A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Europa - Sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Europa - Sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 Europa - Sociedade

2 Alguns conflitos no continente europeu
Diversos conflitos na Europa se relacionam a processos de incorporação de minorias étnicas e de territórios por alguns Estados-nação. Alguns desses conflitos têm origem há séculos. Na primeira metade do século XX A desintegração de impérios Como o Austro-Húngaro e o Turco-Otomano, além das duas Grandes Guerras. Ocasionou instabilidades nos limites políticos entre os países.

3 Na segunda metade do século
O processo de derrocada do socialismo trouxe também alterações nos limites entre os Estados-nação. Em decorrência disso, houve uma sucessão de conflitos, sobretudo nas duas últimas décadas. A região mais instável nessa perspectiva foi a dos Bálcãs – península estrategicamente situada entre a Europa e a Ásia, o Ocidente e o Oriente, e que alternou situações de domínios de diferentes impérios e/ou Estados-nação, com culturas, línguas e religiões diferentes.

4 A desintegração da Iugoslávia
Até 1991, a Iugoslávia era uma país federativo FORMADO POR Essa complexa colcha de retalhos permaneceu unida enquanto foi governada por dirigentes autoritários. O poderio militar da federação iugoslava, controlado na maior parte pelos sérvios, tentou impedir a independência das repúblicas, contando com o apoio dos sérvios que nelas viviam. Seis repúblicas: Sérvia; Croácia; Eslovênia; Bósnia-Herzegovina; Macedônia; Montenegro. E duas regiões autônomas pertencentes à Sérvia: Kosovo; Vojvodina.

5 Acompanhe a linha do tempo:
1989 – retirada de parte da autonomia de Kosovo, estimulando o separatismo. Junho de 1991 – independência da Croácia e da Eslovênia. Setembro de independência da Macedônia. Março de 1992 – independência da Bósnia-Herzegovina. 1995 – acordo intermediado pela ONU, entre os sérvios e os mulçumanos da Bósnia que disputavam fatias do território do país. 1998 – crescimento do movimento separatista armado em Kosovo, presidente iugoslavo contra-atacou com violência. 2003 – o que restou da Iugoslávia assumiu o nome de Sérvia e Montenegro (junção de duas repúblicas). 2006 – Montenegro conquista sua independência, após realização de referendo em ambas as repúblicas. Fevereiro de 2008 – declaração da independência de Kosovo, porém vários países, inclusive a Rússia que é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, até início de 2009, recusavam-se a reconhecer sua independência.

6 Iugoslávia – formação e desintegração

7 Manifestações em Kosovo (2008).
Refugiados de guerra na Bósnia, em 1995. David Turnley/ Corbis/ LatinStock CEDOC A cena observada na fotografia foi uma constante ao longo do século XX: pessoas abandonando tudo por causada guerra. Nesse caso, são kosovares de origem albanesa deixando a região autônoma de Kosovo. A população dessa região era formada, ao menos até 1998, por 90% de albaneses e 10% de sérvios. David Turnley/ Corbis/ LatinStock Manifestações em Kosovo (2008).

8 O conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte
O conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte é uma questão grave que havia muito tempo pedia solução no Reino Unido. Na verdade, não se trata de uma questão apenas religiosa, mas também política e econômica. O Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte constitui um Estado formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Na Irlanda do Norte, os católicos (cerca de 38% da população) querem a independência em relação ao Reino Unido. Os protestantes (cerca de 51%) querem permanecer ligados ao Reino Unido, por isso são chamados de unionistas.

9 Acompanhe a linha do tempo:
exército inglês passou a interferir no conflito. IRA intensificou os ataques a Grã-Bretanha. Setembro de cessar-fogo do IRA. Outubro de protestantes também anunciaram o fim da luta armada. Fevereiro de voltaram os conflitos, IRA acabou com o cessar-fogo, em protesto à insistência dos protestantes em condicionar os acordos de paz ao seu desarmamento total. º cessar-fogo, recomeçando as negociações entre os líderes. 1998 – foi selado um acordo de paz, que propôs a formação de um governo autônomo, com a participação das duas comunidades no estabelecimento de uma Assembléia. Dezembro de 2000 – início do funcionamento dessa Assembléia. 2005 – conclusão do desarmamento do IRA e dos grupos paramilitares protestantes, além da libertação de presos políticos. 2007 – formou-se um governo de coalizão, garantindo a Irlanda do Norte o retorno a uma autonomia regional, e o exército inglês encerrou sua intervenção militar nesse país que já durava 38 anos.

10 Ilhas Britânicas Reino Unido e Irlanda

11 Ciganos, um povo perseguido na Europa
Estima-se que haja cerca de 20 milhões de ciganos pelo mundo. Em 2005, oito países do antigo bloco socialista apresentaram em Sófia (capital da Bulgária) uma proposta de integração dos ciganos, prevendo que até 2015 eles sejam tirados da situação marginal em que vivem na Europa. Grande parte vive na Europa. Assim como fazem com os turcos e os norte-africanos, os jovens neo-nazistas têm promovido atentados a moradias ciganas. Na República Tcheca, a entrada de ciganos em alguns bares e restaurantes é proibida. A origem desse povo é incerta, mas alguns pesquisadores acreditam que eles tenham vindo da Índia, cerca de mil anos atrás, migrando para a parte oriental da Europa no século XIV e para a parte ocidental após a Segunda Guerra Mundial.

12 Atividade - O desmembramento da Iugoslávia ocorreu em meio a conflitos dramáticos. O mapa destaca as repúblicas que dela faziam parte. Sidnei Moura

13 Conversa Identifique cada república, a partir da numeração.
Quais os principais fatores responsáveis pelos conflitos que envolvem a região? O que aconteceu com a região autônoma de Kosovo?

14 Indicadores socioculturais de alguns países europeus - 2006
Observe a tabela. Indicadores socioculturais de alguns países europeus Países Indicadores França Espanha Itália Portugal Índice de Desenvolvimento Humano 0,942 0,938 0,940 0,904 Número de médicos (por mil hab.) 3,3 3,4 4,2 Porcentagem da população com o equivalente ao Ensino Médio completo 56 67 63 Pessoas conectadas a internet (por mil hab.) 432 425 482 280 Número de livros publicados 54 415 60 267 55 566 10 708

15 Conversa Ao compararmos a situação de Portugal com a dos demais países, a que conclusão podemos chegar? O que esses países têm em comum em relação à língua e à localização?


Carregar ppt "Europa - Sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google