende E.g. “Paris é uma cidade fascinante” Na literatura, também associada a mensagens Atenção: o que é transmitido nas mensagens são dados e não informação! O recipiente recebe-os como dados e, se os compreende, transforma-os em informação V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

9 2. Conceitos – informação (cont.)
Contra-exemplo: Город Температура вчера (градусов по Фаренгеит) Париж 59,0/82,4 Рио 60,8/84,2 Лондон Мockba 55,4/77,0 55,4/89,6 Para quem não entende russo, esses são dados, e não informação! Depois de compreendidos, viram informação V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

10 2. Conceitos – informação (cont.)
Informação não pode ser armazenada em um computador e processada por ele! O que é processado é a sua representação como dados Ex.: “fascinante” (de Paris) deve ser quantificado, p. ex. 0 a 4 V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

11 2. Conceitos – informação (cont.)
Informação pode ser obtida sem dados Ex.: sentir se está quente ou frio Ex.: sentir dor Dados podem ser incorporados por uma pessoa como informação – na medida em que são compreendidos “Compreensão,” “significado”, “sentido” não podem ser definidos formalmente São associações mentais entre o que é percebido e um ou mais conceitos, ou entre conceitos O pensamento é um órgão de percepção de conceitos Ver A Filosofia da Liberdade, de Rudolf Steiner V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

12 2. Conceitos – informação (cont.)
Informação contém semântica Semântica não pode ser formalizada É impossível introduzir semântica em um computador Pois é uma máquina sintática! Funciona seguindo deterministicamente regras fixas Problema com o “Quarto Chinês”de John Searle (que mostrou que computadores jamais pensarão como o ser humano, pois este usa semântica): ele não diz o que é semântica V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

13 2. Conceitos – informação (cont.)
Claude Shannon não desenvolveu uma Teoria da Informação, mas uma Teoria de Dados! T.I., “Tecnologia da Informação”, é uma denominação errada! Devia ser “Tecnologia de Dados” “Informática” também está errada Devia ser “Dadótica” V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

14 2. Conceitos – conhecimento
Uma abstração pessoal, interior, de algo que foi vivenciado por alguém Ex.: uma pessoa que visitou Paris tem algum conhecimento dessa cidade Não pode ser descrita A informação pode, por meio de dados Fica na região puramente subjetiva de seres humanos e de animais V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

15 2. Conceitos – conhecimento (cont.)
Crianças podem ter conhecimento, mas não informação, pois não associam conceitos; o mesmo com animais Conhecimento não pode ser armazenado em um computador! “Bancos de conhecimento” são, de fato, “bancos de dados”! V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

16 2. Conceitos – conhecimento (cont.)
Conhecimento é sempre prático Pode existir informação puramente teórica, sem conhecimento Ex.: ler um guia de viagem sobre Paris Portanto, pode-se considerar Informação = conhecimento teórico Conhecimento = conhecimento prático Dado  sintaxe Informação  semântica Conhecimento  pragmática V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

17 2. Conceitos – competência
Capacidade de executar alguma tarefa socialmente útil no “mundo real” Dado  sintaxe Informação  semântica Conhecimento  pragmática Competência  atividade física Exemplos: Dar palestras Um matemático (criar e transmitir novos conceitos, dar aulas etc.) V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

18 2. Conceitos (cont.) Dado Informação Conhecimento Competência Objetivo
Psicologicamente: Dado Informação Conhecimento Competência Objetivo Objetiva/subjetiva Subjetivo Subjetiva/objetiva V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

19 Conhecimento em áreas intelectuais
2. Conceitos (cont.) Conhecimento em áreas intelectuais No nossa caracterização, um matemático ou historiador não teriam conhecimento! Isso não é um problema para áreas técnicas Saída (não aceita por todos): “Vivência” do mundo platônico das ideias Historiadores captam a “memória universal” naquele mundo V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

20 3. Matrizes de competência 4. Usos de sistemas de competências
TÓPICOS  1. Introdução   2. Conceitos 3. Matrizes de competência 4. Usos de sistemas de competências 5. Exemplo de um sistema 6. Centros de competência 7. Conclusões V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

21 3. Matrizes de competência
Ex.: competência em INGLÊS Compreensão da língua escrita Compreensão da língua falada Falar Escrever Fazer tradução escrita Tradução simultânea ... HABILIDADES ÁREA DE CONHECIMENTO V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

22 3. Matrizes de competência (cont.)
Portanto, COMPETÊNCIA refere-se a uma HABILIDADE exercida sobre uma ÁREA DE CONHECIMENTO V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

23 3. Matrizes de competência (cont.)
Isso leva a uma representação matricial, a MATRIZ DE COMPETÊNCIAS Linhas: áreas de conhecimento Colunas: habilidades Em cada célula insere-se um GRAU DE COMPETÊNCIA V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

24 3. Matrizes de competência (cont.)
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

25 3. Matrizes de competência (cont.)
O conceito de matrizes de competência leva à construção de SISTEMAS DE COMPETÊNCIA V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

26  3. Matrizes de competência 4. Usos de sistemas de competências
TÓPICOS  1. Introdução   2. Conceitos  3. Matrizes de competência 4. Usos de sistemas de competências 5. Exemplo de um sistema 6. Centros de competência 7. Conclusões V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

27 4. Usos de sistemas de competência
Disseminação de conhecimento (Saber quem é competente em que, conhece ou tem informação sobre qual área) Parte do gerenciamento de conhecimento! Seleção de profissionais para Equipes de projeto Preenchimento de cargos vagos na empresa Dar entrevistas Projetos e atividades sociais Atividades científicas (seminários) e artísticas Recepção de visitantes especializados Testemunhas em processos judiciais Relatórios jurídicos ... V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

28 4. Usos de sistemas de competência (cont.)
Contagem de quantos profissionais têm certas competências Levantamento de áreas fracas na empresa Avaliação da experiência e especialização da empresa Representação de competências centrais (core competencies) requeridas pela empresa V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

29 4. Usos de sistemas de competência (cont.)
Apoio ao dept. de recursos humanos em programas de treinamento Planejamento de cursos Seleção de participantes para atividades de treinamento Base para promoções Sistematização e manutenção de currículos Atualização automática Preencher com algum treinamento (se integrado com o banco de dados de treinamento) V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

30  3. Matrizes de competência  4. Usos de sistemas de competências
TÓPICOS  1. Introdução   2. Conceitos  3. Matrizes de competência  4. Usos de sistemas de competências 5. Exemplo de um sistema 6. Centros de competência 7. Conclusões V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

31 5. Exemplo de um sistema Desenvolvido para a PRODESP (então com profissionais de TI) Testado com cerca de 50 profissionais Implementado em Delphi com Oracle Qualquer número de matrizes Dois níveis de áreas de conhecimento Qualquer número de habilidades por matriz, em dois níveis Qualquer número de graus de competências por matriz V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

32 5. Exemplo de um sistema (cont.)
5 matrizes de competência: Competências técnicas em TI Sistemas produzidos pela PRODESP (centenas) Competências administrativas Formação Línguas estrangeiras V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

33 5. Exemplo de um sistema (cont.)
Graus de competência (variam com a matriz) Competências em TI e administrativas Conhecimento teórico (informação) Estudo pessoal, cursos sem exercícios práticos Conhecimento prático (conhecimento) Conhecimento teórico mais exercícios práticos ou acompanhados de algum projeto sem produção efetiva Competência básica Até 2 anos de produção efetiva Competência avançada Mais de 2 anos de produção efetiva V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

34 5. Exemplo de um sistema (cont.)
Graus de competência (cont.) Competências em sistemas desenvolvidos Pequena participação (até 2 anos) Participação média (2-5 anos) Participação longa (mais do que 5 anos) Línguas estrangeiras Com dificuldade (necessita de ajuda constante) Bom domínio (necessita de ajuda esporádica) Muito bom domínio (fluente) V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

35 5. Exemplo de um sistema (cont.)
Graus de formação Ensino médio (incompleto, completo) Técnico (incompleto, completo) Graduação (incompleta, completa) Pós-graduação, especialização Mestrado Doutorado V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

36 5. Exemplo (cont.) – matriz de TI
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

37 5. Exemplo (cont.) – matriz de sistemas
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

38 5. Exemplo (cont.) – matriz administrativa
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

39 5. Exemplo (cont.) – línguas estrangeiras
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

40 5. Exemplo (cont.) – formação
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

41 5. Exemplo (cont.) – atribuição de competências
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

42 5. Exemplo (cont.) – atribuição de competências (cont.)
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

43 5. Exemplo (cont.) – cadastramento de um professional
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

44 5. Exemplo (cont.) – currículo de competências
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

45 5. Exemplo (cont.) – seleção de profissionais
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

46 5. Exemplo (cont.) – resultados de seleção
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

47 5. Exemplo (cont.) – contagem de profissionais
V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

48 5. Exemplo (cont.) – segurança de acesso
4 níveis (tipos de usuários): Geral (qualquer pessoa não cadastrada) Pode selecionar profissionais Pode cadastrar-se (dá uma senha) Individual (já cadastrado) Pode ler e alterar seu cadastro e competências V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

49 5. Exemplo (cont.) – segurança de acesso
Supervisor Pode selecionar profissionais Pode ler e alterar seu cadastro e competências Pode ler competências de outras pessoas Administrador do sistema Acesso total P. ex. introduzir novas matrizes, áreas de conhecimento, alterar dados e matrizes das pessoas etc.) V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

50 5. Exemplo (cont.) – Syscoma
Sistema para Internet Implementado em 2014 como TCC por João Marco Maciel da Silva Usou Ruby on Rails V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

51 5. Exemplo (cont.) – Syscoma
Exibição da matriz de um profissional V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

52 5. Exemplo (cont.) – Syscoma
Seleção de profissionais V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

53 TÓPICOS  1. Introdução   2. Conceitos  3. Matrizes de competência
 4. Usos de sistemas de competências  5. Exemplo de um sistema 6. Centros de competência 7. Conclusões V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

54 6. Centros de competência – questões sociais
Um centro de competência (CC) de uma empresa agrupa profissionais de uma certa especialidade Ex.: CC em gerenciamento de projetos, CC em engenharia civil, CC em engenharia hidráulica, CC em TI etc. Para cada projeto, formam-se equipes requisitando profissionais de vários CCs V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

55 6. Centros de competência – questões sociais
Vantagens Otimização da alocação de recursos humanos Maior flexibilidade Interação com colegas de mesma especialidade Desvantagens Diminuição da integração social não há mais contatos longos dentro de um departamento Falta de identidade pessoal com um centro de negócios V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

56 TÓPICOS  1. Introdução   2. Conceitos  3. Matrizes de competência
 4. Usos de sistemas de competências  5. Exemplo de um sistema  6. Centros de competência 7. Conclusões V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

57 7. Conclusões Caracterizações de informação, conhecimento e competência funcionaram muito bem em entrevistas para avaliação de competências em 2 grandes empresas Profissionais ficaram agradecidos pela sistematização de seus currículos de competências Computador seleciona possíveis candidatos para cargos e equipes Deve ser seguido por avaliação subjetiva senão profissionais são tratados como dados (coisas) V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

58 7. Conclusões (cont.) Problemas na atribuição de competências com o nosso método Uniformização dos critérios entre profissionais Na PROMON: somente um entrevistador, só para TI Não é viável com centenas de profissionais Na PRODESP: autoavaliação seguida de uniformização por gerentes Não leva em conta a qualidade de um projeto desenvolvido por um profissional Isso teria que ser avaliado por gerentes Problemas sociais Não foi feita uma matriz comportamental (liderança, trabalho em equipe, comunicação etc.) Também deveria ser preenchida pelos gerentes V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

59 Gerenciamento de conhecimento Disseminação de conhecimento pessoal:
7. Conclusões (cont.) Aplicação principal: Gerenciamento de conhecimento Disseminação de conhecimento pessoal: quem sabe o que Ver referências bibliográficas no artigo “Dado, informação, conhecimento e compentência” V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

60 TÓPICOS  1. Introdução   2. Conceitos  3. Matrizes de competência
 4. Usos de sistemas de competências  5. Exemplo de um sistema  6. Centros de competência  7. Conclusões F I M V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15

61 GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E SISTEMAS
Valdemar W. Setzer Dept. de Ciência da Computação Universidade de São Paulo google: “valdemar setzer” (Ver no site esta apresentação e o artigo correspondente) V.W.Setzer – Dado, informação, conhecimento e competência 13/8/15


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E SISTEMAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google