A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OTriânguloRetângulo. É um triângulo que possui um ângulo reto, isto é, um dos seus ângulos mede noventa graus, daí o nome triângulo retângulo. Como a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OTriânguloRetângulo. É um triângulo que possui um ângulo reto, isto é, um dos seus ângulos mede noventa graus, daí o nome triângulo retângulo. Como a."— Transcrição da apresentação:

1 OTriânguloRetângulo

2 É um triângulo que possui um ângulo reto, isto é, um dos seus ângulos mede noventa graus, daí o nome triângulo retângulo. Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180°, então a soma dos outros dois ângulos medirão 90°. Os lados de um triângulo retângulo recebem nomes especiais. Estes nomes são dados de acordo com a posição em relação ao ângulo reto. O lado oposto ao ângulo reto é a hipotenusa. Os lados que formam o ângulo reto (adjacentes a ele) são os catetos. LetraLadoTriânguloVértice = ÂnguloMedida aHipotenusa A = Ângulo reto A=90° bCatetoB = Ângulo agudoB<90° cCatetoC = Ângulo agudoC<90°

3 Os egípcios e o triângulo retângulo

4 De acordo com os dados históricos, a Geometria dos antigos egípcios estava baseada na pirâmide de base quadrada. Como os egípcios faziam para obter ângulos retos? Usando uma corda com 12 nós, os egípcios construíam um triângulo retângulo particular para obter cantosem ângulos retos. Esse triângulo particular tem lados medindo 3 unidades, 4 unidades e 5 unidades de comprimento. Nesse triângulo, o ângulo formado pelos dois lados menores é um ângulo reto.

5 Numa plaqueta de argila encontrada em Susa, no Irã atual, pode estar o mais antigo exemplo conhecido do uso do teorema de Pitágoras. Trata-se de uma plaqueta originária do Reino dos Antigos Babilônios, que existiu aproximadamente de 1900 a 1600 a.C. Ora, como Pitágoras viveu no século VI a.C., cabe a seguinte pergunta: por que seu nome está associado a um resultado que já era conhecido mais de mil anos antes de seu nascimento? Antes de responder a essa questão seria interessante conhecer um pouco da história da vida ( biografia) do personagem principal desta história.

6 Pitágoras nasceu na ilha de Samos, nas costas da Ásia Menor, por volta do ano 572 a.C. Nessa época Samos era uma rica cidade-Estado mercantil, mas, talvez justamente por isso, sua vida intelectual era muito limitada, apesar de viverem ali muitos homens de talento. Esse fato, aliado ao duro regime político sob o qual Samos vivia, deve ter sido o motivo que levou Pitágoras, que sempre revelara pendores místicos e filosóficos, a deixar a cidade. Assim, aos 18 anos de idade ele mudou para a ilha de Lesbos, onde por dois anos estudou filosofia. Depois disso segui para Mileto, possivelmente para usufruir os ensinamentos de Tales, que era mais velho do que ela cerca de cinqüenta anos.

7 Talvez aconselhado por Tales, rumou então para o Egito, para tentar aprender o saber local, concentrado nas mãos das ordens sacerdotais. Depois de vencer duras provas acabou sendo aceito como aluno em Tebas, na Grécia, onde permaneceu por cerca de vinte anos. Depois disso Pitágoras voltou a Samos, onde pretendia se dedicar ao ensino. Mas, confirmando talvez o desinteresse dos sâmios pelo saber, Pitágoras só consegui um aluno e, assim mesmo, tendo de pagar- lhe para que ele assistisse às suas aulas. Esse fato, somado à situação da política de Samos, levou-o a emigrar mais uma vez, indo estabelecer-se agora na colônia grega de Crotona, no sul da Itália. Nessa cidade fundou uma escola que, apesar de seu misticismo, iria ter uma influência muito grande nos rumos da filosofia e da ciência, especialmente da matemática.

8 Pitágoras é considerado o pai da matemática e da música, e é considerado também um dos mais importantes filósofos daquela época, como menciona o filósofo Bertrand Russel, que classificou Pitágoras como um dos homens mais importantes de todos os tempos no plano intelectual. Por volta do ano 500 a.C., quando a escola estava no auge de seu esplendor, foi fechada sob a acusação de apoiar a aristocracia, contrária ao governo. Pitágoras teve então de se refugiar em Metaponto, cidade em que ficaria até morrer, por volta do ano 497 a.C. Mas durante quase dois séculos seus ensinamentos continuaram a serem transmitidos por seus discípulos, que se espalharam por diversas regiões.

9 Uma das grandes contribuições da escola pitagórica à matemática foi organizar algumas partes da geometria, como a teoria das paralelas, por meio do método demonstrativo. Ou seja, por meio de teoremas. Diga-se, a bem da verdade, porém, que nenhum escrito da escola pitagórica sobreviveu até hoje e, portanto, informações como essa derivam de fontes indiretas muito posteriores. Assim, por exemplo, com base em alguns depoimentos posteriores, acredita-se que os pitagóricos tenham sido os primeiros a fazer a demonstração daquilo que se tornaria conhecido como o Teorema de Pitágoras.

10 Pitágoras deu nome a um importante teorema sobre o triângulo retângulo, que inaugurou um novo conceito de demonstração matemática. O Teorema de Pitágoras é provavelmente o mais célebre dos teoremas da Matemática, estabelece uma relação simples entre o comprimento dos lados de um triângulo retângulo.

11 O teorema de Pitágoras é uma relação feita com a hipotenusa e os catetos, serão chamamos de b e c os catetos e de a hipotenusa. O teorema de Pitágoras diz: que em qualquer triangulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. a 2 = b 2 + c 2

12 A figura ao lado mostra o significado geométrico do Teorema de Pitágoras. A área do quadrado construído sobre a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos. Isso significa que, conhecendo as medidas de dois lados de um triângulo retângulo, pode-se calcular a medida do terceiro lado, propriedade única dos triângulos retângulos.

13 Calcule o valor de y. A hipotenusa é sempre o lado oposto ao ângulo reto ( maior lado). Podemos dizer que: a = 72 b = 7 c = y

14 Aplicando o teorema de Pitágoras, temos: (72) 2 = y = 49 + y 2 98 = 49 + y como queremos achar o valor de y devemos isolá-lo em um lado da igualdade pra isso o 49 passará para o outro membro da igualdade com a operação inversa. 98 – 49 = y 2 49 = y agora a potência do y passará para o outro membro da igualdade com a operação inversa (radiciação). 49 = y y = +7 ou – como não tem como uma distância ser negativa o valor de y será: y = 7.


Carregar ppt "OTriânguloRetângulo. É um triângulo que possui um ângulo reto, isto é, um dos seus ângulos mede noventa graus, daí o nome triângulo retângulo. Como a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google